Jean Paul Sartre, filósofo francês,disserta que o homem é condenado a ser livre, sendo,por consequência, responsável por suas atitudes. De maneira análoga, percebe-se que a questão das drogas no Brasil possui como responsável a própria coletividade,que,por essa razão,gera a ausência de suporte de Estado. Diante disso, fatores como a busca por novas experiências, além da busca frustrada por empregos promovem esse cenário de iniquidade.
A princípio,nota-se que o querer adquirir novas experiências é uma das razões pela qual o problema ainda perdura.Consoante a isso, observa-se que jovens frequentam algumas festas e lugares para provar novas coisas e assim, acabam usando drogas.Tal fato é visto, na série “Elite”,da Netflix,no qual os jovens fazem festas com frequência e não há dificuldades para ter drogas.Dessa forma,alguns jovens que vão a esses lugares tendem a usar esses entorpecentes e desenvolver certo vício.
Ademais,outra dificuldade enfrentada é a questão da falta de empregos. Evidentemente,por não ter emprego e frustar-se ao procurar um,algumas pessoas decidem vender drogas para sobreviver.Tal evidência fica clara,na série televisiva,”Olhos que condenam”,na qual Raymond Santana busca um emprego para se sustentar e falha sucessivamente. Então ele se envolve com o tráfico de drogas para sua sobrevivência. Desse modo, percebe-se que,a falha do Estado de não promover empregos suficiente levam muitos a última opção que é o vender drogas.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse problema. Sendo assim,cabe aos pais que possuem o papel de educar,conversar com seus filhos a respeito dos lugares que estes frequentam,consentizando-os de não usar esses tipos de entorpecentes como uso recreativo,a fim de que o vício entre os jovens sejam amenizados.Urge também que,o Ministério do Trabalho, responsável pelas questões relacionadas às relações trabalhisticas no país,promova uma boa quantidade de empregos por meio de cursos técnicos gratuitos que atendam a demanda do mercado de trabalho para que assim,toda a população tenha um emprego e não precise procura outros caminhos como o tráfico de drogas. Assim,a questão das drogas no Brasil será combatida de forma eficaz.
Isabellemar
Olá! Segue algumas considerações que fiz sobre o seu texto:
Introdução — Boa escolha de repertório, mas acredito que poderia ter sido estabelecida uma relação melhor entre ele e o tema. O que quero dizer é que neste trecho: “drogas no Brasil possui como responsável a própria coletividade,que,por essa razão,gera a ausência de suporte de Estado.” como a coletividade pode ser responsável? E o que “gera a ausência de suporte de Estado” quer dizer exatamente? Digo, a coletividade gera a ausência de suporte de Estado, não seria ele um dos responsáveis pelo problema?
A competência 3 trata sobre isso ( argumentação), e é necessário que você deixe bem claro e de uma forma coerente a sua opinião, de forma que não haja nenhuma dúvida por parte do leitor sobre o que você quis dizer com aquela afirmação.
Você também deixou explícito os argumentos que serão desenvolvidos posteriormente, pontos para a competência 3 também (projeto de texto).
Desenvolvimento — O seus parágrafos de desenvolvimento deixam claro a sua opinião (há um desenvolvimento delas e relação com o repertório). Além disso, o uso de conectivos entre as frases e entre os parágrafos garantem seus pontos na competência 2. Mas, em minha opinião, acho que você deveria procurar basear sua argumentação em outras áreas do conhecimento (conceitos filosóficos, sociológicos, alusões históricas) porque esses enriquecem mais o seu texto e deixam ele mais convincente ao corretor.
Conclusão — A sua proposta de intervenção mais completa foi a segunda ( no qual o Ministério do Trabalho era o agente). Vale ressaltar que, ao você colocar duas propostas, o corretor vai avaliar apenas aquela mais completa.
Uma dica é, antes de colocar a proposta, faça uma reafirmação da sua tese (sem apenas aquela frase “Portanto, medidas são necessárias para resolver esse problema.”). Ou seja, coloque o seu ponto de vista que foi tratado logo no início do seu texto (introdução).
Bom, essas foram as minhas considerações. Continue treinando. Abraços.