A publicidade infantil em questão no Brasil

  • 1

“O ornamento da vida está na forma como um país trata suas crianças”. A frase do sociólogo Gilberto Freyre, deixa claro o quanto é importante a maneira na qual as crianças estão sendo criadas em meio a uma nação. Diante disso, observa-se que na atual conjuntura brasileira, o público infantil vem se tornando cada vez mais submisso a algo não almejado por estes: a publicidade. Em decorrência dessa circunstância, torna-se visível que devido à falta de uma efetiva lei constatada, a situação invalida um desfavorável avanço no desenvolvimento do país, que por sinal se torna ainda mais consumista, afetando, sobretudo as crianças e os adolescentes.

 

Observa-se, em primeira instância, que o mau planejamento de leis é o fator que mais agrava a publicidade no Brasil, fazendo com que haja cada vez mais jovens subordinados a essa situação. Além disso, os sujeitos envolvidos em tal cenário, nem se quer recebem as devidas informações do mundo exterior, ou seja, sem saber ao menos o que está por trás de toda essa divulgação. Contudo, as crianças são simplesmente impulsionadas ao meio de propagandas por simplesmente serem influenciadas com mais facilidade.

 

Ademais, cabe reconhecer, que devido a grande quantidade de crianças coagidas a publicidade, muita das vezes essa imposição, por exemplo, a produtos e alimentos, se torna prejudicial à saúde, podendo leva-las ao ganho de peso e posteriormente propiciando uma maior porcentagem de obesidade infantil no país. Seria um erro admitir, portanto, que a publicidade acarretaria um melhor desenvolvimento do sujeito, pois compromete tanto a sua saúde física, quanto a mental.

 

Logo, é evidente a necessidade de medidas ideais para que se resolva o impasse. Cabe ao MEC (Ministério de Educação) promover campanhas e palestras por meio das escolas ou até mesmo das mídias, com o proposito de auxiliar os jovens do quão importante é estar atento sobre o que esta por trás da divulgação de produtos, para que saibam as possíveis desvantagens inclusas na publicidade, e reconhecerem as suas reais necessidades. Dessa forma, na esperança de que todos compreendam os fatores nocivos à saúde física, e principalmente mental, das crianças e dos adolescentes submetidos à publicidade, será possível reajustar esse problema, fazendo com que estes possam gozar de uma infância livre de exposições e propagandas.

Peço que atribuam uma nota com as competências exigidas pelo ENEM, se possível. Muito obrigadaa!

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá Maria, tudo bem? Primeiro, parabéns pela sua redação… Aqui algumas observações que eu fiz, e vou tentar ser breve, destacando o que achei mais importante:
    ** Antes de tudo, apenas olhando seu texto, percebo uma falta de planejamento. O 3º parágrafo tem 6 linhas e o 4º 10. Isso da a sensação de falta de coerência, e estrutura, o que pode diminuir sua nota na C3. Tente manter uma melhor coerência entre as quantidades de linhas.
    *Sobre a sua introdução, vejo que ficaria melhor se você a iniciasse com ‘O sociólogo Gilberto Freyre’.. e aí diz a frase, ao invés de jogar ela sozinha. Também uma certa ambiguidade na sua ultima frase e não consegui identificar a tese.
    ** Sobre seu desenvolvimento (D1 e D2): nos dois você não usa repertório. Lembre que a C2 avalia exatamente isso. Não fica claro a sua argumentação, faz parecer que está apenas no achismo. Sempre use referências para embasar seus argumentos.
    ** Sua conclusão: A primeira frase está muito grande, isso faz com que eu me perca na leitura e não consiga identificar seus elementos. Vou tentar fazer aqui essa analise, vamos lá:
    agente: MEC (Ministério de Educação) -40 pts
    ação: promover campanhas e palestras – 40 pts
    modo/meio: escolas ou até mesmo das mídias – 40 pts
    efeito/finalidade: “auxiliar os jovens do quão importante é estar atento sobre o que esta por trás da divulgação de produtos,..” 40 pts
    detalhamento: ?
    > O que quero dizer, é que achei muito difícil separar esses elementos do seu texto. divida as frases, e explique melhor. Quando você diz ”…ara que saibam as possíveis desvantagens …” isso é o detalhamento ou finalidade? Não está claro. Tente detalhar a ação: como seriam essas palestras? quem faria? seria aberta a comidade? que mídias vão ser usadas? ….
    Então aqui uma média de nota que >>eu <>> Então é isso, me desculpe qualquer coisa, espero poder te ajudar a melhorar ainda mais sua redação :)) bons estudos e parabéns pelo esforço

    • 3
  2. Olá Maria, tudo bem?
    Primeiramente Parabéns pela sua redação!!
    Vou ser bem breve nas observações…
    Ao analisar o seu texto percebo que faltou um pouco de planejamento, ou seja um projeto de texto. Na Introdução você usa a frase do sociólogo Gilberto Freyre, mas não conecta com o resto das frases e fica um pouco confuso.
    No Desenvolvimento, tanto o 1º quanto o 2º faltou repertório, use sempre referências para comprovar seus argumentos e defender seu ponto de vista.
    A conclusão você mencionou um agente :MEC (Ministério de Educação), poderia citar mais um ou dois, você citou ação, modo/meio e efeito, faltou detalhar mais as ações, quem faria as palestras? Como seriam? Que recursos a serem usados, quais as mídias?
    Eu espero ter ajudado de alguma forma, treine muito e bons estudos :)
    com esforço e dedicação alcançara as metas desejadas!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.