No filme “Simplismente Acontece”, é retratada as dificuldades das jovens mães solteiras pela personagem Rose, após uma gravidez precoce e indesejada. Assim, seus planos e metas para o futuro são abalados devido a necessidade de cuidar da criança. Igualmente ao filme, a conjuntura atual apresenta situações como a de Rose, em que jovens e adolescentes estão prematuramente iniciando a vida sexual, tudo isso devido a falta de orientação sobre o tema atrelada a desigualdade socioeconômica.
De início, é importante salientar que por não haver instruções familiares e escolares sobre a temática, seja por tabu ou ignorância, os jovens acabam desconhecendo os cuidados básicos para evitar, tanto a gravidez quanto possíveis doenças. Ademais, a dificuldade principalmente familiar em conversar sobre o tema com os adolescentes acaba por gerar o desconhecimento sobre os métodos contraceptivos sejam eles preservativos ou anticoncepcionais, influenciando negativamente essa realidade. Sendo assim, segundo o teórico Aristóteles em sua obra “Politica” quanto mais comum é uma coisa, menos cuidado ela recebe. Não obstante, por estar se tornando uma progressiva, poucas são as ações para evitar a gravidez na juventude.
Além disso, a questão econômica tem um forte impacto nessa situação, uma vez que a disparidade socioeconômica agrava a problemática, ao dificultar o acesso ao conhecimento e aos meios de prevenção. Fato esse que pode ser comprovado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, em que as maiores taxas de gravidez estão entre adolescentes de 10 a 19 anos, em situação de vulnerabilidade e com baixas taxas de escolaridade. Dessa maneira, percebe-se que os adolescentes mais pobres são as principais vítimas, já que há uma maior disparidade social e econômica, o que os impossibilita de lidar melhor com a situação.
Diante dos fatos supracitados, é notável que tanto a falta de informação quanto a desigualdade socioeconômica, influenciam negativamente a problemática. Portanto, é necessário que o Ministério da Educação, promova nas escolas a educação sexual e acessibilize por meio das mídias sociais informações sobre o tema. Tais ações devem ser feitas com o apoio de profissionais da saúde qualificados, que esclareçam dúvidas sobre os métodos de prevenção em aulas objetivas e eficientes, além da criação de posts interativos e dinâmicos nos sites mais acessados pelos juvenis. Dessa maneira, casos como o de Rose diminuirão bastante, permitindo que os mais novos tenham um crescimento saudável e sem o risco de uma gravidez precoce.
Emybgt
Olá, não sou expert em redação e estou aqui para aprender também. Mas seu texto revela alguns desvios gramáticais e desatenção nas normas de pontuação. Outro ponto é na questão da sua introdução, ela está muito grande, normalmente usam-se 4 linhas. Mas devo dizer que adorei sua conclusão e o texto tem coesão, argumentos bem claros e ótimas citações.
Lucas.mmmendes
Primeiramente, quero dizer que, assim como você, sou apenas um estudante. Então me desculpe por qualquer equívoco 😊
No filme “Simplismente(1) Acontece”, é(2) retratada(3) as dificuldades das jovens mães solteiras pela personagem Rose(5), após uma gravidez precoce e indesejada. Assim, seus planos e metas para o futuro são abalados devido a necessidade de cuidar da criança. Igualmente ao filme, a conjuntura atual apresenta situações como a de Rose, em que jovens e adolescentes estão prematuramente iniciando a vida sexual, tudo isso devido a(4) falta de orientação sobre o tema atrelada a desigualdade socioeconômica.
(1) simplesmente
(2) são
(3) retratadas
(4) à
De início, é importante salientar que(20) por não haver instruções familiares e escolares sobre a temática, seja por tabu ou (6)ignorância, os jovens acabam desconhecendo os cuidados básicos para evitar,(6) tanto a gravidez quanto possíveis doenças. Ademais, a dificuldade(7) principalmente familiar(7) em conversar sobre o tema com os adolescentes acaba por gerar o desconhecimento sobre os métodos contraceptivos(8) sejam eles preservativos ou anticoncepcionais, influenciando negativamente essa realidade. Sendo assim, segundo o teórico Aristóteles(9) em sua obra “Politica(10)”(9) quanto mais comum é uma coisa, menos cuidado ela recebe. Não obstante, por estar se tornando uma progressiva(11), poucas são as ações para evitar a gravidez na juventude.
(5) não tem vírgula
(6) faltou um “por”
(7) vírgula
(8) vírgula
(9) vírgula
(10) Política
(11) não entendi essa parte
(20) vírgula
Além disso, a questão econômica tem um forte impacto nessa situação, uma vez que a disparidade socioeconômica agrava a problemática, ao dificultar o acesso ao conhecimento e aos meios de prevenção. Fato esse que pode ser comprovado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, (12)em que as maiores taxas de gravidez estão entre adolescentes de 10 a 19 anos, em situação de vulnerabilidade e com baixas taxas de escolaridade. Dessa maneira, percebe-se que os adolescentes mais pobres são as principais vítimas, já que há uma maior disparidade social e econômica, o que os impossibilita de lidar melhor com a situação.
(12) Está faltando alguma coisa nessa parte. Sugestão: “os quais indicam que as maiores taxas de gravidez estão…”
Diante dos fatos supracitados, é notável que tanto a falta de informação quanto a desigualdade socioeconômica,(13) influenciam negativamente a problemática. Portanto, é necessário que o Ministério da Educação,(13) promova nas escolas a(14) educação sexual e acessibilize(15)(16) por meio das mídias sociais(16) informações sobre o tema. Tais ações devem ser feitas com o apoio de profissionais da saúde qualificados, que esclareçam dúvidas sobre os métodos de prevenção em aulas objetivas e eficientes, além da criação de posts(17) interativos e dinâmicos nos sites mais acessados pelos juvenis(19). Dessa maneira, casos como o de Rose diminuirão bastante(18), permitindo que os mais novos tenham um crescimento saudável e sem o risco de uma gravidez precoce.
(13) sem vírgula
(14) aulas de educação sexual!!!!!!!!!!!!
(15) essa palavra existe? Sugestão: torne acessíveis
(16) vírgula
(17) tem aspas, pois é palavra de outro idioma
(18) acho melhor tirar essa palavra
(19) faltou o objetivo em sua proposta de intervenção
Notas:
CI – 160 (alguns desvios gramaticais)
CII – 200 (fala sobre o tema, tem uma tese, o texto é dissertativo argumentativo, tem um repertório sociocultural pertinente e produtivo)
CIII – 160 (no último período do primeiro parágrafo de desenvolvimento, tem uma falha argumentativa. Vc apresenta uma oposição aos argumentos anteriores, mas não a desenvolve: “Não obstante, por estar se tornando uma progressiva, poucas são as ações para evitar a gravidez na juventude”)
CIV – 200 (bom uso de elementos coesivos)
CV – 160 (faltou o objetivo)
Final: 880
Espero ajudar de alguma forma.
Parabéns pela redação e boa sorte!
meme
Olá! Não sou experto, mas vamos corrigir conforme critérios do ENEM:
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa:
Bom, observar emprego das vírgulas
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
Ótimo!
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Bom. Uso das conjunções adversativas, conclusivas e aditivas razoável.
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
Bom. Não precisa de palavras rebuscadas, seja direta e objetiva.
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Regular, pois em termos de diversidade cultural houve apenas apelo para prevenção. E como fica o pré-natal?! Tive colegas no ensino médio que às vezes levavam os filhos por não ter com quem deixar, isso é crítico também para mulheres adultas, o suporte como um todo, sejam por creches, espaços para cuidados à bebes nas escolas e no trabalho.