A questão do analfabetismo funcional no Brasil

  • 0

De acordo com a Constituição Federal de 1988, é dever do Estado e da família, promover e incentivar a educação na sociedade, visando, dessa maneira, o desenvolvimento da nação. No entanto, percebe-se que no Brasil há uma baixa qualificação educacional, contribuindo consequentemente para o analfabetismo funcional que, tem como desafios a negligência estatal, como também o aumento da evasão escolar.

A princípio, vale ressaltar que, a falta de investimentos estatais na área da educação, é um problema árduo. Assim, no filme “A Sociedade dos Poetas Mortos” é retratado um professor que, estimula a autonomia e o pensamento crítico dos alunos, para que os objetivos sejam alcançados. Logo, fora da ficção, observa-se que muitas vezes os professores não são estimulados a exercer sua profissão e, com isso o ensino sem qualidade eficaz é visto em várias escolas, contribuindo dessa forma com o aumento dos níveis de analfabetismo.

Outrossim, é importante compreender o efeito da evasão escolar na problemática. Desse modo, no livro “Conto de Escola” de Machado de Assis, é demonstrado a história do protagonista Pilar, o qual ficava desmotivado por ter que ficar na sala de aula e, desejava estar na rua em vez de estar estudando. Analogamente ao que foi descrito na obra, a questão da dificuldade de se concentrar nos estudos é visto como um infortúnio, podendo ocasionar situações em que os estudantes não encontram prazer em estudar, dificultando a educação.

Destarte, a fim de solucionar o problema, é de suma importância que o Estado, por meio do Ministério da Educação- MEC, estimule a sociedade e os jovens, promovendo campanhas e ações sociais, para demonstrar a importância da educação no país, podendo ser feito por meio de atividades em locais públicos, como praças, incentivando a leitura e a busca de conhecimento, como também a construção de novas bibliotecas com maior infraestrutura e diversidade de conteúdo, sendo aberto para toda população. Portanto, com essas ações a situação do analfabetismo funcional, entre outras questões, podem ser resolvidas, de modo que a população alcance o bem-estar.

Compartilhar

3 Correções

  1. Estou copiando e colando sua redação aqui abaixo. Coloquei minhas anotações em CAPS LOCK e entre colchetes. :)

    De acordo com a Constituição Federal de 1988 [BOA REFERÊNCIA, BOA CONTEXTUALIZAÇÃO :)], é dever do Estado e da família, [NÃO SE USA VÍRGULA, NÃO SE SEPARA VERBO DE PREDICADO] promover e incentivar a educação na sociedade, visando, dessa maneira, [“DESSA MANEIRA” PODE SER RETIRADO SE QUISER SER MAIS RÁPIDA E OBJETIVA] o desenvolvimento da nação. No entanto, percebe-se que no Brasil há uma baixa qualificação educacional, contribuindo consequentemente para o analfabetismo funcional que, [SEM VÍRGULA] tem como desafios a negligência estatal, como também o aumento da evasão escolar. [SE QUISER SER MAIS RÁPIDA E OBJETIVA, PODERIA DIZER: “TEM COMO DESAFIOS A NEGLIGÊNCIA ESTATAL E O AUMENTO DA EVASÃO ESCOLAR.” ACHO QUE VOCÊ ESTÁ PREOCUPADA EM USAR OS TERMOS COESIVOS. SÓ CUIDADO PARA NÃO USAR NOS LOCAIS QUE NÃO NECESSITAM. :)]

    A princípio, vale ressaltar que, [SEM VÍRGULA] a falta de investimentos estatais na área da educação, [SEM VÍRGULA. NÃO SE SEPARA SUJEITO DE PREDICADO] é um problema árduo. Assim, no filme “A Sociedade dos Poetas Mortos” [VÍRGULA. DEIXA-SE ENTRE VÍRGULA OBRIGATORIAMENTE O ADJUNTO ADVERBIAL LONGO DESLOCADO] é retratado um professor que, [O PROFESSOR ESTIMULA. SEM VÍRGULA. NÃO SE SEPARA SUJEITO DE PREDICADO] estimula a autonomia e o pensamento crítico dos alunos, para que os objetivos sejam alcançados. Logo, fora da ficção, observa-se que muitas vezes os professores não são estimulados a exercer sua profissão e, com isso [VÍRGULA] o ensino sem qualidade eficaz é visto em várias escolas, contribuindo dessa forma com o aumento dos níveis de analfabetismo.

    Outrossim, é importante compreender o efeito da evasão escolar na problemática. Desse modo, no livro “Conto de Escola” de Machado de Assis, é demonstrado a história do protagonista Pilar, o qual ficava desmotivado por ter que ficar na sala de aula e, desejava estar na rua em vez de estar estudando. Analogamente ao que foi descrito na obra, a questão da dificuldade de se concentrar nos estudos é visto como um infortúnio, podendo ocasionar situações em que os estudantes não encontram prazer em estudar, dificultando a educação.

    Destarte, a fim de solucionar o problema, é de suma importância que o Estado, por meio do Ministério da Educação- MEC, estimule a sociedade e os jovens, promovendo campanhas e ações sociais, para demonstrar a importância da educação no país, podendo ser feito por meio de atividades em locais públicos, como praças, incentivando a leitura e a busca de conhecimento, como também a construção de novas bibliotecas com maior infraestrutura e diversidade de conteúdo, sendo aberto para toda população. Portanto, com essas ações [VÍRGULA] a situação do analfabetismo funcional, entre outras questões, podem ser resolvidas, de modo que a população alcance o bem-estar.

    SUA REDAÇÃO ESTÁ MUITO BOA, PARABÉNS. SÓ TOME CUIDADO COM AS REGRAS DO USO DA VÍRGULA. REVEJA SOBRE PONTUAÇÃO. COM CERTEZA FICARÁ MELHOR CADA VEZ MAIS. :)

    • 1
  2. Introdução:
    Citar a Constituição é considerado clichê pela maioria dos corretores. Não significa que está errado, mas é importante que você cause uma boa impressão em quem vai corrigir sua prova. Procure usar a Constituição apenas naqueles temas que são difíceis pra você.

    D1:
    No tópico frasal, você falou sobre a falta de investimentos estatais na área da educação. No entanto, essa ideia não é desenvolvida, posto que não foi comprovada em momento nenhum. Procure dados estatísticos quando for se referir a uma deficiência do Estado.
    Gostei da citação do filme “A Sociedade dos Poetas Mortos”, penso que cairia melhor na introdução, chamando atenção para seu texto logo no início.

    D2: Gostei desse parágrafo, é nítido que você possui um amplo repertório sociocultural. Mas cuidado para não expor os fatos e se esquecer da argumentação.

    Conclusão:
    Faltou a finalidade e o modo/meio. Era só ter colocado “por meio de verbas governamentais”, já que o MEC é um agente e não um meio.

    • 1
  3. Usou elementos coesivos, citou contexto histórico na introdução, e deixou claro o assunto a se tratar no desenvolvimento. Contextualizou vários assuntos com o tema. Conclusão muito bem feita, mas lembre-se, no modelo enem utilizar o mec pode causar dualidade de agentes, visto que não são mais aceitos.
    960

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.