A questão da evasão escolar na sociedade brasileira

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A Constituição Federal, no artigo 6, garante o acesso à educação como um direito social, todavia nem sempre esse acesso é garantido. Porém, diferente do que foi proposto pela Constituição, é perceptível a questão da evasão escolar na sociedade brasileira, fato que impede o cumprimento dos princípios fundamentais da nação. Nesse sentido, pode-se afirmar que o vício em drogas e a desigualdade social agravam essa situação supracitada.

Inicialmente, a obtenção e uso de drogas pelos jovens podem fazer com que os mesmos percam até mesmo o interesse pela escola. Um exemplo disso foi retratado na série 13 Reasons Why, da Netflix, onde o personagem Justin Foley desenvolve depressão devido seu vício em drogas, e logo em seguida abandona a escola. Analogamente à obra, a juventude que não reconhecer a dependência em narcóticos estará longe de se livrar do problema abordado. Nessa perspectiva, a continuidade do problema referente à dependência em entorpecentes dificulta a erradicação da evasão escolar.

Em segunda análise, cabe ressaltar que a desigualdade social é um forte empecilho para a resolução do problema. No filme 2 Filhos de Francisco, que conta a história de Zezé de Camargo e Luciano, os dois personagens precisam largar os estudos para ajudar o pai, que é agricultor. Nesse panorama, em busca de melhores condições de vida muitos começam a trabalhar e largam a escola. Desse modo, a igualdade social é fundamental para a interrupção do cenário desigual que impera no Brasil contemporâneo.

Infere-se, portanto, que os entraves da evasão escolar na sociedade brasileira precisam ser desfeitos. Para tanto, cabe o Ministério da Saúde a promoção de campanhas contra o uso de drogas na juventude por meio das mídias televisivas, as quais serão exibidas em horários de pico a fim de trazer maior conscientização por parte da população. Além disso, cabe ao Ministério do Trabalho a oferta de empregos para pessoas pobres a fim de tirá-las dessa situação de vulnerabilidade. A partir dessas ações, haverá a promoção de um país mais democrático em seu real significado.

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3 Correções

  1. Olá, meus comentário estão ao longo do seu texto entre chaves “[]”.

    A Constituição Federal, no artigo 6, garante o acesso à educação como um direito social, todavia nem sempre esse acesso é garantido. Porém [vc usou duas conjunções adversativas, então parece q vc ta discordando do q vc acabou de dizer], diferente do que foi proposto pela Constituição, é perceptível a questão da evasão escolar na sociedade brasileira, fato que impede o cumprimento dos princípios fundamentais da nação. Nesse sentido, pode-se afirmar que o vício em drogas [A1] e a desigualdade social [A2] agravam essa situação supracitada.

    Inicialmente, a obtenção e uso de drogas pelos jovens [retomada do A1] podem fazer com que os mesmos percam até mesmo o interesse pela escola. Um exemplo disso foi retratado na série 13 Reasons Why, da Netflix, onde o personagem Justin Foley desenvolve depressão devido [“ao”] seu vício em drogas, e logo em seguida abandona a escola. Analogamente à obra, a juventude que não reconhecer a dependência em narcóticos estará longe de se livrar do problema abordado. Nessa perspectiva, a continuidade do problema referente à dependência em entorpecentes dificulta a erradicação da evasão escolar.

    Em segunda análise, cabe ressaltar que a desigualdade social [retomada do A2] é um forte empecilho para a resolução do problema [evite generalizações]. No filme 2 Filhos de Francisco [coloque entre aspas], que conta a história de Zezé de Camargo e Luciano, os dois personagens precisam largar os estudos para ajudar o pai, que é agricultor. Nesse panorama, em busca de melhores condições de vida muitos começam a trabalhar e largam a escola. Desse modo, a igualdade social é fundamental para a interrupção do cenário desigual que impera no Brasil contemporâneo. [a construção ” a igualdade é necessária para interrupcção do cenário desigual” não ficou boa]

    Infere-se, portanto, que os entraves da evasão escolar na sociedade brasileira precisam ser desfeitos [ótima retomada do tema]. Para tanto, cabe o Ministério da Saúde [agente] a promoção de campanhas contra o uso de drogas na juventude [ação] [use vírgula aqui] por meio das mídias televisivas, as quais serão exibidas em horários de pico [detalhamento] a fim de trazer maior conscientização por parte da população [finalidade]. Além disso, cabe ao Ministério do Trabalho [agente] a oferta de empregos para pessoas pobres [ação] a fim de tirá-las dessa situação de vulnerabilidade [finalidade]. A partir dessas ações, haverá a promoção de um país mais democrático em seu real significado. [vc não fez antes essa ligação entre democracia e evasão escolar, cuidado!] [obs: não sei dar notas kkkk]

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  2. Na conclusão acho que faltou explicar como exatamente a escola e o Ministério da educação poderiam reverter a situação e se a comunidade local poderia fazer alguma coisa além de dar mais alguns argumentos, para passar mais segurança no texto. Fora isso, está muito boa sua redação, gostei da inter-relação entre a série, o filme e a Constituição .

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  3. — Sou novato aqui, mas espero que te ajude

    Na introdução você utilizou o “vicio em drogas” como argumento, eu achei um pouco vago. Eu teria usado a “Necessidade de ingressar cedo no mercado de trabalho” como primeiro argumento, ou até “Gravidez não planejada na adolescência”. O segundo argumento ficou bom, você poderia ter aliado o vício em entorpecentes com esse (2°) argumento em algum parágrafo do desenvolvimento.

    No (1°) parágrafo de desenvolvimento jáexpôs o primeiro argumento, corretamente.
    Também fez um bom embasamento do argumento usando a série da Netflix.
    Acho que você tinha que ter se aprofundado um pouco mais sobre o argumento.
    Bom fechamento do parágrafo.

    No (2°) parágrafo de desenvolvimento eu teria começado com o conectivo “Ademais” ou “Além disso”, mas é gosto pessoal.
    Outro bom embasamento usando o filme: “Dois filhos de Francisco”.
    Novamente eu achei que faltou um melhor aprofundamento do argumento.
    Bom fechamento do parágrafo.

    Na conclusão, gostei do primeiro conectivo.
    Usou corretamente a retomada dos problemas para solucioná-los.
    Mas eu achei que a sua proposta de intervenção está um pouco rasa, não achei as soluções concretas para solucionar os problemas.
    Bom fechamento do parágrafo.

    — Analisando as cinco competências acho que a sua redação chega aos 800 pontos.

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