Segundo o filósofo grego, Platão, em relação à vida de todas as pessoas de diferentes idades, “O importante não é só viver, mas viver bem”. Entretanto, há um prejuízo na qualidade de vida, principalmente, de crianças e adolescentes em situação de adoção no Brasil. Desse modo, a preferência por crianças mais novas e o lento processo adotivo corroboram a complexibiliade da questão da adoção na sociedade.
Diante desse cenário, vale ressaltar que a preferência dos adotantes por crianças mais novas dificultam a adoção no corpo social brasileiro. De acordo com Nelson Mandela, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1993, “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, e isso confirma a necessidade de oferecer educação de qualidade para a juventude em idade escolar. No entanto, para os adolescentes moradores de abrigos e orfanatos, esses acessos não estão disponíveis, pois não recebem atenção adequada, nem são preferência para a adoção pelas famílias, devido à faixa etária.
Outrossim, o processo lento adotivo também é um dos fatores que atrapalham o exercício da adoção na sociedade brasileira, porque algumas famílias acabando desistindo por causa da demora. Conforme o Cadastro Nacional de Adoção, apenas 12,2% das crianças abrigadas no país estavam registradas para serem adotadas, isso diminui o número de indivíduos para a adoção e torna o processo ainda mais lento. Apesar de terem sido sancionadas leis para acelerarem a atividade adotiva no Brasil, o impasse persiste, pois o processo judiciário é demorado, nem todas as crianças e adolescentes estão no cadastro de adoção e os adotantes têm preferência por crianças sem comorbidades e filhas únicas.
Portanto, urge que a mídia, enquanto instrumento importante para a divulgação massiva de informações, promova campanhas de incentivo à adoção, por meio de compartilhamentos nas redes sociais, a fim de reduzir a preferência por crianças menores durante a atividade adotiva. Ademais, o Ministério da Justiça deve diminuir o tempo no processo adotivo, por meio do desenvolvimento de leis sobre o assunto em questão no Brasil, com a contratação de profissionais que trabalhem na área com mais efetividade, com o intuito de evitar a desistência das famílias. Espera-se com isso, garantir uma boa qualidade de vida para essas crianças e adolescentes como citava Platão.
Smirna
C1: 80
Fora alguns erros de pontuação, o maior problema foi o uso de “Complexibilidade”, essa palavra basicamente não existe.
Como não existe ‘complexível’, mas ‘complexo’, o substantivo que designa a qualidade relativa a esse adjetivo é ‘complexidade’ e não ‘complexibilidade’.
Outrossim, foi muito redundante na escrita, repetindo as mesmas frases inúmeras vezes ao longo do texto. Por exemplo, no 3° parágrafo repetiu-se três vezes que “a adoção é um processo lento”, mudando apenas a ordem dos termos.
C2: 80
Embora tenha se atado ao estilo de texto dissertativo argumentativo, você se desviou muito na sua argumentação.
Basicamente, seu 2° parágrafo pode ser retirado por completo sem afetar o restante do texto, uma vez que traz consigo informações que você não citou anteriormente e nem voltou a mencionar na conclusão.
C3: 120
Trouxe citações e uma referência, isso fortaleceu sua argumentação. Contudo, cometeu um equivoco ao alegar que “os adotantes têm preferência por crianças sem comorbidades e filhas únicas”, sem ao menos indicar uma fonte de onde tirou esse argumento.
C4: 120
Novamente, a redundância na escrita, repetindo diversas vezes a mesma coisa, prejudicou sua leitura. Por exemplo:
Adoção – 9 vezes (4 no mesmo parágrafo, 2 em outro e mais 2 em outro)
Processo – 5 vezes (3 no mesmo parágrafo e no mesmo recorte “processo lento”)
Crianças – 8 vezes (3 no mesmo parágrafo, 2 em outro e mais 2 em outro)
A repetição é perdoada em certos casos, mas até nesses existe um limite. No seu caso, você ultrapassou de forma negativa esse limite.
Contudo, fez bom uso dos conectivos. Parabéns por isso.
C5: 120
Portanto, urge que a mídia, enquanto instrumento importante para a divulgação massiva de informações, promova campanhas de incentivo à adoção, por meio de compartilhamentos nas redes sociais, a fim de reduzir a preferência por crianças menores durante a atividade adotiva. Ademais, o Ministério da Justiça (AGENTE) deve diminuir o tempo no processo adotivo (AÇÃO), por meio do desenvolvimento de leis sobre o assunto em questão no Brasil, com a contratação de profissionais que trabalhem na área com mais efetividade (MODO), com o intuito de evitar a desistência das famílias (EFEITO). Espera-se com isso, garantir uma boa qualidade de vida para essas crianças e adolescentes como citava Platão (DETALHAMENTO).
Embora sua conclusão apresente os 5 elementos essenciais, devo pontuar que ‘MÍDIA” não pode ser entendido como um agente, uma vez que é um meio de comunicação. Assim, caso considere a mídia como um agente, as redes sociais também deveriam ser, o que também é inviável.
Nesse sentido, sugiro que reescreva sua conclusão, colocando como responsabilidade do Ministério da justiça, a obrigação de usar a mídia como um meio de transmissão da campanha de adoção.
Outrossim, cuidado, considerei a criação de leis, mesmo que no parágrafo anterior você tenha citado que as leis já existam. Nesse caso, seria mais lógico assegurar a efetividade das leis já existentes.
TOTAL: 520
Gildeanerose
Boa tarde
Introdução
Segundo o filósofo grego,(1) Platão, em relação à vida de todas as pessoas de diferentes idades, “O importante não é só viver, mas viver bem”. Entretanto, há um prejuízo na qualidade de vida, principalmente, de crianças e adolescentes em situação de adoção no Brasil. Desse modo, a preferência por crianças mais novas e o lento processo adotivo corroboram a complexibiliade(2) da questão da adoção na sociedade.
1- Vírgula (Retirar)C1
2- Não existe complexibiliade ou complexibilidade. O correto seria complexidade.C1
Desenvolvimento 1
Diante desse cenário, vale ressaltar que a preferência dos adotantes por crianças mais novas dificultam(3) a adoção no corpo social brasileiro.(1) De acordo com Nelson Mandela, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1993, “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, e isso confirma a necessidade de oferecer educação de qualidade para a juventude em idade escolar(2). No entanto, para os adolescentes moradores de abrigos e orfanatos, esses acessos não estão disponíveis, pois não recebem atenção adequada, nem são preferência para a adoção pelas famílias, devido à faixa etária.
1- Ausência de conectivo- Ex: No que se refere a isso,… C4
2- Incoerência- Você trouxe um citação que não se relaciona com o seu argumento e com o tema, essa relação você tem que estabelecer na sua contextualização, só que talvez por ser uma alusão que não tem muito sentido com o argumento você tenha se perdido na contextualização. Então, eu lhe indico ou procurar uma citação que se relacione mais com o argumento e com o tema, ou desenvolver mais. Na sua contextualização, por exemplo, você ressaltou mais o assunto da citação(educação) do que o tema e/ou o argumento.C3 E C2
3-Concordancia- Correto no singular.C1
Desenvolvimento 2
Outrossim, o processo lento adotivo também é um dos fatores que atrapalham o exercício da adoção na sociedade brasileira, porque algumas famílias acabando desistindo por causa da(1) demora. (2)Conforme o Cadastro Nacional de Adoção, apenas 12,2% das crianças abrigadas no país estavam registradas para serem adotadas, isso diminui o número de indivíduos para a adoção e torna o processo ainda mais lento. (3)Apesar de terem sido sancionadas leis para acelerarem a atividade adotiva no Brasil, o impasse persiste, pois(4) o processo judiciário é demorado, nem todas as crianças e adolescentes estão no cadastro de adoção e os adotantes têm preferência por crianças sem comorbidades e filhas únicas.
1- Expressão prolixa-“por causa do…”- Correto- Devido a… C1
2-Ausência de conectivo- Ex: No que concerne…C4
3-Ausência de conectivo- Ex: Nesse sentido…C4
4-Vírgula- Correto “…,pois,…”C1
Conclusão
Portanto, urge que a mídia, enquanto instrumento importante para a divulgação massiva de informações, promova campanhas de incentivo à adoção,(1) por meio de compartilhamentos nas redes sociais, a fim de reduzir a preferência por crianças menores durante a atividade adotiva. Ademais, o Ministério da Justiça deve diminuir o tempo no processo adotivo, por meio do desenvolvimento de leis sobre o assunto em questão no Brasil, com a contratação de profissionais que trabalhem na área com mais efetividade, com o intuito de evitar a desistência das famílias. Espera-se com isso, garantir uma boa qualidade de vida para essas crianças e adolescentes como citava Platão.
1-Vírgula- Correto(Retirar)C1
AGENTE OK
AÇÃO OK
MODO OK
DETALHAMENTO OK
EFEITO OK.
C1 160
C2 160
C3 160
C4 160
C5 200
840. Parabéns!!!
OBS: SENTI FALTA DA RETOMADA DO TEMA E DE ALUSÕES QUE SE RELACIONAM COM OS ARGUMENTOS E/OU TEMA, VOCÊ TROUXE APENAS UMA, NO CASO, SOMENTE, O DADO ESTATISTICO. POR ISSO TIREI PONTO NO C2 E C3.