(Estou estudando para a redação da EAOAP, banca FAB (Aeronáutica). Nela não há necessidade de uma proposta de intervenção, não é nem aconselhável. A redação é dissertativa-argumentativa, no máximo 30 linhas. O candidato começa com 1000 pontos e vai perdendo pontos de acordo com esses quesitos:
I EXPRESSÃO:
Pontuação, ortografia, caligrafia, vocabulário,
acentuação gráfica e morfossintaxe = 0,2000 por cada erro
cometido relacionado a cada
um dos aspectos avaliados.
II ESTRUTURA:
Paragrafação = até 0,5000 por cada erro
cometido.
III CONTEÚDO:
Pertinência ao tema proposto = até 1,5000.
Argumentação coerente = até 1,5000.
Informatividade = até 1,5000.)
(O erro ortográfico idêntico será computado apenas uma vez.)
Segue a redação:
Na 1ª Geração do Romantismo, no século XIX, criou-se uma imagem do índio de forma heroica na poesia, a fim de associá-la à construção de um sentimento nacionalista no Brasil. No entanto, nota-se que tal figura é superficial e, em verdade, foi consolidada apenas no plano literário e não no âmbito social, uma vez que o índio, na contemporaneidade, muitas vezes, ainda é marginalizado e até esquecido pela população.
De início, é notório destacar que o reflexo histórico contribuiu para que os índios perdessem seu espaço e fossem subjugados pelo uso da violência. Outrossim, desde o século XVI, momento em que começa o processo colonizador no Brasil, a imposição de portugueses em relação aos nativos se deu a partir da opressão, sobreposição do catolicismo sobre as religiões já existentes, a exploração da natureza para fins comerciais e a imposição da língua portuguesa sobre as variações linguísticas indígenas. Esses são exemplos de seu extermínio cultural.
Ademais, a luta pelo território torna-se um problema cultivado pelas relações de poder. Dessa forma, o agronegócio é uma das principais movimentações econômicas do país, destarte, há fazendeiros que, com o intuito de obterem ainda mais lucros, expandem as suas fronteiras agrícolas a regiões destinadas aos índios, o que resulta em conflitos e perda de território indígena. Tal fato contraria os Diretos Constitucionais, que garantem a posse dos índios sobre as terras tradicionalmente já ocupadas.
Portanto, por mais que no passado os índios eram vistos como heróis nacionais, no Brasil hodierno é desvalorizado e culturalmente esquecido. Os mesmos têm seus direitos prejudicados pelos interesses da bancada ruralista. Com isso, fica evidente a falsa construção de uma sociedade que só valoriza os povos originários do país na literatura.
raynecrs
I EXPRESSÃO:
Pontuação, ortografia, caligrafia, vocabulário,
acentuação gráfica e morfossintaxe = 0,1 (APRESENTA FALTA DE HABILIDADE COM AS NORMAS PADRÕES DA LÍNGUA, E ESTUDE MAIS A PARTE DAS PONTUAÇÕES, OK?
cometido relacionado a cada
um dos aspectos avaliados.
II ESTRUTURA:
Paragrafação = até 0,4
III CONTEÚDO:
Pertinência ao tema proposto = até 0,9 ( DEMONSTRA SABER DO QUE ESTÁ FALANDO).
Argumentação coerente = até 0,9 ( APRESENTA LEVES ERROS, VC FOI INCOERENTE AO DEMONSTRAR FALTA DE HABILIDADE NO CONTEXTO).
Informatividade = até 0,9 ( APRESENTOU MUITO BEM E EM NENHUM MOMENTO APRESENTOU FALTA DE INFORMAÇÃO).
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ESPERO TER TE AJUDADO, EU ESTOU ESTUDANDO PARA A PROVA DA ESA, ENTÃO PODE SER QUE EU TENHA UMA BASE. ENTRETANTO, NÃO SEI SE É A MESMA FORMA DE AVALIAÇÃO DE AMBOS.
OBRIGADA!!!!!!!!
LinhaA
I EXPRESSÃO
Apresenta falta de habilidades com as normas padrões da língua portuguesa. Parágrafos com períodos longos ( aconselho elaborar períodos curtos, com o uso correto de vírgulas e principalmente pontos).
II ESTRUTURA
Paragrafação: muito bom
(Melhorar os conectivos intraparágrafos. Não aconselho usar o conectivo do primeiro parágrafo de desenvolvimento “De início”, troque-o por “Dessa forma, Nesse contexto, Diante do Exposto …” )
III CONTEÚDO
Pertinência ao tema proposto: ótimo.
Argumentação coerente = bom, aconselho melhorar e dedicar-se mais nesse aspecto.
Informatividade: muito bom.
Obg= 1° parágrafos – Seria bom se colocasse no tema nesse parágrafo , para que o corretor tivesse a certeza do assunto que ele está lendo. Faltou , também, os dois arumos explícitos neste parágrafo (costuma tirar bastante ponto se o texto não tiver uma boa articulação das principais ideias , por mais irrelevantes que possam ser , sempre é bom colocá-las no texto).
2° parágrafo- Não apresentou um bom desfecho/fechamento de parágrafo. Aconselho fazer um fechamento de parágrafo retomando, como conclusão, a área de conhecimento.
3° parágrafo-