A questão do ensino a distância no Brasil (Não é Enem)

  • 4

(Estou estudando para a redação da EAOAP, banca FAB (Aeronáutica). Nela não há necessidade de uma proposta de intervenção, não é nem aconselhável. A redação é dissertativa-argumentativa, no máximo 30 linhas. O candidato começa com 1000 pontos e vai perdendo pontos de acordo com esses quesitos:

I EXPRESSÃO:
Pontuação, ortografia, caligrafia, vocabulário,
acentuação gráfica e morfossintaxe = 0,2000 por cada erro
cometido relacionado a cada
um dos aspectos avaliados.

II ESTRUTURA:
Paragrafação = até 0,5000 por cada erro
cometido.

III CONTEÚDO:
Pertinência ao tema proposto = até 1,5000.
Argumentação coerente = até 1,5000.
Informatividade = até 1,5000.)

(O erro ortográfico idêntico será computado apenas uma vez.)

Segue a redação:

              Durante a década de 1930, nos Estados Unidos, surgiram as tarefas de casa que visavam a atender as crianças de zona rural, o que facilitava sua educação, já que não era necessária a locomoção. Hoje, no Brasil, o dever de casa apresenta-se como alavanca do aprendizado escolar, uma vez que pode desenvolver a autonomia do aluno durante o estudo. Desse modo, o ensino a distância é uma metodologia que permite o desenvolvimento do país. Dessarte, vale destacar a importância desse método educacional para o crescimento do Brasil, que é tão extenso e desigual.

             Em primeiro plano, o ensino a distância amplia a possibilidade dos brasileiros terem acesso a uma educação de qualidade. Além de proporcionar o desenvolvimento intelectual e profissional, isso cria pessoas aptas para desempenharem seus papeis, já que o ensino permite que seus estudos sejam amplos, podendo optar por cursos acadêmicos e até profissionais. Segundo Betina Von Staa, consultora de inovação educacional da Associação Brasileira de Educação a Distância, o ensino a distância atende pessoas que buscam todo tipo de objetivo, seja um diploma ou um aperfeiçoamento profissional.

                 Ademais, o ensino a distância promove o desenvolvimento da economia, uma vez que permite um crescimento pessoal e profissional para quem faz uso dessa modalidade. Assim, resolve-se a problemática de extensão territorial, permitindo que haja uma democratização da educação nacional. Historicamente, as grandes navegações, século XVI, as revoluções industriais, séculos XVII e XIX, a internet, século XX, foram transformações significativas ao longo do tempo, o ensino a distância foi a transformação do século XXI que mudou a vida das nações.

                Portanto, a educação a distância transformou a vida de muitos brasileiros e é importante pois possibilita o desenvolvimento do Brasil, fortalecendo a econômico, facilitando o desenvolvimento profissional e individual. Essa metodologia de ensino beneficia o país ampliando o acesso a educação, trazendo a democratização educacional ao Brasil.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi!

    I EXPRESSÃO:
    Pontuação, ortografia, caligrafia, vocabulário, acentuação gráfica e morfossintaxe = 0,4 (-40);

    II ESTRUTURA:
    Paragrafação = 0,5 (-50);

    III CONTEÚDO:
    Pertinência ao tema proposto = 1,0 (se é até 1,5 e é um ponto positivo nesse caso você perdeu -50 por não atingir a nota máx.);
    Argumentação coerente = 1,0 (-50, a mesma situação);
    Informatividade = 0,5 (-50);

    Nota obtida: 760, acho que é dessa forma que as notas são computadas. Se não for, por favor, me corrija!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.