A problemática da evasão fiscal no Brasil

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O filme “A Lavanderia”, produzido pela Netflix, é baseado no escândalo fiscal dos Panamá Papers, em que os personagens Ramón e Jurgen gerenciam empresas e participam de fraudes, a fim de faturarem cada vez mais. De maneira análoga à obra, a evasão fiscal ainda é uma problemática evidente no hodierno brasileiro. Isso se deve, majoritariamente, ao capitalismo e a desigualdade social. 

 

Sob esse viés, é lícito postular o capitalismo como impulsionador desse revés. Nesse sentido, desde o fim da Guerra Fria e a consolidação do modelo econômico capitalista, cresce no mundo o capitalismo desenfreado e, a partir disso, a sonegação fiscal tornou-se evidente. Assim, a sociedade, tende a omitir valores financeiros, ainda mais ao que diz respeito à declaração de ganhos, com o objetivo de pagar menos impostos. Com isso, complicações aparecem e um criminoso primário pode até não ser preso, contudo, uma multa exorbitante deverá ser paga.

 

Outrossim, é fundamental salientar a desigualdade social como influenciadora no entrave. Nessa perspectiva, em 1880, Machado de Assis declarou: “Não é verdade que o Brasil esteja progredindo rumo a ser uma sociedade igualitária”. Por esse ângulo, a distância econômica entre classes do núcleo social, é um motivador do impasse, visto que por causa das diferenças, sobretudo financeiras, a evasão fiscal destaca-se entre os mais ricos. Desse modo, a sonegação causa resultados negativos tanto para os cofres, quanto para a distribuição de riqueza e renda, provocando, portanto, uma desigualdade socioeconômica imensa.

 

Sendo assim, medidas são imprescindíveis para diminuir a evasão fiscal na contemporaneidade brasileira. À vista disso, sugere-se que o Governo Federal, na figura do Ministério Público, fiscalize, de forma mais rigorosa, crimes contra a ordem tributária, por meio de programas que visem não somente combater e fiscalizar, mas também orientar sobre os pontos negativos da sonegação fiscal, com o propósito de evitar que o Brasil perca ainda mais com a evasão de tributos. Ademais, empresas de comunicação, juntamente com o poder público, devem incentivar o pagamento de impostos, por intermédio das mídias, no entanto, o Poder Executivo e o Poder Judiciário deve reformular leis e julgar aqueles que não a cumprem, proporcionando uma igualdade entre as classes sociais brasileiras, com o intuito de amenizar os impactos da evasão fiscal e garantir a igualdade a todos. Dessa forma, espera-se que a população brasileira não participe de fraudes assim como os personagens do filme “A Lavanderia”, pelo contrário, que sejam direitos e honestos.

Por favor, se puderem corrigir dando nota por competência. Desde já, muito obrigada!

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4 Correções

  1. Competência 1 – 160 (Cuidado com o uso de vírgulas e concordância verbal)
    Competência 2 – 200 (Pelo texto, percebe-se que você entendeu a proposta)
    Competência 3 – 120 (Cuidado com a articulação dos parágrafos)
    Competência 4 – 160 (Cuidado com o uso de alguns conectivos)
    Competência 5 – 200 (Possui pelo menos uma das propostas completas, o que te dá nota máxima nessa competência)
    Nota final – 840
    Parabéns :)

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  2. C1: 200

    C2: 200

    C3 : 120

    C4:160

    C5: 200

    Total: 880
    Adorei seu texto!!
    Você soube direcionar, sem enrolar.
    DISSERTOU MUITO BEM O TEMA, PORÉM CUIDADO COM O NUMERO DE LINHAS! NÃO SEI COMO ESCREVE, MAS SE FOR O ENEM DIGITAL, ATENTE-SE!
    Os pontos importantes, os comentários acima já pontuaram.

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  3. NOTA FINAL : 880 ( ESPERO TER AJUDADO)
    COMPETÊNCIA 1: 200
    COMPETÊNCIA 2: 200
    COMPETÊNCIA 3: 120
    COMPETÊNCIA 4: 160
    COMPETÊNCIA 5: 200 ( APRESENTA TODOS OS ELEMENTOS, NO ENEM , ATUALMENTE, NÃO É NECESSÁRIO 2 PROPOSTAS COM 5 ELEMENTOS ,BASTA APENAS 1 PROPOSTA COM: AGENTE , AÇÃO, MEIO/MODO, FINALIDADE E DETALHAMENTO) . CONCORDO COM DIVERSOS PONTOS ABORDADOS NO COMENTÁRIO ACIMA.

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  4. Olá, eu irei avaliar a sua redação com base nas competências do ENEM:
    Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita.(200)
    Não vi erros.
    Competência 2 – compreender a proposta da redação.(200)
    Há a compreensão da proposta da redação, sendo a tese apropriada para a discussão. Você também demonstra certo repertório sociocultural – citação do Machado de Assis, citação da guerra fria e o filme da Netflix.
    Competência 3 – coerência do texto.(120).
    Aqui é avaliado, principalmente, a conexão entre as diferentes partes do texto, além da coesão dos parágrafos – no que se refere à fluidez das ideias, assim como a qualidade da argumentação.
    No primeiro parágrafo, você cita algo que faz, sim, sentido. Mas eu acho que faltou mais detalhamento – evidente na extensão dos argumentos, se comparada à conclusão.Por exemplo, você fala de um capitalismo desenfreado, mas o que torna esse capitalismo desenfreado? – é claro que não é esperado uma dissertação para um doutorado, mas, de modo objetivo, eu acho que é possível passar a ideia. Desse modo, torna-se-ia mais fácil entender a questão da evasão fiscal.
    No segundo parágrafo, eu já vi inconsistência .Você, na sua tese, trabalha com causas para a evasão social. Entretanto, você trabalhou a questão da desigualdade social como consequência(sonegação causa resultados negativos tanto para os cofres, quanto para a distribuição de riqueza e renda).
    Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos.(140)
    Aqui, é avaliado o uso de, por exemplo, conectivos, vírgulas e pontos. Eu vi em alguns casos um mal uso de vírgulas( Assim, a sociedade,* tende a omitir valores financeiros / Por esse ângulo, a distância econômica entre classes do núcleo social,*é um motivador do) e de ponto( por intermédio das mídias, *no entanto, o Poder Executivo e o Poder Judiciário deve reformular leis e julgar aqueles que não a cumprem, proporcionando).No último caso, eu vi que há o uso inadequado de conectivos, já que, levando em conta todo o contexto da discussão, o uso do conjunção adversativa ”no entanto” – expressa algo contrário ao exposto anteriormente – se torna errôneo. – deveria ter sido utilizado uma conjunção aditiva – ademais, assim como.
    Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado.(160)
    Existem todos os agentes de uma proposta de intervenção(agente, ação, meio, detalhamento e perspectiva), mas não em todas as propostas – já que você se usou de muitos pontos na sua tese. As propostas estão de acordo com a tese.
    Nota final: 820

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