Mestre

A Precariedade do Sistema Educacional Brasileiro (coloquem nota por favor)

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De acordo com o educador brasileiro Paulo Freire, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Nesse sentido, é de se concordar que o ensino convém a todo ser humano uma necessidade básica. Logo, deve-se ressaltar que a precariedade do sistema educacional brasileiro acontece em virtude da má preservação dos institutos pelos alunos, além da falta de investimento do governo no ensino como um todo.

Em primeira análise, vale destacar que o estrago e o desprovimento da conservação de objetos escolares pelos estudantes colabora com esse cenário. No entanto, em países asiáticos mais desenvolvidos e com uma melhor qualidade escolar, como Japão e Coreia do Sul, atividades como limpeza e organização fazem parte das obrigações dos alunos, o que faz com que os jovens cuidem e valorizem o patrimônio. Sob esse viés, é possível depreender que o nível de ensino se torna precário por causa da insuficiência dos institutos escolares públicos, visto que o ambiente em questão estimula o interesse colegial.

Ademais, é fundamental apontar a falta de aplicamento governamental como impulsionador do problema, uma vez que as escolas não conseguem se manter sem o auxílio econômico. Conforme o economista britânico Sir Arthur Lewis, a educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno garantido, todavia, é fato que a afirmativa não diz respeito à realidade brasileira, haja vista que o pouco dinheiro investido no ensino não foi o bastante para garantir a qualidade aos jovens do país. Diante de tal exposto, é inegável afirmar que a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 6°, está sendo efetivamente aplicada na nação.

Portanto, é mister que o Estado tome previdência para aumentar o nível de ensino. Para isso, urge que o Ministério da Economia, em parceria com o Estatuto da Criança e do Adolescente, por meio de verbas governamentais e uma nova medida de proteção, faça a construção de escolas públicas e a melhoria do ensino, além da obrigatoriedade da limpeza e organização das salas de aula pelos estudantes, a fim de acabar com os danos da má preservação escolar e elevar a educação brasileira. Somente assim será possível diminuir a precariedade do sistema educacional.

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2 Correções

  1. Uma redação muito bonita e bem desenvolvida, com bom argumentos e conclusão completa.
    Pela minha visão, as únicas coisa que necessitam melhorar é o primeiro desenvolvimento (quando colocamos um repertório que envolve outros países é muito importante puxar pro Brasil e pro tema novamente de forma muito clara, caso contrário fica algo um pouco desconexo) e colocar aspas na frase de Paulo Freire (ao citar diretamente a frase de uma autoridade sempre coloque as aspas). Como só vi esse erro de português, não há motivo para uma penalização na primeira competência.
    C1=200
    C2=200
    C3=160
    C4=200
    C5=200
    Nota final=960
    Essa é a minha visão, mas sou apenas uma estudante. De todas as formas parabéns pela escrita

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  2. Oii! Muito legal você trazer Paulo Freire justo em sua semana de comemoração. Mas vamos ao que importa né.

    Introdução: está com a contextualização e explicação do tema. Apresentou a tese com seus dois argumentos.

    Desenvolvimentos: a estrutura está correta. Os repertórios estão legitimados, pertinentes e você soube desenvolve-los. Minha dica no caso seria só você sempre fazer uma conclusão do desenvolvimento retomando a ideia central ao invés de trazer um argumento a mais.

    Conclusão: a proposta de intervenção está completa. Achei legal você trazer 2 agentes para ela. Muito bem.

    C1 – 160
    C2 – 200
    C3 – 180
    C4 – 200
    C5 – 200

    Nota: segundo minha análise, deve ficar entre 920 e 960

    Parabéns pela redação! ;)

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