A questão da amamentação em público

  • 1

Segundo o Estatuto da Criança e do adolescente, no artigo 9-A é assegurado a lactante o direito de amamentar a criança em todo e qualquer ambiente, público ou privado, ainda que estejam disponíveis locais para a prática. Porém, na realidade não é como, de fato, ocorre, tendo em vista que no período atual, o ato de amamentar ainda é discriminado e visto de maneira malpropícia pela civilização, sendo motivado pela maneira como a sociedade foi educada, desenvolvendo uma visão negativa de algo que necessita ser naturalizado.

Em primeiro plano, é válido ressaltar que as raízes do preconceito sofrido por mulheres ao amamentar em público são fundamentadas pela ideologia machista e conservadora. Isto porque, subconscientemente, a mulher é julgada como sendo um objeto sexual, rotulando portando, a ação de mostrar seus seios em público como imoral, inapropriado e nojento. Deveras, este gesto é responsável por inúmeros casos de constrangimento, evidenciando o problema na sociedade atual.

Segundamente, é importante pontuar que conforme indicado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), 36,6% das crianças com até 6 meses recebem exclusivamente leite materno. Concomitantemente, em contrapartida, de acordo com a Pesquisa Global Lasinoh do Aleitamento Materno, 40% das mulheres entrevistadas disseram tem sido criticada por realizar o processo de lactação em público, um ato incabível, uma vez que é uma ação necessária para o desenvolvimento humano.

Destarte, para combater este problema social, é necessário que ações concretas sejam realizadas. Portanto, o poder legislativo deve, por meio de leis promover a multa para pessoas que discriminem e hajam de modo desrespeitoso com mulheres ao amamentar em público, com o fito de amenizar os índices de constrangimento com estes indivíduos. Desta forma, o processo de lactação poderá ser, gradativamente, naturalizado e a frase “ordem e progresso” marcada na bandeira nacional será factual.

Compartilhar

5 Correções

  1. INTRODUÇÃO:
    ▪︎Segundo o Estatuto da Criança e do adolescente, no artigo 9-A é assegurado a lactante o direito de amamentar a criança em todo e qualquer ambiente, público ou privado, ainda que estejam disponíveis locais para a prática. Porém, na realidade não é como, de fato, ocorre, tendo em vista que no período atual, o ato de amamentar ainda é discriminado e visto de maneira malpropícia pela civilização, sendo motivado pela maneira como a sociedade foi educada, desenvolvendo uma visão negativa de algo que necessita ser naturalizado.

    OBS:
    ▪︎(adolescente) é com letra maiúscula, uma vez que ainda faz parte do nome do Instituto.
    ▪︎Ausência de crase em (assegurado a lactante).
    ▪︎(Porém, na realidade não é como, de fato) sem coerência. Afetou a competência 3.
    ▪︎Cadê a tese ?

    DESENVOLVIMENTO 1:
    ▪︎Em primeiro plano, é válido ressaltar que as raízes do preconceito sofrido por mulheres ao amamentar em público são fundamentadas pela ideologia machista e conservadora. Isto porque, subconscientemente, a mulher é julgada como sendo um objeto sexual, rotulando portando, a ação de mostrar seus seios em público como imoral, inapropriado e nojento. Deveras, este gesto é responsável por inúmeros casos de constrangimento, evidenciando o problema na sociedade atual.

    OBS:
    ▪︎Ausência de vírgula depois de (rotulando).
    ▪︎Senti falta de conectivos.
    ▪︎Poderia ter argumentado mais, o ideal é 4 períodos nos parágrafos de desenvolvimentos.

    DESENVOLVIMENTO 2:
    ▪︎Segundamente, é importante pontuar que conforme indicado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), 36,6% das crianças com até 6 meses recebem exclusivamente leite materno. Concomitantemente, em contrapartida, de acordo com a Pesquisa Global Lasinoh do Aleitamento Materno, 40% das mulheres entrevistadas disseram tem sido criticada por realizar o processo de lactação em público, um ato incabível, uma vez que é uma ação necessária para o desenvolvimento humano.

    OBS:
    ▪︎Ausência de vírgula depois de (pontuar).
    ▪︎Ausência de vírgula depois de (crianças).
    ▪︎Ausência de vírgula depois de (6 meses).
    ▪︎Erro de concordância em (disseram tem sido criticadas) o correto (disseram terem sido criticadas).
    ▪︎Você colocou 2 dados em um só parágrafo de desenvolvimento, isso não é legal.
    ▪︎Poderia ter argumentado mais ao invés de trazer 2 dados.

    CONCLUSÃO:
    ▪︎Destarte, para combater este problema social, é necessário que ações concretas sejam realizadas. Portanto, o poder legislativo deve, por meio de leis promover a multa para pessoas que discriminem e hajam de modo desrespeitoso com mulheres ao amamentar em público, com o fito de amenizar os índices de constrangimento com estes indivíduos. Desta forma, o processo de lactação poderá ser, gradativamente, naturalizado e a frase “ordem e progresso” marcada na bandeira nacional será factual.

    OBS:
    ▪︎Repetição de (portanto) um no D1 e outro aqui na conclusão. Isso afeta a competência 4.
    ▪︎Ausência de vírgula depois de (por meio de leis).
    ▪︎Inverta a frase (o poder legislativo deve, por meio de leis promover a multa para pessoas que discriminem e hajam de modo desrespeitoso com mulheres ao amamentar em público) faça assim: (o poder legislativo deve promover a multa […] ao amamentar em público. Isso pode ser feito por meio…
    ▪︎Poderia ter detalhado mais essa sua solução.

    NOTA:
    C1: 140
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 160
    TOTAL: 780

    Qualquer coisa estou à disposição.

    • 1
  2. Oie, tudo bom?
    Então, eu vejo que você tem uma estrutura textual em mente, só falta a adição de mais detalhes e especificidades
    -Introdução: existem alguns erros gramaticais, mas são poucos, mais questão de acentuação. O seu repertório poderia ser melhor introduzido, porém está claro que você é a favor da naturalização da amamentação em público.
    -Desenvolvimento: eu senti falta de algo que embasasse seu posicionamento, não encontrei repertório. Descrever o que acontece no dia a dia não é considerado um repertório, é mais enquadrado como senso comum. Adicione um repertório produtivo e pertinente. No segundo parágrafo, você apresenta um repertório pertinente. Porém logo no período seguinte você usa dois conectivos e isso deixa a leitura meio estranha, tire o concomitantemente, deixa apenas o em contrapartida. Ele se encaixa melhor sozinho. Nesse parágrafo, você usou dois repertórios, poderia ter feito uma divisão, seu primeiro parágrafo de desenvolvimento ficou sem nenhum repertório, enquanto o segundo possui dois repertórios que são pertinentes, mas não foram trabalhados completamente, ou seja, não foram produtivos, só foram colocados lá. Eles precisam ser destrinchados, entende? Existem também uma quantidade maior de erros gramaticais.
    -Conclusão: a tese foi retomada, tudo ok. Na intervenção, o Poder Legislativo deve ser sempre escrito em letra maiúscula. Existem inadequações no uso da vírgula. Você apresentou todos os elementos, mas não detalhou nenhum deles, na próxima tente detalhar o seu agente, por exemplo, ” o Poder Legislativo, órgão de imprescindível importância para a elaboração e o funcionamento do Estado, deve…”. A progressão da intervenção também está confusa, isso prejudica muito a questão da coerência do seu texto. E no final, após a finalidade, você adicionou um repertório que não foi citado nenhuma vez anteriormente, enquanto o repertório que você citou na introdução ficou sem ser retomado.
    *** – S e m p r e que você colocar um repertório na introdução, você não pode deixar de trabalhá-lo. Normalmente, as redações nota mil sempre retomam ele no final da conclusão, seria no lugar dos seu repertório da bandeira nacional. Mas fica a seu critério, eu já retomei ele no desenvolvimento e não tive problemas.
    Bons estudos!

    • 3
  3. Olá!
    Seu projeto de texto é bem estruturado, 4 parágrafos.
    Na introdução, você poderia ter isolado o artigo com uma vírgula, senti falta da tese.
    No D1, você poderia ter colocado algum dado estatístico para afirmar ou comprovar o seu argumento.
    No D2, teve muita informação e a sua insenção da argumentação.
    Na conclusão, teve agente, ação, finalidade e meio, mas faltou detalhamento. Seu último período sobre a frase da bandeira ficou avulso.
    No mais, você cita o estatuto da criança, o que é inteligentissímo, cita a pesquisa sobre amamentação, plausível. Em minha opinião se você aderir aos fatos históricos ou às outras áreas seria interessante.
    Seu texto é muito bom, apenas precisa de alguns retoques.
    Espero ter ajudado!

    • 1
  4. Sua redação é boa, entretanto ocorreu desvio do tema. Senti falta do seu posicionamento a respeito do tema abordado

    Sua introdução é muito boa, porém sua proposta de intervenção precisa de melhorias, (agente, ação, meio e finalidade)

    O tema escolhido é muito bom, com bastante questionamentos sobre, tenho certeza que tu consegue fazer uma melhoria nele

    Mas a sua redação tá boa , parabéns!!!!

    • 1
  5. Hum, como posso aborda… Ah! Vamos lá. Um belo tema se me permite comenta. Sua redação é boa, mas não é objetivo. Senti falta de um direcionamento.

    Vamos começar pela introdução: ela é boa, a referência também é boa. Contudo, você se desvio do tema. Como posso explicar melhor, você não se posicionou a respeito do tema.. Então, meio que fiquei… Existe obstáculo para a prática de amamentação em público? Se sim, quais?

    Mais tá boa a redação. Continue praticando!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.