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A Questão da Adoção de Crianças e Adolescentes no Brasil

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No seriado “The Umbrella Academy”, o bilionário Sir Reginald Hargreeves decide adotar 7 crianças com superpoderes e treiná-las para combaterem o crime, o que só foi possível graças à sua influência e seu alto poder aquisitivo. Fora da ficção, o processo adotivo de crianças e adolescentes no Brasil não é tão simples como na série, em consequência disso enfrenta desafios a serem combatidos. Essa realidade se deve, essencialmente, a alta burocracia e a exigência dos candidatos a pais.

De início, evidencia-se por parte do Governo Federal, a ausência de políticas públicas para diminuir a burocracia e facilitar a adoção. Segundo o pensador inglês Thomas Hobbes, o papel do Estado é garantir o bem-estar social. No entanto, o pensamento de Hobbes não é exercido na prática, visto que há muita burocracia e se leva muito tempo até ser concretizada, como por exemplo a procura dos parentes biológicas autorizada pelo juíz, o que já leva muito tempo. Nesse sentido, desestimula muitos e dificulta o processo adotivo no Brasil.

Ademais, a exigência dos candidatos a pais por um modelo ideal corrobora o agravamento da problemática. De acordo com o princípio de Isonomia, todos são iguais perante a lei. Entretanto, existe uma certa desigualdade na busca por um filho adotivo, como dar preferência a bebês ou crianças e adolescentes sem nenhum tipo de deficiência física e mental. Desse modo, diminui-se as chances de muitos jovens serem adotados.

Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para resolver o impasse. Assim, cabe ao Governo Federal, instância máxima do Poder Executivo, facilitar o processo de adoção no país, por meio da diminuição no número de especificações com projetos de leis aprovados no Congresso, a fim de aplicar o ideal de Hobbes no hodiérnio. Além disso, o Governo também deve criar e divulgar campanhas de adoção, por intermédio de plataformas televisivas e digitais como “Facebook” e “Instagram”, com o intuíto de igualar as oportunidades de adoção a todos.

PS: Se puderem por favor façam correção modelo ENEM, mas se não saiba que todo tipo de ajuda será bem vinda❤

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4 Correções

  1. Oi, Yago! Parabéns pela escolha do tema, bem relevante.

    Uma sugestão: a meu ver, o repertório utilizado na introdução não contribui com informações relevantes para a defesa da sua tese, ou seja, não agrega valor à discussão levantada em sua redação. O único elemento em comum é a questão da adoção, o que não é suficiente.

    Nós da EscreverOnline realmente somos chatos com essa questão de repertório, mas é pro seu bem! rsrs

    Pra te ajudar, separei esse texto aqui do nosso blog pra você ler. Veja como é algo que levamos muito a sério: ele foi publicado em 2012, mas ainda é super atual, pois o problema que identificamos no texto ainda é extremamente recorrente nos dias de hoje!

    Link do texto:
    https://www.escreveronline.com.br/citar-ou-nao-eis-a-questao

    Bons estudos! :)

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  2. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita: 160
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista:200
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação:180
    Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural:180

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  3. Olá,
    Ótimo texto, tema atual e interessante.
    Com relação à correção,
    Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua Portuguesa
    – 140 –
    Competência 2 : Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
    – 160 –
    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    – 200 –
    Competência 4: Demonstrar conhecimentos dos mecanismos necessários para a construção da argumentação
    – 200 –
    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
    – 160 –
    Comentário :
    Ótimo texto, o tema foi bem abordado com referências atuais e clássicas. Procure apenas melhorar sua ortografia e concordância.
    PS.1.: Esse texto tem mesmo 30 linhas?
    PS.2.: Gosto muito dessa série, o contexto se encaixa muito bem… Parabéns!

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  4. A redação está ótima, a introdução está bem clara e vc já apontou os temas discutidos no decorrer, gostei também dos argumentos, a norma culta foi usada corretamente, para mim a redação está simples e com tudo que é necessário, eu utilizo essa estrutura também, então não identifiquei muitos erros, acredito que chegue perto de 800 a 850 pontos, parabéns

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