Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade padronizada pela ausência de impasses. No entanto, tal concepção não é constatada na realidade brasileira, visto que no país persiste a prática de queimadas por ações antrópicas, um problema que necessita ser enfrentado. Logo, convém analisar as principais causas e consequências dessa problemática.
A princípio, conforme Paul Watson, co-fundador da Greenpeace, “inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente”. Todavia, o que se observa é a desarmonia, devido à queima florestal causada pelo ser humano, visando sobretudo a lucratividade. Com efeito, isso ocasiona a redução da biodiversidade, acelerando o processo de extinção de diversas espécies da fauna e flora.
Outrossim, o livro “Planeta Terra em perigo”, expõe a relação humana na alteração ecológica e climática. Fora da literatura, essa conjuntura é notória, visto que os indivíduos estão queimando o lixo excessivamente, o que resulta na liberação de gases poluentes, como dióxido de carbono, que agravam o efeito estufa. Nessa ótica, é inaceitável que em um Estado democrático prevaleça a ambição do homem em detrimento da devastação ambiental.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para alterar esse cenário hostil. Destarte, o Ministério do Meio Ambiente deve criar métodos eficazes de fiscalização, principalmente nas áreas mais devastadas. Isso ocorrerá, com a capacitação dos agentes fiscalizadores, por meio de cursos gratuitos e on-lines ministrados por especialistas que os ensinem a usar “drones”, de modo a identificar e punir os responsáveis pela prática de queimadas.
PsLucas05
Olá, tudo bem?
Introdução: Muito bem formulada, gostei bastante. No entanto, você apenas falou das ações antrópicas(algo bem genérico). Nessa condição, você poderia ter falado sobre outras coisas, como por exemplo a Sustentabilidade. (Isso pode enriquecer o seu desenvolvimento)… Mas analisando bem, gostei da introdução.
Desenvolvimento 1: Gostei.
Desenvolvimento 2: Também gostei. Até agora o texto está com pequenos períodos(Isso deixa o leitor mais atento ao seu texto).
Conclusão: Interessante! achei que o texto ficou bem direto, sem fugir do tema.
Na Conclusão percebe-se alguns erros gramaticais, como on-lines (O plural dessa palava permanece on-line). E alguns erros de vírgula, mas nada que possa afetar a sua nota no ENEM, já que a própria competência deixa claro ser normal alguns “desvios gramaticais” Consequentemente, texto bastante coeso, claro e direto.
Gostei bastante!