Iniciante

A questão da pressão social no século XXI

  • 0

Caso possível, atribuam nota com base nas competências do enem, grata desde já!

 
 Conforme o sociólogo Émile Durkheim, a coletividade gera coercitividade, ou seja, as ações de uma maioria interferem nas decisões individuais. Sob esse viés, os indivíduos da sociedade brasileira hodierna lidam diariamente com a pressão coletiva referente a diversos aspectos de suas vidas. Essa problemática é intensificada pelo grande uso das redes sociais, e, como consequência, causa prejuízos psicológicos em maior parte do corpo social. Logo, medidas são necessárias para a mitigação desse panorama. 

Destarte, a imposição de estilos de vida considerados ideais, sobretudo pela internet, pressiona o indivíduo. Nessa perspectiva, padrões de beleza ou de comportamentos, criados pela coletividade, são facilmente propagados virtualmente, uma vez que o corpo social expõe os feitos da vida por meio das redes sociais, e, desse modo, o sujeito passa a desejar a mesma realidade, haja vista que parece ideal e assim poderá alcançar a felicidade. Esse problema é abordado em um dos episódios da série “Black Mirror”, o qual retrata uma jovem que vive em prol das validações recebidas via um aplicativo, mas não consegue encaixar-se no modelo proposto e tem sua saúde mental abalada. Dessa forma, devido à pressão social exercida sob cada pessoa, elas passam a seguir em direção às metas impostas socialmente, e não as delas mesmas. 

Por conseguinte, quando um indivíduo não consegue atingir o padrão imposto pela sociedade, ele acaba frustrando-se. Nesse sentido, o equilíbrio psicológico do sujeito é prejudicado, já que a coletividade o faz incorporar a ideia de que para o alcance do prazer individual, é preciso seguir os modelos ditados por ela. Consequentemente, os transtornos mentais como a depressão e a síndrome do pânico, além dos distúrbios alimentares, passam a ser recorrentes no corpo social do século XXI, assim como é verificado no dado da OMS, o qual revela que o Brasil possui cerca de 10% da população com o problema da ansiedade. Sendo assim, as imposições coletivas fazem com que as pessoas busquem alcançar os objetivos exigidos pelos outros, mas isso não é possível e a saúde metal acaba por ser colocada em risco. 

Diante dos argumentos supracitados, os sujeitos do século XXI estão sob constante pressão pela coletividade. Portanto, cabe ao Governo Federal, em parceria com as instituições de ensino, minimizar o cenário mencionado, por intermédio da promoção de palestras e debates lúdicos, os quais tem como temática a aceitação pessoal, além da implantação de psicólogos nas escolas, visto que os jovens são mais suscetíveis à coerção social, a fim de que a sociedade não passe a ver como necessidade o encaixe nos padrões sociais. Efetivamente, a prática do pensamento de Durkheim com relação ao tema deixará de ser recorrente na comunidade brasileira. 

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, Aemily!

    Como pedido por você, me limitarei a analisar sua redação fazendo uso apenas dos critérios de correção do ENEM, assim como suas respectivas competências. Ao final, tecerei um breve comentário do corretor, orientando mudanças e melhoras para o seu texto.

    Competência 1: Norma-Culta Padrão

    Nota: 160
    Apresenta bom domínio da norma-culta padrão, entretanto, ainda apresenta pequenos desvios da norma

    Competência 2: Abordagem do gênero, compreensão e abordagem do gênero

    Nota: 200
    Apresentou bom repertório sócio-cultural e abordou de maneira satisfatória o gênero

    Competência 3: Coerência e defesa Nota: 160
    Competência 4: Coesão e articulação Nota: 120

    Relacionou de boa forma os argumentos para defesa de sua tese, porém foi prejudicada nos usos de recursos coesivos

    Competência 5: 200
    Apresentou proposta de intervenção que contempla todos os critérios exigidos (quem, o quê, como, detalhamento e efeito).

    Nota final: 840

    Nota do corretor: atenção a norma-culta padrão e busque relacionar melhor seus tópicos frasais com suas estratégias argumentativas. Bons estudos!

    • 1
  2. Seu texto está muito bom, mas vamos focar no que pode ser aperfeiçoado.

    Primeiramente, sugiro que escreva esse texto no papel, para ter uma ideia do tamanho. Daí, se não conseguir em 29/30 linhas, tenta enxugar. Há algumas informações que estão repetidas sem necessidade.

    COMPETÊNCIA 1: 160
    Bom domínio da norma culta. Alguns desvios de escrita que podem ser evitados. Só ler redações “modelo” ajuda muito nesse sentido.

    COMPETÊNCIA 2:

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.