Aprendiz

A questão do bullying nas escolas

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Na série “13 reasons why” da Netflix, a protagonista Hanna Backer comete suicídio. Tal ação foi consequência de problemas psicológicos provindos da prática do bullying por parte de seus colegas. Fora da ficção, a situação da contemporaneidade brasileira dentro das escolas não é diferente, visto que o grande número de alunos que sofrem bullying dentro do âmbito escolar ainda permanece. Sob esse viés, pode -se concluir que tanto as compassivas punições aos praticantes de bullying quanto a falta de debates sobre o assunto por parte do corpo estudantil , agravam a problemática em questão.

De primeiro momento, é importante ressaltar a permanência do elevado número de alunos que sofrem bullying no ambiente escolar. Nesse sentido, segundo o Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (Pisa), um a cada dez estudante brasileiro é vítima de bullying. Essa situação é extremamente preocupante, pois é a partir dos ataques verbais ou físicos sofridos, que o estudante pode diminuir seu rendimento escolar, desenvolver um transtorno mental- como a depressão- acarretar problemas de socialização, além de estar mais vulnerável a pensamentos suicidas. O problema se dá justamente devido às baixas punições aplicadas aos praticantes, uma vez que se houvessem castigos mais rígidos, como a suspensão, ou até mesmo multas aplicadas ao responsável do aluno praticante, o exercício do bullying seria repensado, posto que os próprios pais conversariam com seus filhos acerca da problemática para se pouparem de burocracias.

Em outro viés, a falta de conversa sobre o assunto entre professores e alunos, também agravam a situação. Segundo Paulo Freire, o diálogo cria base para a colaboração, logo, demonstra a extrema importância de iniciar conversas acerca das problemáticas do bullying, como também essa atitude cria um espaço de confiança para que vítimas se sintam á vontade para falar a respeito.

Portanto, as Escolas devem realizar encontros com os alunos fora do horários de aula, por meio de palestras, para conscientizar os alunos acerca das consequências negativas do bullying. Ademais, também compete ao ministério da educação, órgão reprovável pelas políticas educativas nacionais, criar leis que endureçam as punições em caso de bullying dentro dos colégios, por meio de parcerias com o poder legislativo, a fim de amenizar as ocorrências. Assim, a semelhança entre a realidade brasileira com a ficção da série “13 reasons why”, finalmente poderá se dissipar.

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3 Correções

  1. Olá! Após a leitura do texto, percebe-se que você tem grande domínio sobre o conteúdo, a introdução está bem feita, com uma associação atrativa feita a partir da série “13 reasons why”. Só acrescento que seria interessante pontuar os motivos que levam os agressores a praticarem o bullying. Atribuiria uma nota alta ao seu texto, 9.

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  2. A introdução está perfeita, riquíssima.
    O 3° parágrafo está bem estruturado, com uma boa alusão.
    Porém,na minha visão, há uma má distribuição de conteúdo entre o d1 e d2.
    O D1 tem uma base fundamentada em pesquisas, mas todas as outras consequências são possibilidades (poderia, pode ser que aconteça, etc..).
    Minha dica é tentar procurar exemplos de pessoas que sofreram tal preconceito e usar como exemplo, mas cuidado pra não deixar o texto expositivo demais.
    De resto, muito boa!

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  3. introdução-Excelente,demonstra um rico repertório com o uso de conectivos e aborda a temática de forma clara.
    Desenvolvimento 1-Explora bem a temática,manifesta um excelente senso crítico e fundamenta a sua opinião em uma pesquisa.Receita de bolo perfeita!
    Desenvolvimento2 -Faz uma ótima alusão,não há erros perceptíveis e demonstra um domínio no uso de conectivos,tornando a leitura fluida e de fácil entendimento.
    Conclusão-Parabéns,tem agente,ação,modo,efeito e detalhamento e no final retorna a alusão da sua introdução.
    Continue assim que vai longe!!!!

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