O programa ”Quilos Mortais” é uma iniciativa médica, a qual pessoas obesas procuram perder peso para então fazer uma cirurgia de redução de gordura. Analogamente, é possível comparar esse com o atual cenário brasileiro em que a população infelizmente tem se preocupado em culpar médicos e empresas de ”fast foods” por terem supostamente aumentado o peso das pessoas. Entretanto, é importante apontar que os cidadãos brasileiros têm engordado não só pelo consumo excessivo de comidas processadas , mas também pela negligência da população para com a própria saúde.
Em primeiro plano, a alimentação, que deveria ser o principal foco dos cidadãos, lamentavelmente está se torna um obstáculo pelo consumo demasiado de comidas industrializadas. De acordo com o documentário ”Super Size Me”, o apresentador Morgam Spurlock comprova que em três meses uma alimentação composta apenas por ”fast foods” causa problemas respiratórios, circulatórios e até mesmo sexuais. Nesse sentido, a população atual inaceitavelmente opta por comer alimentos mais rápidos, práticos e baratos devido a correria dos dias de trabalho, mesmo que o alimento não seja recomendado.
Seguidamente, os cidadãos decidem não passar por consultas médicas especializadas para melhorar a alimentação e ignoram o próprio estado físico que se torna crítico. Segundo o canal ”TV Cultura”, 1 em cada 3 pessoas recusam o acompanhamento de nutricionistas e futuramente desenvolvem doenças relacionadas ao peso. Portanto, se vê que há uma certa ignorância das pessoas, pois sem o acompanhamento profissional se alimentam de forma irregular , já que não sabem a forma adequada de se manter saudável e assim ocorre o aparecimento de novas doenças , como hipertensão e diabetes.
Com vista no que foi mencionado, é inaceitável que a população continue prejudicando a própria saúde. Desse modo, o Ministério da Saúde deve criar um programa de saúde e nutrição com o intuito de conscientizar a população sobre a problemática. Assim, o programa passará ensinamentos sobre a alimentação em palestras e campanhas que serão investidas por meio de verbas governamentais. Por fim , será possível melhorar a saúde alimentar da população , que é responsável por suas decisões alimentares, e evitar o que ocorra o mesmo que ocorre no programa ”Quilos Mortais”.
A.009
Boa noite, Bárbara! Tudo bem?
Gostei bastante do seu texto, achei ele bem completo, principalmente a conclusão. As únicas ressalvas que tenho são em relação à pontuação (há períodos muito longos na sua redação como “Analogamente, é possível comparar esse com o atual cenário brasileiro em que a população infelizmente tem se preocupado em culpar médicos e empresas de ”fast foods” por terem supostamente aumentado o peso das pessoas.” que apresentaram carência de vírgulas, por exemplo) e ao seu 3° parágrafo (quando você citou a TV Cultura, faltou especificar qual reportagem, quem realizou a pesquisa, quando foi realizada… e eu também senti falta de alguns dados concretos, principalmente sobre o aumento ou diminuição da incidência de doenças provocadas pelo sedentarismo e/ou obesidade).
Espero que tenha te ajudado de alguma forma, boa noite!
zacarias01
Gostei da sua redação, daria uns 700 pontos, por mais que eu não saiba se vale isso mesmo, pode valer mais. Assim, o seu ponto de vista está adequado e sua escrita está boa. Além disso, tem bons conectivos e bons exemplos. Os tópicos estão bem divididos e não tenho nenhuma crítica ruim a fazer.
Laízasilvadejesus
Gostei da sua redação, daria uns 700 pontos, por mais que eu não saiba se vale isso mesmo, pode valer mais. Assim, o seu ponto de vista está adequado e sua escrita está boa. Além disso, tem bons conectivos e bons exemplos. Os tópicos estão bem divididos e não tenho nenhuma crítica ruim a fazer.