A questão do aborto no Brasil

  • 0

 O aborto no Brasil é considerado crime contra a vida e geralmente, ocorre de forma ilegal. Tendo isso  em vista, as estatísticas sobre tal são subnotificadas mas, é certo que muitas mulheres morrem em clínicas ilegais em decorrência de abortos inseguros, além disso, a criminalização do aborto também tem grande impacto social porque, enquanto mulheres ricas podem pagar para  fazer abortos em países onde é legalizado ou clínicas privadas, as mais pobres recorrem as clandestinas.

         Embora existam casos no Brasil em que o aborto é legalizado, tais como: risco de morte, feto com anencefalia e estupro, de todos hospitais que o realizam legalmente, todos atendem em casos de estupro mas, nem todos atendem em decorrência dos outros fatores,  além de que são poucos os que o realizam de forma legal, em torno de 37. Segundo a PNA (Pesquisa Nacional de Aborto), cerca de 50 mil mulheres morrem em decorrência de abortos clandestinos. Isso acontece porque mesmo quando a mulher atende os critérios para realizá-lo legalmente o acesso é bastante precário, então elas acabam procurando medidas ilegais e, muitas vezes morrendo. 

         Outrossim, muitas das mulheres que procuram aborto não tem condições ou idade para criar uma criança, o pai não quer assumir, etc, interrompendo também o planejamento familiar e a igualdade de gênero, visto que elas são julgadas não só pelo próprio psicológico, mas também pela família, amigos, por vezes até por desconhecidos. Assim foi o caso da Maeve de Sex education que ao ir abortar, na frente da clínica religiosos seguram cartazes e gritam na cara dela, oprimindo para que ela não realize, quando ela enfrenta até dificuldades para se manter financeiramente e, pós-aborto para lidar com a culpa. A desigualdade de gênero se dá pois muitas vezes ocorre o aborto paterno, que é quando o pai desaparece como se nunca tivesse tido um filho e, por não ser cobrado como a mulher, ele acaba podendo decidir se quer criar um filho ou não.

             Tendo em vista os aspectos observados, é necessário que o Ministério da Saúde juntamente com o Ministério da Educação considere a inserção da educação sexual no Brasil, informando melhor a população sobre métodos contraceptivos, de modo a reduzir o aborto, e que esse se torne um tema mais falado, afim de quebrar os tabus existentes sobre tal. Também se faz necessário que o Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Saúde determine quando a vida de um embrião começa na constituição, para que mulheres tenham tempo para resolver os procedimentos legais, sem ferir os direitos de outro ser humano e, montar um planejamento familiar que atenda ao que cada uma espera ou consegue lidar, assim, tornando o Brasil um lugar com menos desigualdade de gênero e social.

*só passando pra avisar que quando passei a redação pra cá um parágrafo ficou com mais de dez linhas mas, na redação of deu menos, visto que no final também o texto como um todo ficou com apenas 30 linhas

Compartilhar

3 Correções

  1. os argumentos que você usou são bons, mas a redação acabou ficando meio confusa. parece que você pensou em muitas coisas e quis colocar todas elas no texto, eu entendo, mas seria melhor se você tivesse escolhido apenas dois argumentos e desenvolvido eles melhor durante a redação. tenta pesquisar e estudar melhor a estrutura de uma redação dissertativa-argumentativa, boa sorte❣️

    • 0
  2. – Sua tese é inexistente;
    – Não há tópico frasal em nenhum dos parágrafos de desenvolvimento;
    – Os argumentos são superficiais e não se distanciam do senso comum;
    – Você não usa seu repertório sociocultural de maneira produtiva;
    – Os períodos são enormes, o que torna a leitura confusa e cansativa;
    – Os argumentos estão “jogados” no texto e não tem conexão alguma. Assim, torna-se evidente que você não planejou o texto com atenção, isso se o fez;
    – Uma conclusão é constituída destes elementos: Síntese, proposta de intervenção e encerramento que se dialoga com o título ou com a contextualização. Sua conclusão não tem nem síntese nem encerramento;
    – Sua proposta de intervenção não tem detalhamento e é confusa;
    – Tu escreveu 2 propostas de intervenção, pois seus argumentos não tem coerência entre si. Isso demonstra falta de planejamento textual.

    • 0
  3. Oii, tudo bem? Sua redação tem erros percetíveis. Primeiramente, não consegui identificar as teses, que são de extrema importância redação. O tema te pede um problema, certo? E um problema tem causadores, correto? Então você precisa citar na sua redação pelo menos 2 teses e em cada parágrafo de desenvolvimento desenvolvê-las. As ideias ficaram meio confusas, você não explorou os conectivos como deveria e a argumentação não ficou tão boa. Te aconselho fortemente a estudar as competências do ENEM e , principalmente, a estrutura de uma redação dissertativa-argumentativa, bem como treinar sua argumentação e explorar os conectivos. Você tem capacidade,bons estudos!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.