No livro o” Povo Brasileiro”do antropólogo Darcy Ribeiro e contextualizada a história da conquista do Brasil em 1500 .Com a tomada territorial ,uma grande parcela de indígenas foram dizimadas ,por doenças como a varíola .De maneira análoga isto ocorre hodiernamente ,com a expansão do Covid -19 causando morte de vários indígenas .Esta problemática ocorre por uma pequena parcela da população ,que descumpre as leis,e também pela fragilidade dos índios perante ao vírus.
A princípio ,cabe salientar que o distanciamento social ,e a forma mais eficaz contra a disseminação do vírus.No entanto,não é devidamente cumprida pelas pessoas,pois ha um grande incidência dos casos entre crianças e adultos .As tribos são visitadas por pessoas sem autorização espalhando a doença .As leis não são efetivas e punitivas outrossim o desrespeito as regras são recorrentes agravando a situação ,enquanto não houver mudanças na legislação ocorrerão mais mortes.
Ademais,outro fator que agrava este problema e a fragilidade dos indígenas as quais estão inseridas no contexto atual ,pois tem a imunidade frágil ,por não tomarem as vacinas especificas para as doenças .A constituição federal de 88 garante a toda e qualquer pessoa do direto ao” respeito” e a “vida neste sentido a sociedade tem a responsabilidade de zelar e garantir o condicionamento do bem comum ,prezando pela pluralidade étnica na conjuntura social .E preciso que as vacinas cheguem até as tribos para que de fato os contágios sejam minimizados . Diante deste cenário mudanças são fundamentais para que resolva o problema.
Portanto,medidas são necessárias diante dos argumentos supracitados .O Governo em consonância com o ministério da justiça , fiscalizar com mais rigor as aldeias para que as pessoas não transitem pelos locais sem uma finalidade especifica .Aplicando multa a quem descumprir tal medida preventiva.Deste modo com o contato social restrito,os casos irão diminuir consideravelmente .Alem disso ,o ministério da saúde promover campanhas de conscientização para o distanciamento social,levar também a vacina para a imunização dos índios ,para a prevenção não apenas do Covide -19 como também de outas doenças.Para que de fato não coram o risco de contrair doenças que ameassem suas vidas ,e a cultura do país ,deste modo, teremos uma sociedade saudável e plausível.
g_ucho4
Olá Cristina, gostei muito da sua redação, e está bem escrita e têm poucos erros.
C1: “Darcy Ribeiro e contextualizada a história…” aqui tá faltando o acento agudo no E. Ainda na introdução você cometeu um erro de vírgula ” De maneira análoga isto ocorre hodiernamente… ” O correto seria ter uma vírgula depois do recurso coesivo “De maneira análoga”. Já no segundo parágrafo encontrei dois erros no tópico frasal, “…cabe salientar que o distanciamento social ,e a forma…” Um de vírgula, você separou o sujeito do predicado, e o outro, novamente, foi a acentuação da letra E. Além disso, você cometeu um erro de concordância e de acentuação logo após “…pois ha um grande incidência dos…” o correto seria “pessoas,pois há uma grande incidência dos…”
Ainda no segundo parágrafo, “…punitivas outrossim o desrespeito as regras são recorrentes agravando a situação…” Era pra ter vírgulas entre -outrossim-, e encerrar o período antes do -enquanto- “,enquanto não houver mudanças na legislação ocorrerão mais mortes.” No terceiro parágrafo: “A constituição federal de 88 garante a toda…” Era pra ter uma vírgula depois da -Constituição Federal de 88- pois o que vem depois é um aposto explicativo. Além disso, aqui “…direto ao” respeito” e a “vida neste sentido a sociedade… ” Era pra ter uma crase no -a- antes de vida, pois tem a junção de uma preposição com um artigo, direito a (preposição) a (artigo) vida, logo após era pra ter terminado o período em -vida-, ficaria assim: “…direto ao respeito e á vida. Neste sentido a sociedade…”. Também identifiquei outra falta de acentuação no -e- , “…E preciso que as vacinas…”. Há uma falta de vírgulas entre -de fato- “…para que de fato os contágios sejam minimizados…” Pois ela é uma locução adverbial de afirmação. Ainda no mesmo parágrafo, “…Diante deste cenário mudanças são fundamentais…” Lembre-se de colocar uma, depois do conectivo – diante deste cenário-. No último parágrafo, ” ministério da justiça ” e ” ministério da saúde “, se escreve com letras maiúsculas – Ministério da Justiça, Ministério da Saúde-, outra coisa, logo após você só colocou “…fiscalizar com mais rigor…” Ficou meio sem sentido pois você não colocou nada pra conectar, como, -deve-. Ainda, “…transitem pelos locais…” aqui entendeu que tá falando de pelo, tipo de animais, eu entendi o que tu quis dizer, mas não saiu bem assim, o correto seria – por locais-. Aqui “…Deste modo com…” faltou um conectivo dois de -desse modo-. Além disso, aqui houve um erro na estrutura sintática
” … levar também a vacina para a imunização dos índios…” O correto seria ” levando, também, vacinas para a …”. Outra coisa, “…do Covide -19 como também de outas doenças…” Era pra ter vírgulas entre -como também- e logo após, no – de fato- já que são advérbios. Em suma, você cometeu muitos devios gramáticais e de convenções da escrita, por isso, sua nota é 80.
C2: eu tenho argumentação consistente e apresenta um domínio mediano no texto, com preposição, argumentação e conclusão, porém eu senti falta de algum repertório do D2 pra sustentar teus argumentos. 120.
C3: apresenta informações e colar fatos e opiniões relacionadas ao tema indícios de autoria em defesa de um ponto de vista, só precisa organizar um pouco mais. 160, porém outra pessoa poderia te dá 120.
C4: tu partícula bem as partes do texto, de forma insuficiente, com poucas inadequações e apresenta um repertório limitado de recursos coesivos, repetindo alguns conectivos, por exemplo, -desse modo- que só na conclusão tu repetiu duas vezes e muitos dos corretores tiram pontos quando isso acontece. 120.
C5: Tu fez duas duas propostas, porém, nenhuma delas está com todos os elementos necessários para atingir a nota máxima: agente, ação, modo/meio, finalidade e detalhamento. 120.
.
.
.
Sua nota final foi 600!!!
Parabéns, você tem bons argumentos, e dá pra perceber que você conhece bem a estrutura que a banca pede, no entanto, precisa lapidar mais para seu texto ficar perfeito. Recomendo que você estude um pouco mais de gramática, você tá errado algumas coisas que dá pra vê que você sabe o certo, pois em algumas partes você não comete os mesmos erros. É isso, tentei ser o mais detalhista possível pra poder te ajudar, e espero que você goste.
Sucesso ❤️
Maria Do Carmo
Olá,
redação muito bem escrita! Atente-se ao tamanho dos parágrafos para que estes não fiquem desproporcionais. O D1 tem 6 linhas, enquanto que o D2 tem 8. Não fica esteticamente bonito e você provavelmente perdera pontos por causa disso :(
Cuidado com o excesso de vírgulas ao longo do texto, você perde pontos na primeira competência pelo uso incorreto da mesma.
No geral o texto está bom. Ah, você testou numa folha de papel para saber se cabe em 30 linhas? Pq, as vezes, a gente se empolga no computador e escreve demais kkkk
fora isso parabéns!