Machado de Assis, em sua fase realista, desnudou a sociedade brasileira e formulou criticas para os comportamentos egoístas e superficiais que caracterizam essa nação. Não distante da ficção, evidenciam-se aspectos semelhantes no que diz respeito a prática de bullying no Brasil. Nesse viés, nota-se a configuração de um grave problema com contornos específicos, em virtude da falta de denúncia e da falta de empatia.
Deve-se pontuar, de início, que a falta de denúncia destaca-se como um ferrenho auxiliador no que se refere á prática do bullying. Nesse sentido, Kant proporciona uma importante reflexão ao defender que “O individuo deve agir apenas segundo a máxima que deseja ver transformada em lei universal”. Dessa forma, para que o problema seja resolvido, é preciso denuncia-lo. Infelizmente, percebe-se uma lacuna no que tange essa questão, que não é denunciada devido ao medo dos indivíduos, que ocasiona no aumento do número de vítimas dessa prática, como levantado por uma pesquisa de 2012, realizada pelo IBGE, em que cerca de 200 mil alunos, afirmaram terem sofrido com tais intimidações.
Além disso, outra dificuldade encontrada é a falta de empatia. Na obra “Modernidade Líquida”, Zygmunt Bauman analisa que a contemporaneidade é influenciada pelo individualismo. Em detrimento disso, há como consequência, a falta de alteridade, pois, para se colocar no lugar do outro, é preciso deixar de olhar apenas para si. Essa liquidez que age sobre a problemática do bullying, funciona como uma forte obstrução para impedir a sua resolução.
Portanto, é necessário a tomada de medidas estratégicas para alterar esse cenário. Como solução, é preciso que as escolas, em conjunto com a prefeitura e a mídia, organizem palestras e rodas de conversas sobre a cultura do bullying. Tais eventos podem ser administrados por antigas vítimas da prática e não devem ficar restritos aos alunos, podendo ser abertos a comunidade, através das redes sociais com a criação de uma “hashtag”, que promoverá maior visibilidade, a fim de que mais pessoas possam compreender o problema e se tornarem cidadãos mais denunciadores e atuantes na busca por resoluções.
Fabrício2005
OBSERVAÇÕES:
AGENTE: Como solução, é preciso que as escolas, em conjunto com a prefeitura e a mídia
MEIO: organizem palestras e rodas de conversas sobre a cultura do bullying.
DETALHAMENTO: Tais eventos podem ser administrados por antigas vítimas da prática e não devem ficar restritos aos alunos, podendo ser abertos a comunidade, através das redes sociais com a criação de uma “hashtag”, que promoverá maior visibilidade
FINALIDADE: a fim de que mais pessoas possam compreender o problema e se tornarem cidadãos mais denunciadores e atuantes na busca por resoluções.
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PERFEITA QUE ATENDE AOS PARÂMETROS DO QUESITO ENEM.
COMENTÁRIOS GERAIS: Não tenho o que dizer e detalhar muito, apenas continue assim porque está no caminho certo para uma nota 1000, me impressionei com a proposta, pois é muito diversificada e a facilidade das pessoas com a aplicação é vista com bons olhos dos corretores do ENEM. Diante de tal ótica, seu repertório é bastante sofisticado e ligeiramente requentado, visto que possui um ótimo conhecimento de mundo, sempre abuse do seu saber. Parabéns! Amei! Retomou de uma maneira bem explicita a introdução no final, mais isso é bom, mostrando que conseguiu organizar seus pensamentos mais uma vez. =D Entretanto, deveria dizer no texto que o problema é no Brasil, só faltou especificar o local, mas tudo bem, a maioria dos temas são em relação ao Brasil.
ACREDITO QUE TIRARIA ENTRE 900/1000
Wanessa2002
Olá, boa noite. Irei corrigir sua redação, lembrando que será sob meu ponto de vista. Se outras pessoas corrigirem, a pontuação provavelmente mudará.
Não desanime nunca!
Introdução: Perfeita. Bem pontuada e organizada.
Desenvolvimento 1: Foi bem iniciada, porém a finalização deveria ter sido mais organizada. Poderia ter colocado um ponto continuativo antes de “[…] como levantado por uma pesquisa de 2012, realizada pelo IBGE, em que cerca de 200 mil alunos, afirmaram terem sofrido com tais intimidações.” .
Desenvolvimento 2: Teve um bom início, mas parece superficial. O 3° período deveria ter sido mais contextualizado!
Conclusão: Foi identificado os 5 elementos essenciais, mas os períodos poderiam ter sido mais organizados. Ótimo!
Parabéns, 880!
Yaradias
Introdução bem apresentada, contextualizada e com teses explícitas
Seu texto seguiu de acordo com as teses mostrando um bom planejamento textual
Seus desenvolvimentos estão bem elaborados, repertórios desenvolvidos
Sua conclusão possui todos os elementos
Gostei muito da sua redação, você escreve muito bem( bons estudos ♥️)
Yaemin Miranda
Oi, boa noite .
Primeiramente, parabéns, sua redação ficou muito boa. Gostei das suas citações, ficaram ótimas na sua redação, sua conclusão também ficou show, só faltou uma coisa: melhorar no seu agente.
Continue assim, está no caminho certo.
Parabéns, espero que você consiga alcançar o que almeja.
Nota: 900
Adriel Lima
Bom texto, parabéns!!!
Você trouxe diversas citações, o que enriqueceu sua redação.
Gostei também da sugestão da conclusão, visto que você trouxe os elementos necessários.
Continue praticando, pois a prática leva a perfeição.
Nota: 900
Excelente trabalho 👏👏👏👏
Espero que você consiga alcançar a nota máxima nas suas provas…
Alex Costa
Olá!
Em primeiro lugares eu quero dizer que você escreve muito bem, e sua redação está muito boa. No entanto, precisa melhorar em alguns aspectos para que ela se torne ótimo, que é uma coisa que até mesmo eu estou batalhando para conseguir kkkkkk
No caso da sua introdução está ótima, mas tome cuidado com os acentos, que apesar de eu ter visto em apenas uma palavras, especificamente a palavra “crítica”, pode tirar de você alguns pontinhos básicos que podem somar muito no final dependendo de quanto erros obteve
Gostei muito do seu desenvolvimento, principalmente porque você utilizou dois elementos sociocultural para defender o seus argumentos, muito bem, mas acredito que você deveria usar frases chaves para fechar seu argumento como por exemplo:
“Faz-se imprescindível, portanto, a dissolução desta conjuntura”
Já sua conclusão o seu agente não tem poder para executar tais funções, ficaria melhor se você usa-se “O ministério da educação junto às prefeituras e Meios de Comunicações”. Além disso, você também poderia citar a ideia de Machado de Assis para fechar sua conclusão.
C1-190
C2-200
C3-200
C4-160
C5- 160
Total: 910
Espero ter ajudado!