A PRÁTICA DO BULLYING NAS ESCOLAS BRASILEIRAS

  • 3

Na série “atypical” da Netflix, estreada em 2017, conta a história do Sam um garoto autista, que constantemente é alvo de bullying e exclusão por conta de seu transtorno. Fora da ficção, a prática do Bullying ainda é bastante recorrentes nas escolas brasileiras, muitas vezes dada como uma forma de “brincadeira entre os alunos”, porém, essas agressões acabam deixando sequelas nas vítimas e que devem ser combatidas de imediato. Essas agressões se dá muita vezes por conta do estado familiar dos agressões quanto a situação do bullying visto na escola.

Em primeiro plano, vale ressaltar a situação familiar do agressor. Segundo a supervisora de ensino Vanda Cronemberger, da Unidade escolar Cipriano de Sá, no Piauí. A responsabilidade dos pais é bem grande. Quando visitamos ou recebemos algumas famílias, notamos que dentro de casa falta educação, respeito e atenção. A criança é o reflexo disso. O comportamento dos filhos depende dos pais e da sociedade. Ora, os adolescestes em conflitos com a família por conta de brigas e discussões acaba ocasionando em uma visão negativa do aluno dentro do âmbito escolar. Pois, se o espaço familiar não é de acolhimento e de compreensão, isso acaba tendo efeito negativo dentro da escola e aumentando o índice de bullying.

Ademais, vale ressaltar processo da escola na situação desse problema. Paulo Freire educador e filósofo brasileiro já falava em em uma “cultura da paz”, evidenciando o papel da educação na exposição de injustiças, incentivando a colaboração, a convivência com o diferente, a tolerância. Nesse sentido, a importância dos docentes é de suma importância para estar evitando os casos de bullying dentro e fora da escola, mas que muitas vezes ocorre é uma falta de apoio dos professores e diretores deixando a agressões acontecerem dentro da sala de aula. Por muitas vezes não saberem lidar em uma situação de agressão e assim deixando imune o agressor e aumentando os índices de agressões verbais e físicas, deixando assim falho à “cultura da paz”proposta por Paulo Freire.

Há de se minimizar, portanto, os casos de bullying no Brasil. Nesse viés, o Ministério da Educação responsável pelo sistema nacional de avaliação educacional e referências curriculares nacionais para a educação, precisa promover campanhas com o objetivo de conscientizar os alunos sobre o mal causado na prática de bullying, a fim de acabar com esse empasse na formação de crianças e jovens. A partir dessas ações, o Brasil estará mais próximo de escolas saudáveis e sem a prática do bullying dentro e fora da escola.

Compartilhar

2 Correções

  1. C1 120 – muitos erros ortográficos relacionados, principalmente, com vírgulas.
    C2 200 – perfeito.
    C3 160 –
    C4 160 – Você colocou bons conectivos, mas poderia colocar mais kkkkk.
    C5 200 – ótima conclusão.
    O texto evidencia que vocÊ tem um ótimo conhecimento geral, mas ainda possui dificuldades para escrever. Lembre-se de ler as frases ignorando o que está entre as vírgulas, porque assim você não come palavras ou usa pronome ao invés de artigo. Vou corrigir a introdução pra vc ver:
    A* série “atypical”,* estreada em 2017, conta a história de* Sam,* um garoto autista, que constantemente é alvo de bullying e exclusão por conta de seu transtorno. Fora da ficção, *a prática do* (não sei se seria DE ou DO, então acho melhor deixar só bullying) Bullying ainda é bastante recorrente* nas escolas brasileiras e,* muitas vezes* dada como uma forma de “brincadeira entre os alunos”. Contudo, essas agressões podem resultar (não generalize, eu sei que o assunto é sério, mas não é reconhecido como bullying às vezes) em sequelas nas vítimas, as quais devem ser combatidas de imediato. Essas agressões se dá, muita das vezes, por conta do estado familiar dos agressores* quanto a situação do bullying visto na escola.
    No início vc tinha colocado q a série era da netflix, mas eu tirei pq na sua frase, ou vc coloca sobre a netflix ou o ano. Se vc colocasse os dois nesse contexto iria ficar muita informação.
    Um exemplo, caso vc queira colocar do outro jeito:
    Esse fator é evidenciado na série “Atypical”, disponível na Netflix, …
    Mass só serviria para 2º ou 3º período.

    • 2
  2. 👉 Vou falar de uma forma bem geral aqui, pois um aluna já lhe deu bastantes dicas. Portanto, irei ir além do que ela falou, para que você tenha o maior proveitos do comentários.
    👉Primeiramente, esse ultimo período da sua introdução é descartável. Além de ser um pouco incoerente. Pelo menos a construção que estou lendo aqui.
    👉Teus parágrafos de desenvolvimento denotam que você é um cara que sabe escolher bem as ideias, mas não as organiza bem dentro de um bom projeto de texto. Tem muitos períodos, alguns são metade de uma linha. Isso prejudica a fluência do texto , bagunçando-o. Recomendo escrever de 3 a 4 períodos. Não grandes nem curtos, de 2 a 3 linhas , sempre usando recursos coesivos adequados. Isso se você segue a ideia de fazer dois desenvolvimentos.
    👉 Ademais, foque em detalhar mais sua proposta. Além disso, não consigo ver o ”por meio de que” será realizado.
    👉 Uma ultima observação: Seu recorte é muito especifico ao colocar ”ESCOLAS BRASILEIRAS”, mas não vi um texto em o projeto esteja realmente pautado nesse contexto.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.