Desde o surgimento da agricultura na Mesopotâmia, a utilização da água possuía um papel fundamental nas atividades humanas. Apesar de sua devida importância, sabe-se que no Brasil, este recurso não é devidamente zelado, sofrendo constantemente com a má gestão e diminuição da sua qualidade.
As estações de tratamento de água (ETA), são responsáveis pelo trabalho de enviar à população, água com boa qualidade ao consumo. Apesar disso, uma significativa parcela dos brasileiros não possui acesso à água tratada. A negligência ao artigo da Constituição Federal de 1988 que define a água como direito fundamental à todos, é totalmente ignorada pela elite governante, tendo em vista que as classes mais pobres são as que mais sofrem com a violação desses direitos.
As atividades industriais e o agronegócio, impactam profundamente na questão dá água e burlam leis e decretos ambientais para seus próprios benefícios. O sociólogo brasileiro Betinho, disse uma vez que “um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência; muda sim pela sua cultura”, e a visão da “elite faz suas próprias leis” parece ter-se aculturado.
Portanto, indubitavelmente, faz-se necessária a implantação de uma política governamental que priorize o acesso à água potável pelos mais pobres e de uma fiscalização eficiente para preservar os rios e lagos dos impactos industriais para que, assim, as barreiras entre a elite e o proletariado sejam rompidas e o acesso aos recursos hídricos sejam usufruídos com responsabilidade.
Samara@$
Oii, beleza ? você escreveu super bem e sabe organizar corretamente a redação dissertativa/argumentativa que a banca espera. Achei que para melhorar ela, você pode focar na argumentação. A conclusão está boa e obedece os 5 elementos proposta na competencia 5. É isso aí, continue treinando e boa sorte.
Acho que seu texto vale 860
Hueliton
Olá tudo bem?
Você desenvolveu o texto muito bem, com poucos erros ortográficos
Você usou repertórios muito produtivos
Você argumentou bem em defesa de um ponto de vista
Bem, aqui nós devemos nos atentar, C4, é recomendado usar conectivos, no início do desenvolvimento, por exemplo, Primeiramente, vale ressaltar e Ademais, outrossim, além disso entre outros, pois a competência 4 avalia o uso de conectivos, coerência e articulação.
A conclusão está ótima, mas precisa se atentar também aos 5 elementos, e uma linguagem mais clara facilita para o corretor, como por meio, para o modo e a fim para a finalidade, efeito, a ação, detalhamento, e você não pode esquecer quem irá fazer a ação, por exemplo o Ministério da Saúde.
C1 200
C2 200
C3 200
C4 160
C5 120
Nota 880
Aline Pereira
No geral, tua estrutura de redação está boa. Acredito que agora seria melhor se tu pudesse focar mais nos detalhes… especificar mais e organizar melhor as ideias.
C1 – 160
C2 – 160
C3 – 120 – as informações foram muito boas mas não foram bem desenvolvidas
C4 – 160 – tenta trabalhar mais os conectivos para a leitura fluir melhor
C5 – 120 – tua proposta ficou superficial (quem deve fazer? o que deve ser feito? como será feito? através do que?)
Nota: 720