Aprendiz

A questão da evasão escolar no Brasil

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se possível, corrijam dando notas a cada uma das competências!

 

 

No livro Capitães da Areia, do autor modernista Jorge Amado, é exposta a vivência de Pedro Bala, um adolescente pobre e excluído da sociedade que encontra na criminalidade seu modo de sobrevivência. Nesse contexto, é possível relacionar a história do personagem com a de inúmeros jovens na atual conjuntura brasileira, tendo em vista a questão da evasão escolar e, consequentemente, a marginalização desse grupo. Dessa forma, entende-se como fatores catalisadores desse problema a falta de incentivo estatal e desinteresse dos indivíduos em estudar.

Em primeira instância, é válido destacar as mazelas acarretadas pela atuação deficitária dos órgãos governamentais. Conforme a teoria contratualista hobbesiana, é dever do Estado assegurar o bem-estar físico, mental e moral do cidadão. Sob este viés, a baixa qualidade do ensino ofertado juntamente aos problemas logísticos – infraestrutura inadequada, baixo auxílio monetário e desqualificação dos professores – caracterizam um contraste com o que foi proposto por Hobbes. Dessa maneira, denuncia-se uma situação contraditória, na qual deseja-se o fim do imbróglio mas nada é feito para alcançar esse objetivo.

Paralelamente, atenta-se ao afastamento dos jovens da escola em razão do desafeto que esse grupo tem pela instituição. Consoante a uma pesquisa realizada pelo Tribunal de Contas da União, dos quase dois milhões de adolescentes fora da escola, cerca de metade desse número não tem mais interesse em voltar a estudar. Sob essa óptica, compreende-se que esse fator se dá em virtude do desencontro entre o que é proposto no currículo escolar e o desejo de se aprender; muitas vezes a maioria dos conteúdos estudados no ensino médio não fará parte da vivência futura do indivíduo, o que possibilita os alunos a verem o estudo como “uma perda de tempo”. Assim, nota-se a necessidade de ações que revertam esse quadro.

Portanto, é mister que os entraves tangentes à questão da evasão escolar no Brasil sejam mitigados. Urge que o Estado Brasileiro, por intermédio do Ministério da Educação e sob a Lei 13.415, de 2017, propicie alterações no currículo escolar do ensino médio que visem a dinamização e eficácia do ensino, moldando o aprendizado de cada aluno com suas respectivas capacidades e objetivos, tendo como objetivo a permanência deste na escola e a melhoria na obtenção de conhecimento; além disso, é imprescindível que haja apoio monetário às instituições escolares para resolver os problemas logísticos. Assim, será evitado que muitos jovens sejam excluídos da sociedade e se tornem “Pedros Balas”.

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2 Correções

  1. BOA NOITE 🙂

    De inicio parabéns pela redação.

    # Ordem correta da introdução: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA+ PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA+ CAUSAS+ CONSEQUÊNCIAS.
    # Ordem dos dois desenvolvimentos: CONECTIVOS+ TÓPICO FRASAL+ FUNDAMENTAÇÃO+ CAUSAS+ CONSEQUÊNCIAS.
    # Ordem da conclusão: RETOMADA DA TESE+ POSSÍVEIS SOLUÇÕES COM ( AGENTE+ EFEITO+ MEIO+ EXEMPLO+ OBJETIVO).

    Correção por Competência:

    Nota 1 – 180– demonstra um bom domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
    Nota 2 – 200 – desenvolve bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    Nota 3 _200– A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
    Nota 4 –180– demonstra domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    Nota 5 – 180 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.

    Você escreve muito bem, Parabéns! Boa introdução, desenvolvimento e conclusão.

    ✓ PROCURE TAMBÉM USAR CONECTIVOS EM ABUNDÂNCIA ISSO TE AJUDARÁ MUITO, E NA CONCLUSÃO DETALHE MAIS POUCO, BUSQUE E RETOME A SUA TESE E AOS SEUS ARGUMENTOS, SEM DÚVIDA FAZENDO DESSA MANEIRA TIRARÁS NOTA MÁXIMA NA COMPETÊNCIA 5.

    > Tema muito bom, porém se tivesse argumentado um pouco mais, sem dúvida você tiraria nota alta.

    sucesso 🤗

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  2. Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita – nota 200
    A vírgula falta em alguns momentos, mas nada gritante.

    Competência 2 – compreender a proposta da redação – nota 200

    Competência 3 – coerência do texto – nota 160
    Uma dica é que você podia aprofundar mais o primeiro desenvolvimento, falar mais especificamente sobre a falta de incentivo do Estado em relação ao aluno. Sei que a falta de investimento das escolas também contribuem para a evasão, mas pareceu que algo estava faltando.

    Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos – nota 160
    Tente usar conectivos mais variados. Você usou 2 vezes o “assim” , e conectivos semelhantes como “dessa maneira/dessa forma”.

    Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado – nota 200

    Nota final: 920

    obs.: me senti como aquele professor que dá uma atenção extra e procura mais erros na redação daquele aluno que é muito bom. como seu texto foi ótimo, não achei falhas facilmente, então parabéns!!!
    ah, toda semana posto alguma redação aqui. se você se deparar com alguma minha peço que corrija, pois ficaria muito agradecida, já que você é ótima.

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