Na minissérie Verdades Secretas, Larissa era uma modelo admirada, mas que começou a utilizar drogas por conta das brigas constantes com a mãe e a má influência do namorado até transformar-se em dependente e viver nas ruas por culpa de seu vício. De maneira análoga, é notório a persistência de casos como de Larissa na contemporaneidade e como a questão das drogas torna-se um problema mundial. Assim, urge analisar os fatores que provocam o aumento do consumo, como o uso de substâncias para fuga de realidade e a romantização exacerbada.
Em primeira análise, vale ressaltar o uso de drogas como apoio emocional e fuga. Na série estadunidense, Euphoria, a protagonista Rue, após a morte de seu pai, começa a utilizar entorpecentes e remédios para lidar com a dor. Conquanto, a dependência ilícita é criada como forma de escapismo da realidade, ao criar um mundo utópico para suprir o vazio existencial, embora haja consequências irreversíveis para os indivíduos, como surtos psicóticos e a dificuldade para viver em abstinência.
Ademais, de acordo com dados do O Globo, a utilização de drogas por adolescentes em festas passa de 9% no ano de 2019. Sob essa perspectiva, percebe-se que um dos incentivos para o uso é a romantização exagerada de alucinógenos em filmes e séries joviais, em que demonstram que métodos ilícitos corraboram para a diversão. Nesse sentido, estar drogado tornou-se algo bom e sinônimo de popularidade entre os mais novos, porém os perigos não são demonstrados e há a prejudicação para o combate eficaz contra substâncias ilegais.
Fica evidente, portanto, acerca da discussão a respeito da questão das drogas como desafio mundial. Logo, cabe ao governo, junto das instituições de ensino, por meio de verba estadual, criar projetos e campanhas sociais a fim de mostrar os malefícios das drogas e o que elas podem causar no corpo humano. Desse modo, casos como de Rue e Larissa não serão mais normalizados na realidade.
Juliahh
Olá irei compartilhar um pouco de meus conhecimentos.
Intro: sua introdução está muito boa, parabéns, mas ela poderia ser mais organizada para que os seus pontos sejam diretos e conectados:
Na minissérie Verdades Secretas, (1) Larissa era uma modelo admirada, (2)mas que começou a utilizar drogas por conta das brigas constantes com a mãe e a má influência do namorado até transformar-se em dependente e viver nas ruas por culpa de seu vício. De maneira análoga, é notório a persistência de casos como de Larissa na contemporaneidade e como a questão das drogas torna-se um problema mundial. Assim, urge analisar os fatores que provocam o aumento do consumo, como o uso de substâncias para fuga de realidade e a romantização exacerbada.
(1) Onde posso encontrar essa série? é importante que você deixe seu repertório legitimado!!
(2) mas depois que começou a utilizar drogas, por consequência de brigas constantes com sua mãe e a má influência do namorado, tornou-se uma dependente e começou a viver….
Fora isso, boa intro viuu só pelas palavras chaves que foram colocadas o leitor sem o conhecimento do tema, saberia do que se trata a sua redação!!
No desenvolvimento: Não tenho conhecimento de qual banca o seu texto está voltado, ENEM, Fuvest…Então não posso opinar muito, mas levando em consideração o ENEM
Seus parágrafos D1 e D2 devem seguir os pontos de exigidos, além de apenas conectivo, tópico frasal e repertório, você deve apresentar seu ponto de vista conectando com sua alusão de modo coesivo e coerente. Então, sugiro que pesquise sobre o modelo de desenvolvimento enem, caso seja a sua situação.
VictoriaBraz
Olá! não sei ao certo a qual banca você direciona esta redação, mas quero deixar minha opinião de iniciante aqui haha
Primeiramente gostaria de ressaltar que amei a escrita, o texto possui uma boa coerência entre os repertórios e o tema,
mas o que notei inicialmente com relação aos repertórios é a utilização de séries repetidamente. Dependendo da banca, isso pode acabar parecendo não tão legal, como por exemplo para um corretor de redação do ENEM, neste caso, o interessante seria você variar mais o repertório utilizando outros meios além de séries.
Outro ponto que achei válido mencionar é que aparentemente você não aprofundou muito seu ponto de vista com relação ao tema, dando a impressão de uma abordagem que ainda necessita de um esclarecimento maior sobre seu ponto de vista, como ocorre no D2 por exemplo. Além disso, algo similar acontece na conclusão, faltou falar mais sobre as consequências e acrescentar um detalhamento maior no final.
fora isto, você aparentemente está indo muito bem, com um pouco mais de prática esses pequenos detalhes serão resolvidos.
viviskywlkr
Achei seu texto muito bem escrito, o seu vocabulário rico e o repertório maravilhoso. Apesar disso, acho que você demonstrou vício de linguagem na repetição da palavra “série” e senti falta de um desenvolvimento maior da sua tese e do seu ponto de vista. A conclusão possui parágrafo menor que os outros, e portanto menos linhas para desenvolver uma intervenção, você podia ter aprofundado mais nele.
raisscavalcantii
Olá, tudo bem? Espero que sim. Sobre sua redação…
Acredito que um ponto que muitas vezes não percebemos é a repetição de algumas palavras (“série”, como exemplo). Logo, seria interessante que você utilizasse sinônimos para evitar perder pontos.
Outro ponto interessante é o desenvolvimento do texto. Você citou duas séries e um dado, logo torna-se necessário desenvolve-lós ao decorrer do seu texto. Particularmente, eu evito citar tanto para conseguir desenvolver bem (algo meu, absorva o comentário apenas se achar relevante :), no meu caso, teria dificuldade em explicar três citações e ainda desenvolver introdução e conclusão, mas claro, é apenas uma opinião pessoal.
Não sou uma corretora profissional, muito pelo contrário, mas espero ter lhe ajudado, :)
FelipeCorreiaDM
A redação está bem escrita, mas faltou detalhar ao leitor onde que a série está disponível para consulta posterior. muita repetição da palavra “série”. Quando citar fontes, é bom colocar entre aspas, especialmente no terceiro parágrafo, ao falar do jornal “O Globo” O termo “Romantização Exagerada” pode ser um pouco redundante, usar apenas a palavra Romantização já dá uma boa ideia da questão. substituir a palavra “prejudicação” por prejuízo.