No filme “Carnaval”, exibido pela plataforma da Netflix, é mostrado o cancelamento que uma personagem sofre após fazer comentários preconceituosos. Assim como no filme, a realidade brasileira não difere, visto que o ato de cancelar as pessoas tornou-se algo comum, devido ao individualismo e ao anonimato que as redes sociais proporcionam.
Diante desse cenário, a princípio, é válido salientar que a ação individualista é um problema. Segundo o sociólogo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Entretanto, observa-se que atualmente as redes sociais, criadas na intenção de facilitar a comunicação, entre outros benefícios, são usadas para ofender indivíduos, o que é grave, pois muitos não sabem lidar com o “hate” que recebem e acabam, muitas vezes, desenvolvendo problemas como a ansiedade e depressão.
Além disso, a facilidade de usar os meios sociais sem revelar a identidade auxilia a problemática. Na série “Bridgerton”, disponível na Netflix, a colunista Lady Whistledown escreve sobre os indivíduos da alta sociedade e isso gera diversos problemas, principalmente por não revelar sua identidade. A obra, apesar ficcional, é semelhante à realidade do Brasil, já que no espaço virtual é fácil se manter anônimo, sem revelar o nome verdadeiro ou usar uma foto de perfil, encorajando os usuários a expor suas opiniões sem o medo de ser julgado e sem ver o problema desta ação, já que não vai ser reconhecido, elevando os níveis de pessoas que são canceladas.
É evidente, portanto, a necessidade de medidas que solucionem os problemas gerados pela questão do cancelamento nas mídias sociais. Por isso, cabe aos administradores das redes virtuais, principais responsáveis pelo controlamento das ações feitas pelos internautas, promovam medidas preventivas de ações violentas nas redes, por meio da exclusão dos perfis que ofendem os direitos humanos e da fiscalização na criação das contas, exigindo mais dados dos indivíduos para a criação das contas, a fim de que os meios sociais não sejam palco para o cancelamento.
rafael_sric
Introdução: bem feita e articulada. Ótimo repertório sociocultural. Porém, faltou você citar na introdução os problemas que você abrangeu no desenvolvimento um e dois.
Desenvolvimentos: citações bem pertinentes e texto interligado por meio de conectivos
Conclusão: conclusão ótima. Só faltou detalhar melhor a proposta de redação…
Grasi
Olá!
❗Sua redação está ótima, mas senti falta de mais detalhamento na contextualização da introdução. Tenta se aprofundar mais na alusão por exemplo, foi citado uma personagem, poderia ter colocado o nome dessa personagem. Conta bastante.
❗ A conclusão é a mesma questão, falta detalhamento sobre sua proposta. É interessante dividir a responsabilidade, você citou apenas os administradores das redes virtuais, sendo que a educação seria uma possível culpada da problemática também. Apenas um exemplo, é claro.
Continue treinando!
adrianasmp
Introdução
Citação ✔
Contextualização (÷/-)
(achei muita pequena, podia ter aprofundado o assunto )
Teses✔
D1
Inicia com conectivo ✔
Tópico frasal✔
Citação✔
Fundamentação ✔
Marca de autoria ✔
D2
Inicia com conectivo ✔
Tópico frasal✔
Citação✔
Fundamentação ✔
Marca de autoria ❌
Conclusão
Retomada da introdução ✔
Ação ✔
Meio✔
Finalidade ✔
Detalhamento ❌
Houver uma repetição de criação de conta ali, poderia ser substituído por sinônimos