A constituição de 1988 declara: “Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”, mas, no Brasil o alto índice de feminicídio mostra o contrário. De acordo com o site de notícias – G1-, a cada 9 horas uma mulher é vítima de homicídio, e ás vezes o assassino é o próprio companheiro. Nesse contexto pode-se concluir que a violência contra a mulher é resultado da desigualdade de gênero e relacionamentos abusivos.
Na sociedade brasileira, a desigualdade de gênero está sendo um problema cada vez mais frequente, tal problemática tem como principais influenciadores a cultura e uma educação escassa, pois, muitas vezes as mulheres são retratadas como um gênero inferior e sensível, não só em novelas ou peças teatrais, como também em livros didáticos, locais públicos, empresas. Tais influencias podem desencadear maiores casos de feminicídio no Brasil.
Outro fato que leva ao maior índice de homicídios contra mulheres na sociedade brasileira, são os relacionamentos abusivos, o mesmo é caracterizado por agressões físicas, verbais e psicológicas e também a grande demonstração de ciúmes pelo parceiro da vítima. Em grande partes dos casos, quando a mulher opta pelo término do relacionamento, ela é espancada brutalmente ou até mesmo morta, tais consequências podem causar a intimidação de muitas vítimas que se encontram nessa mesma situação.
Em virtude dos fatos mencionados, é viável maior rigidez nas leis já existentes, criação de políticas educacionais voltadas a igualdade de gênero, palestras escolares, e por fim o auxílio do uso da tecnologia pra anúncios e campanhas de conscientização contra este tipo de crime.
Thamirysbds
Buenas tardes, Thauany! Vou corrigir por parágrafos, qualquer incoerência, você me corrige, ta? =)
INTRO——————————————————-
–> introdução por citação: Constituição ✔️
–> tese: ❓
–> 1° problem.: desigualdade de gênero
–> 2° problem.: relacionamentos abusivos
OBS:
-> a introdução é onde você vai apresentar a ideia que será trabalhada, pelo fato de você ja ter apresentando uma informação (esta que deve ser utilizada nos desenvolvimentos), acabou roubando espaço da sua tese, que seria a sua problematização a respeito da temática
->prefira ‘geralmente’ ao invés de ‘às vezes’ e deve ser o acento grave, não o agudo. Além disse, tal advérbio de modo deve vir isolado entre virgulas, dessa forma: ” e, ás vezes, o assassino…” (ênfase)
-> ausência de vírgula:” Nesse contexto, pode-se…”
-> repetição próxima (mulher)
D1 (desigualdade de gênero) ———————————————————-
–> introdução da ideia: “Na sociedade brasileira, a desigualdade de gênero está sendo um problema cada vez mais frequente”
–> citação: ❓
–> afirmação: “tal problemática tem como principais influenciadores a cultura e uma educação escassa, pois, […] locais públicos, empresas”✔️
–> opinião: “Tais influencias podem desencadear maiores casos de feminicídio no Brasil.”✔️
OBS:
-> repetição próxima; final da introdução e começo do D1 (desigualdade de gênero)
-> ausência de conectivos
-> ausência de repertório sociocultural
-> “a desigualdade de gênero está sendo um problema cada vez mais frequente” por que? que informações você pode me apresentar para comprovar seus argumentos ?
-> ” muitas vezes as mulheres são retratadas como um gênero inferior e sensível, não só em novelas ou peças teatrais, como também em livros didáticos, locais públicos, empresas” (como é representação ? como as mulheres são, de fato, retratadas nas peças e livros ?) >-inferior e sensível acredito que você fez uma abordagem muito superficial em relação à desigualdade de gênero. Você poderia trazer dados estatísticos sobre vagas de emprego, salários…. e argumentar em cima dessa má distribuição.
-> “influências” tem acento e o que essas influências podem desencadear ??
D2 (relacionamentos abusivos) ———————————————————-
–> introdução da ideia: “Outro fato que leva ao maior índice de homicídios contra mulheres na sociedade brasileira, são os relacionamentos abusivos”
–> citação: ❓
–> afirmação: “>o mesmo opinião: “tais consequências podem causar a intimidação de muitas vítimas que se encontram nessa mesma situação”
OBS:
-> ausência de conectivo
-> ausência de repertório sociocultural
-> ‘mesmo’ é utilizado para se referir a coisas iguais, não deve ser usado para se referir a termos ja ditos
-> ausência de vírgula por isolamento: “e, também, a grande…”
-> erro de concordância: “Em grande partes dos” (parte, pois concorda com grande)
CONCLUSÃO——————————————————-
–> ação: maaior rigidez nas leis já existentes, criação de políticas educacionais voltadas a igualdade de gênero, palestras escolares, e auxílio do uso da tecnologia pra anúncios e campanhas de conscientização ✔️
–> meio/modo: ❓
–> agente: ❓
–> finalidade: ❓
–> detalhamento: ❓
OBS:
-> conclusão em tópico frasal (uma unica frase enorme)
-> ausência de crase: “à igualdade”
|FEEDBACK|
Thauany, sempre explore outras áreas do conhecimento, traga fatos, dados, informações, pesquisas, cite filmes, livros, músicas, séries, teorias filosóficas…. enfim, tudo que possa dar um embasamento para suas palavras. Você possui uma otima argumentação, so faltou mesmo algo para dar veracidades a esta. Sempre comece os parágrafos (D1 e D2) com conectivos, além de utiliza-los durante todo o texto. Separe a frase de efeito dos desenvolvimentos das afirmações, e use conectivos para interliga-las, assim: “Na sociedade brasileira, a desigualdade de gênero está sendo um problema cada vez mais frequente. (conectivo) tal problemática…”. Na sua conclusão, se atente aos 5 critérios exigidos, preste bastante atenção quando for desenvolve-la, pois esse é o unico parágrafo que você pode atingir os 200 isoladamente, no caso, a 5° competência.
C1: 160 (pontuação, gerúndio, concordância, acentuação e repetição)
C2: 120 (ausência de repertório)
C3: 140 (argumentação pertinente mas supercifial)
C4: 120 (ausência de repertórios)
C5: 100 (não atendeu as 5 exigências)
NOTA: 640
Essa nota é representativa, visto que eu não tenho autoridade para tal. Se atente mais às dicas/sugestões. ❤️❤️❤️