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A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores (MODELO ENEM)

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Na canção “Tempo Modernos”, do cantor Lulu Santos, é idealizada uma sociedade justa e sem hipocrisia. Contudo, no que tange a questão da fome, a reflexão da música não se encaixa nessa conjuntura exposta, pois visa uma deplorável desigualdade socioeconômica entre a população que não se importa com as condições do próximo. Nessa perspectiva, nota-se que a negligência governamental e o individualismo são problemáticas que devem ser combatidas. 

 

Em primeiro plano, é importante destacar que a negligência governamental é um fator motivacional, que influencia a fome ao não contribuir significativamente para acabar com essa lacuna. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a alimentação é um direito básico e humanitário para todos. Entretanto,  a fome se alastra gradativamente na sociedade, em que o Governo investe mais na exportação do que na própria importação do país, assim contém um aumento no preço dos alimentos, atingindo ainda mais a população marginalizada, que vive em situação de miséria e não tem condições econômicas para se alimentar.

 

Ademais, é imprescindível relatar o impacto que o individualismo exerce sobre o quesito da fome no Brasil, visto que o uso sem proveito é recorrente. Sob esse viés, o sociólogo Durkheim alega: “ O nosso egoísmo é grande parte produto da sociedade”. Nesse contexto, é notório o demasiado desperdício alimentar entre os indivíduos com situações financeiras favoráveis, que jogam fora a comida apenas por estar “velha” sem pensar em utilizá-la de outra forma, enquanto o próximo não tem nem o “privilégio” de se alimentar,  contribuindo assim,  com o individualismo e a desigualdade social que é fomentada, onde poucos têm muito e muitos não tem nada. 

 

Por fim, medidas devem ser tomadas para combater esse cenário alarmante. Dessa maneira, cabe ao Governo em parceria com o  Ministério da Agricultura, investir na agricultura familiar  local, que é sustentável e sem agrotóxicos,  por meio de verbas para a sua produção, para que ela possa se expandir. Por conseguinte, irá melhorar a economia do país e diminuir a fome, favorecendo a toda a população, gerando uma sociedade justa no que se refere a música “Tempos Modernos” de Lulu Santos.    

   

     

 

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4 Correções

  1. Sou iniciantes e venho estudando redação também, então vou tentar ajudar com o pouco que sei.
    Achei seu texto muito coerente e gostei muito das citações, mostrou um cenário de conhecimento muito amplo. Também gostei muito da sua proposta de intervenção.
    Com certeza, se for fazer enem se sairá muito bem!

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  2. olá. não sou muito boa em correção, mas vou corrigir com base nos meus conhecimentos.

    – introdução: você utilizou tese e repertorio produtivo.

    -seus dois parágrafos de argumentação estão muito bons e bem ligados, você usou bastante conectivos e de maneira correta. além disso, utilizou dois repertórios muito bem construtivos.

    -sua conclusão esta completa.

    -lembre-se de abordar o tema todo “A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores” e não só a fome, porque você pode perder ponto.

    – não utilize ” onde” na sua redação, porque onde é adverbio de lugar. então utilize outro verbo de ligação como ” uma vez que” ou ”visto que”

    c1-180
    c2-160
    c3-200
    c4-200
    c5-200

    • 1
  3. Olá, tudo bem? Espero que a correção te ajude de alguma forma :)
    C1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal 160
    C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto 160
    C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 120
    C4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160
    C5: Elaborar proposta de intervenção, respeitando os direitos humanos 160

    Total: 760

    Seu texto está muito bom. Lembrando que não sou expert em correções ♥

    • 1
  4. Olá, irei corrigir sua redação, espero que te ajude de alguma forma!

    C1: não consegui achar nenhum erro ortográfico , creio que atingiu nota máxima. 200
    C2: compreendeu a proposta de redação e não fugiu do tema. 200
    C3: possui um repertorio vasto e defendeu seu ponto de vista de forma concreta.200
    C4: Soube desenvolver a utilização de conectivos durante a introdução, desenvolvimento e conclusão.200
    C5: Elabora uma proposta de intervenção que apresenta solução para problemática, mas faltou acrescentar um detalhamento para deixar mais completa. 160

    total: 960

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