<span;>No curta “Ilha das Flores”, do diretor João Furtado, é abordada a trajetória de um tomate a partir de sua colheita até o seu descarte. Por ser inútil à produção de molho o tomate é jogado no lixo, sendo posteriormente, utilizado para alimentação de porcos, e quando tidos como inadequados para os animais, podem ser resgatados pelas famílias necessitadas. Assim, Ilha das Flores retrata o atual cenário de
<span;>desigualdade social, que é causada principalmente pelo ideal individualista da sociedade e pela carência de atuação estatal.
<span;>Em primeira análise, vale ressaltar que a desigual divisão do capital e o egoísmo da população abastada influenciam negativamente nas desigualdades. Dessa forma, o incentivo capitalista à competição e ao individualismo, que favorecem os mais ricos em detrimento das camadas mais pobres, acarretam processos como a favelização, marginalização, o desemprego e a miséria, além da precariedade da saúde e o agravamento da violência urbana, desumanizando os mais carentes. Esse cenário é semelhante ao defendido pelo teórico Rousseau, em que as disparidades baseiam-se na noção de prosperidade e riqueza particulares. Evidenciando assim, que as relações impiedosas criadas pelo consumo impedem uma grande parcela da população de usufruírem de seus direitos básicos.
<span;>Em segundo plano, os escassos programas governamentais para combater as desigualdades agravam a problemática. Ademais, por não haverem projetos de distribuição de renda e assistência médica, além da falta de acesso aos serviços básicos, a população fica a mercê da pobreza e da miséria. Portanto, o Estado torna-se uma Instituição Zumbi, descrita pelo teórico Zygmunt Bauman, em que os órgãos públicos vão em contraponto ao previsto pela Constituição de 1988, que assegura os direitos básicos da população, isentando-se da responsabilidade de garantia dos direitos civis. Deixando claro portanto, que as ações feitas pelo poderio ainda são mínimas para extinguir a desarmonia social.
<span;>Diante do exposto, fica evidente que a prioridade aos interesses particulares e a ineficiência das entidades públicas são os maiores impasses à igualdades social. Sendo assim, cabe ao Ministério Público, promover políticas de assistência social e saneamento básico, mediante o repasse de verbas para o proporcionamento de um bom atendimento público de saúde, de uma educação igualitária e da distribuição mínima de renda para as famílias mais carentes, estabelecendo assim os direitos públicos e garantindo assistência aos desabastados. Em suma, o Ministério da Economia deve atuar na criação de um projeto de geração de empregos direcionados exclusivamente para os mais carentes, possibilitando o acréscimo na renda e distanciando o Brasil da realidade de Ilha das Flores.
</span;></span;></span;></span;></span;>
[email protected]
Oi bom dia. Muito boa redação PARABÉNS. A introdução foi bem explicada com o uso de uma obra, que a partir dela desenrolou se toda as sua tese. Já no desenvolvimento o emprego de autoridades foi muito bem colocado dando veracidade ao seu texto, além também da citação de ministérios do governo foi muito boa pois você colocou mais de um mostrando seu domínio no assunto. No mais, meus parabéns novamente continue sempre assim e você conquistará seus sonhos!! Deus te abençoe muito!!!!!
Irismattos
Introdução: muito bem! Você apresentou bem o repertório, relacionou com o tema adequadamente e antecipou os seus argumentos. Parabéns!
Obs. Na linha 4 deve haver vírgula após “molho”.
D1: Muito bom! Sua argumentação está ótima! Mas evite o uso do gerúndio, como na linha 10 do seu desenvolvimento, a palavra “desumanizando”, você poderia usar o conectivo “o que” para remover esse gerúndio, exemplo: “(…), o que desumaniza os mais carentes.”
D2: na linha 13 do seu segundo desenvolvimento deve haver vírgula antes de “portanto”. Você argumentou bem e relacionou bem o repertório com a problemática, porém procure utilizar palavras com mais juízo de valor em seu texto para mostrar mais a sua argumentação.
Conclusão: Muito bem! Sua conclusão apresentou todos os elementos.
Na penúltima linha do seu texto você apresentou uma palavra com gerúndio novamente.
Por fim, é nítido que sua escrita é muito boa porém há aspectos que devem ser melhorados, principalmente em relação a Competência 1. Para melhorar essa competência eu indico que você deve utilizar em seu texto travessões e dois pontos, além de evitar o uso de gerúndio e prestar mais atenção na utilização da vírgula.
C1-120
C2-160
C3-160
C4-200
C5-200
Total-840, parabéns!