“O ornamento da vida está na forma como um país trata suas crianças”. A frase do sociólogo Gilberto Freyre, deixa claro o quanto é importante a maneira na qual as crianças estão sendo criadas em meio a uma nação. Diante disso, observa-se que na atual conjuntura brasileira, o público infantil vem se tornando cada vez mais submisso a algo não almejado por estes: a publicidade. Em decorrência dessa circunstância, torna-se visível que devido à falta de uma efetiva lei constatada, a situação invalida um desfavorável avanço no desenvolvimento do país, que por sinal se torna ainda mais consumista, afetando, sobretudo as crianças e os adolescentes.
Observa-se, em primeira instância, que o mau planejamento de leis é o fator que mais agrava a publicidade no Brasil, fazendo com que haja cada vez mais jovens subordinados a essa situação. Além disso, os sujeitos envolvidos em tal cenário, nem se quer recebem as devidas informações do mundo exterior, ou seja, sem saber ao menos o que está por trás de toda essa divulgação. Contudo, as crianças são simplesmente impulsionadas ao meio de propagandas por simplesmente serem influenciadas com mais facilidade.
Ademais, cabe reconhecer, que devido a grande quantidade de crianças coagidas a publicidade, muita das vezes essa imposição, por exemplo, a produtos e alimentos, se torna prejudicial à saúde, podendo leva-las ao ganho de peso e posteriormente propiciando uma maior porcentagem de obesidade infantil no país. Seria um erro admitir, portanto, que a publicidade acarretaria um melhor desenvolvimento do sujeito, pois compromete tanto a sua saúde física, quanto a mental.
Logo, é evidente a necessidade de medidas ideais para que se resolva o impasse. Cabe ao MEC (Ministério de Educação) promover campanhas e palestras por meio das escolas ou até mesmo das mídias, com o proposito de auxiliar os jovens do quão importante é estar atento sobre o que esta por trás da divulgação de produtos, para que saibam as possíveis desvantagens inclusas na publicidade, e reconhecerem as suas reais necessidades. Dessa forma, na esperança de que todos compreendam os fatores nocivos à saúde física, e principalmente mental, das crianças e dos adolescentes submetidos à publicidade, será possível reajustar esse problema, fazendo com que estes possam gozar de uma infância livre de exposições e propagandas.
Peço que atribuam uma nota com as competências exigidas pelo ENEM, se possível. Muito obrigadaa!
Dayane Silva
Olá Maria, tudo bem?
Primeiramente Parabéns pela sua redação!!
Vou ser bem breve nas observações…
Ao analisar o seu texto percebo que faltou um pouco de planejamento, ou seja um projeto de texto. Na Introdução você usa a frase do sociólogo Gilberto Freyre, mas não conecta com o resto das frases e fica um pouco confuso.
No Desenvolvimento, tanto o 1º quanto o 2º faltou repertório, use sempre referências para comprovar seus argumentos e defender seu ponto de vista.
A conclusão você mencionou um agente :MEC (Ministério de Educação), poderia citar mais um ou dois, você citou ação, modo/meio e efeito, faltou detalhar mais as ações, quem faria as palestras? Como seriam? Que recursos a serem usados, quais as mídias?
Eu espero ter ajudado de alguma forma, treine muito e bons estudos :)
com esforço e dedicação alcançara as metas desejadas!!
alineps
Olá Maria, tudo bem? Primeiro, parabéns pela sua redação… Aqui algumas observações que eu fiz, e vou tentar ser breve, destacando o que achei mais importante:
** Antes de tudo, apenas olhando seu texto, percebo uma falta de planejamento. O 3º parágrafo tem 6 linhas e o 4º 10. Isso da a sensação de falta de coerência, e estrutura, o que pode diminuir sua nota na C3. Tente manter uma melhor coerência entre as quantidades de linhas.
*Sobre a sua introdução, vejo que ficaria melhor se você a iniciasse com ‘O sociólogo Gilberto Freyre’.. e aí diz a frase, ao invés de jogar ela sozinha. Também uma certa ambiguidade na sua ultima frase e não consegui identificar a tese.
** Sobre seu desenvolvimento (D1 e D2): nos dois você não usa repertório. Lembre que a C2 avalia exatamente isso. Não fica claro a sua argumentação, faz parecer que está apenas no achismo. Sempre use referências para embasar seus argumentos.
** Sua conclusão: A primeira frase está muito grande, isso faz com que eu me perca na leitura e não consiga identificar seus elementos. Vou tentar fazer aqui essa analise, vamos lá:
agente: MEC (Ministério de Educação) -40 pts
ação: promover campanhas e palestras – 40 pts
modo/meio: escolas ou até mesmo das mídias – 40 pts
efeito/finalidade: “auxiliar os jovens do quão importante é estar atento sobre o que esta por trás da divulgação de produtos,..” 40 pts
detalhamento: ?
> O que quero dizer, é que achei muito difícil separar esses elementos do seu texto. divida as frases, e explique melhor. Quando você diz ”…ara que saibam as possíveis desvantagens …” isso é o detalhamento ou finalidade? Não está claro. Tente detalhar a ação: como seriam essas palestras? quem faria? seria aberta a comidade? que mídias vão ser usadas? ….
Então aqui uma média de nota que >>eu <>> Então é isso, me desculpe qualquer coisa, espero poder te ajudar a melhorar ainda mais sua redação :)) bons estudos e parabéns pelo esforço