A Constituição de 1988 afirma que todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, sendo dever do poder público e da coletividade a função de preservá-lo. Conquanto, na prática, o direito supracitado não é realidade frequente, haja vista que o descarte incorreto do lixo impacta negativamente na harmonia da natureza. Sendo assim, é imprescindível a modificação desse cenário desfavorável, que possui como causas: a carência de debates nas escolas e a insuficiência da coleta seletiva no território nacional.
Deve-se pontuar, de início, que as poucas discussões nas instituições de ensino sobre a temática como um obstáculo. Por esse prisma, uma pesquisa divulgada pelo IBOPE mostrou que cerca de 66% dos brasileiros sabe pouco ou nada sobre o recolhimento dos materiais que podem ser reciclados. Essa configuração é compactuada pela a participação não efetiva da escola em relação à questão do lixo e dos temas que circundam o assunto. Nesse contexto, é imprescindível o protagonismo da esfera educativa nessa problemática, pois, segundo Paulo Freire, a educação é uma ferramenta poderosa para transformar positivamente o corpo social.
Ademais, outro fator responsável por compactuar com a problemática do lixo é a escassez de coleta seletiva no Brasil. Sob essa ótica, um relatório de 2018 da ONG “Compromisso Empresarial de Reciclagem” expôs que apenas 17% da população brasileira é atendida pelo serviço de separação dos resíduos. A partir desse panorama, torna-se complexo segregar o lixo e incentivar aos cidadãos a possuírem uma postura consciente no que tange ao descarte adequado. Como consequência, esses materiais são jogados no meio ambiente, comprometendo o solo e os recursos hídricos, bem como prejudicam os humanos e à fauna.
Portanto, ações estratégicas são necessárias para mudar esse cenário desfavorável. Logo, cabe às escolas, em parceria com o MEC, produzir uma semana de discussões sobre a questão do lixo, com a participação ativa dos docentes de ciências e geografia, juntamente aos representantes do sindicato de coletores de resíduos. Em soma, será executado por meio de palestras e oficinas, mostrando a importância e como separar e descartar o lixo, a fim de fomentar boas condutas da população e evitar danos à natureza. Paralelamente, as prefeituras devem ampliar o serviço de coleta seletiva nas cidades. Assim, o direito assegurado pela Constituição, será algo factível na sociedade brasileira.
Jobson
Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita.
– a carência de debates: Debates sobre o quê? Ausência de complemento. Sugiro
colocar: ausência de debates acerca do tema.
– que as poucas discussões nas instituições de ensino sobre a temática como um obstáculo: reformule essa estrutura sintática, uma vez que há ausência de verbo. Reescrevendo: as poucas discussões nas instituições de ensino sobre a temática têm sido um obstáculo…
– Dispensa-se o “a”: pela participação não efetiva
-Remover vírgula, pois não se separa sujeito de predicado verbal: o direito assegurado pela Constituição será algo factível na sociedade brasileira.
– MEC, IBOPE: Por mais que a sigla seja conhecida, o ideal é escrevê-la por extenso.
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Competência ll (200): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
– Excelente introdução: Apresentou uma contextualização do tema, um problema de texto e, por fim, levantou as teses que serão defendidas ao longo do texto.
– Além disso, trouxe repertórios socioculturais pertinentes à discussão desenvolvida no texto. Muito bem!
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Competência lll (160): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
– No seu texto, eu gostei da forma como os seus argumentos foram trabalhados, mas faltou desenvolver alguns argumentos. Por exemplo, em seu primeiro parágrafo de argumentação, você diz que há ausência de debates em relação ao tema nas escolas, mas, no decorrer do parágrafo, você não diz o porquê disso acontecer. Dessa forma, quais são as causas para que, por parte das escolas, não haja debates acerca da reciclagem? Seria a falta de conhecimento dos professores? Seria por causa da negligência dos professores? Qual seria, de fato, a causa para que esses diálogos não sejam propagados, deixando, com isso, as crianças, futuros adultos, desnorteados acerca do problema? Então, fica aí a dica: planeje a sua redação e o modo como vai trabalhar os seus argumentos.
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Competência IV (200): Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
– Você usou conectivos entre os parágrafos e dentro deles, sem nenhum uso inadequado. Ótimo!
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Competência V (200): Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
– A sua proposta de intervenção apresenta os 5 elementos necessários para obter a nota máxima. Parabéns!
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Logo, cabe às escolas, em parceria com o MEC (AGENTES), produzir uma semana de discussões sobre a questão do lixo (AÇÃO), com a participação ativa dos docentes de ciências e geografia, juntamente aos representantes do sindicato de coletores de resíduos (DETALHAMENTO DA AÇÃO) . Em soma, será executado por meio de palestras e oficinas, mostrando a importância e como separar e descartar o lixo (MODO/MEIO), a fim de fomentar boas condutas da população e evitar danos à natureza (FINALIDADE).
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Nota: 920
CeciliaSantanaC
Boa noite, tudo bem ??
Sua redação é realmente muito boa, traz todas as competências exigidas pelo Enem de modo excelente. Vi um possível erro de concordância e acentuação, mas creio que tenha sido por erro de digitação, pois é mais que perceptível que você possui domínio da língua. Meus parabéns pelo seu texto!!
ANGELMUSIC
Boa noite…. !
Olha, de inicio eu gostei da sua redação, está bem estruturada.
*Percebi que você domina bem a norma padrão da língua portuguesa.
* Consegui identificar a sua tese.
* Usou correto os conectivos.
* Percebi coerência nos seus parágrafos, pois os mesmo se ligam com as ideias expostas.
*Argumentação ( parágrafos do desenvolvimento) , achei bem estruturado. Encontrei a presença de argumentação. ISSO CONTA MUITOS PONTOS.
* CONCLUSÃO: Respeitou os direitos humanos, expões uma proposta boa.
SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO MEDIANTE AS COMPETÊNCIAS DO ENEM;
# Competência I : 200
# Competência II : 180
# Competência III: 200
#Competência IV: 200
# Competência V: 200
NOTA FINAL: 980
CONTINUE PRATICANDO :^)
# Cuidado somente com o tamanho dos parágrafos. Para não ultrapassar trinta linhas…..