Iniciante

A questão do lixo na sociedade brasileira.

  • 0

No filme Wall-e, dirigido por Andrew Stanton, é retratado um futuro em que a terra torna-se inabitável devido à alta quantidade de lixo e gases tóxicos produzidos pela própria humanidade. Não distante da ficção, vê-se que a questão do lixo, tal como abordada pelo filme é um grande entrave na conjuntura hodierna brasileira, visto que, as ações antrópicas geram impactos nocivos ao meio ambiente.

Sob esse viés, é imperioso ressaltar que a ineficiência estatal representa uma das causas da adversidade, já que, apesar da instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) ter como um dos objetivos o fim dos lixões e aterros sanitários improvisados, isso permanece apenas como teoria, pois, a escassez de fiscalização e alternativas para indivíduos que se sustentam através da coleta de resíduos contribui para não concretização dos propósitos prescritos pela lei.

Ademais, é de suma importância salientar que os hábitos errôneos por grande parte dos cidadãos propicia a majoração da temática abordada, haja vista que, os detritos produzidos no Brasil são descartados de forma incorreta e em locais impróprios, suscitando danos demasiados ao ecossistema.

Diante dos argumentos supracitados, é imprescindível que medidas sejam efetivadas a fim de atenuar a problemática em questão. Destarte, é fundamental que os órgãos governamentais ampliem a Política Nacional de Resíduos Sólidos(PNRS) através de fiscalizações mais rigorosas. Ademais, cabe ao Ministério da Educação tornar obrigatório em todas as escolas do país o debate acerca do lixo e de que maneira ele deve ser separado, a fim de que os alunos tenham consciência de que suas ações podem modifcar de forma positiva ou não o ambiente o qual habitam.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá!
    Parabéns, sua redação está excelente, apresenta elementos corretos de texto dissertativo argumentativo. Ótima argumentação, e proposta de intervenção.
    Sugiro que esteja atenta a questão de vírgula e crase, no entanto, está ótimo.
    Comp 1: 180
    Comp 2: 200
    Comp 3: 200
    Comp 4: 200
    Comp 5:200
    Nota: 960

    • 1
  2. Na tese, ”Não distante da ficção”, seria melhor trocar por ”Fora da ficção”. Na expressão vê-se, seria melhor trocar por ”nota-se” com uma vírgula depois. Considerações finais: tese boa, com problematização bem explícita. No desenvolvimento, o período está muito grande, aconselho que depois de ”sanitários improvisados” tenha um ponto final, começando outra frase. Depois de ”coleta de resíduos” tem uma vírgula. Desenvolvimento 2, depois de ”salientar que” existe uma vírgula. Na conclusão, depois de ”é fundamental” existe uma vírgula. Depois de ”afim de que” existe uma vírgula. Considerações finais: redação boa, bem estruturada! UMA DICA SOBRE A CONCLUSÃO: EVITE USAR PALESTRAS, DEBATES E A PALAVRA CONSCIENTIZAÇÃO, POIS É UMA SOLUÇÃO MUITO VAGA! VOCÊ PODE COLOCAR PROJETOS, COMO UM APLICATIVO PARA INCENTIVAR A SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL, POR EXEMPLO. PODE USAR A MÍDIA COMO AGENTE INTERVENTOR, COMO UMA PROPAGANDA DE INCENTIVO!

    • 1
  3. Considerando a estrutura do texto, a organização das ideias e a argumentação
    utilizada, . O autor apresentou um bom desenvolvimento do tema, com argumentos consistentes e propostas de solução
    efetivas. No entanto, seria interessante um maior aprofundamento na análise dos
    impactos do lixo na sociedade brasileira e uma maior diversidade de exemplos para
    embasar o seu ponto de vista. Além disso, algumas falhas de concordância e
    pontuação podem ser observadas ao longo do texto.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.