Na canção “Tempo Modernos”, do cantor Lulu Santos, é idealizada uma sociedade justa e sem hipocrisia. Contudo, no que tange a questão da fome, a reflexão da música não se encaixa nessa conjuntura exposta, pois visa uma deplorável desigualdade socioeconômica entre a população que não se importa com as condições do próximo. Nessa perspectiva, nota-se que a negligência governamental e o individualismo são problemáticas que devem ser combatidas.
Em primeiro plano, é importante destacar que a negligência governamental é um fator motivacional, que influencia a fome ao não contribuir significativamente para acabar com essa lacuna. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a alimentação é um direito básico e humanitário para todos. Entretanto, a fome se alastra gradativamente na sociedade, em que o Governo investe mais na exportação do que na própria importação do país, assim contém um aumento no preço dos alimentos, atingindo ainda mais a população marginalizada, que vive em situação de miséria e não tem condições econômicas para se alimentar.
Ademais, é imprescindível relatar o impacto que o individualismo exerce sobre o quesito da fome no Brasil, visto que o uso sem proveito é recorrente. Sob esse viés, o sociólogo Durkheim alega: “ O nosso egoísmo é grande parte produto da sociedade”. Nesse contexto, é notório o demasiado desperdício alimentar entre os indivíduos com situações financeiras favoráveis, que jogam fora a comida apenas por estar “velha” sem pensar em utilizá-la de outra forma, enquanto o próximo não tem nem o “privilégio” de se alimentar, contribuindo assim, com o individualismo e a desigualdade social que é fomentada, onde poucos têm muito e muitos não tem nada.
Por fim, medidas devem ser tomadas para combater esse cenário alarmante. Dessa maneira, cabe ao Governo em parceria com o Ministério da Agricultura, investir na agricultura familiar local, que é sustentável e sem agrotóxicos, por meio de verbas para a sua produção, para que ela possa se expandir. Por conseguinte, irá melhorar a economia do país e diminuir a fome, favorecendo a toda a população, gerando uma sociedade justa no que se refere a música “Tempos Modernos” de Lulu Santos.
MaiconMian
Sou iniciantes e venho estudando redação também, então vou tentar ajudar com o pouco que sei.
Achei seu texto muito coerente e gostei muito das citações, mostrou um cenário de conhecimento muito amplo. Também gostei muito da sua proposta de intervenção.
Com certeza, se for fazer enem se sairá muito bem!
Deyse33
olá. não sou muito boa em correção, mas vou corrigir com base nos meus conhecimentos.
– introdução: você utilizou tese e repertorio produtivo.
-seus dois parágrafos de argumentação estão muito bons e bem ligados, você usou bastante conectivos e de maneira correta. além disso, utilizou dois repertórios muito bem construtivos.
-sua conclusão esta completa.
-lembre-se de abordar o tema todo “A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores” e não só a fome, porque você pode perder ponto.
– não utilize ” onde” na sua redação, porque onde é adverbio de lugar. então utilize outro verbo de ligação como ” uma vez que” ou ”visto que”
c1-180
c2-160
c3-200
c4-200
c5-200
Giulianna
Olá, tudo bem? Espero que a correção te ajude de alguma forma :)
C1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal 160
C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto 160
C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 120
C4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160
C5: Elaborar proposta de intervenção, respeitando os direitos humanos 160
Total: 760
Seu texto está muito bom. Lembrando que não sou expert em correções ♥
apredizderedação
Olá, irei corrigir sua redação, espero que te ajude de alguma forma!
C1: não consegui achar nenhum erro ortográfico , creio que atingiu nota máxima. 200
C2: compreendeu a proposta de redação e não fugiu do tema. 200
C3: possui um repertorio vasto e defendeu seu ponto de vista de forma concreta.200
C4: Soube desenvolver a utilização de conectivos durante a introdução, desenvolvimento e conclusão.200
C5: Elabora uma proposta de intervenção que apresenta solução para problemática, mas faltou acrescentar um detalhamento para deixar mais completa. 160
total: 960