A prática de Bullying nas escolas do Brasil

  • -1

No filme “Extraordinário”, o personagem Auggie Pullman é um garoto com deformidade facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele ira frenquentar a escola pela primeira vez, como qualquer outra criança. E por sua aparência ele tem dificuldades em fazer amizade, conseqüentemente os alunos começam à praticar bullying, o que infelizmente também é uma realidade nas escolas brasileiras.

Entretanto, não ocorrem somente nas escolas, em outros ambientes também. Muitas das vezes, o bullying é praticado dentro da própria casa. O agressor, para manter o papel de valentão, de dominador, pode se sentir realizado em cometer tais atos. através de agressões físicas, psicológicas, humilhações e ameaças etc., o agressor pode ter posse completa da vítima, causando dor e sofrimento podendo ocasionar em depressão ou até mesmo em suicídio. A grande maioria das vítimas já sofrem com baixa auto-estima, e com a prática do bullying agrava ainda mais, pois grande parte dos insultos estão relacionados à aparência física.
Contudo, a falta de políticas eficazes contra o bullying impulsiona o problema. Segundo Aristóteles, ” a política deve ser utilizada de modo que, pela justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. Os agressores, por não ter quem os puna, encontram brechas na legislação para a ocorrência de crimes. Desse modo e inaceitável a falha constitucional que corrobora para perpetuação do problema. A ausência de palestras nas escolas tbm acarreta o problema, deveriam ocorrer com mais frequência, para a conscientização correta dos indivíduos.

Entende-se, portanto, que caminhos para combater o bullying consistem em reforçar a questão constitucional. Para isso o governo deve criar e divulgar campanhas que visam conscientizar a sociedade acerca da exclusão de minorias, por meio do Ministério da Educação e Cultura, para que as vítimas se sintam inclusas na sociedade. O aumento de palestras nas escolas é imprescindível, para que as vítimas se conscientize a não ficar caladas e denunciar quando tais atos acontecerem.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá caro estudante!
    Vejo que trabalhou bastante para escrever sua redação, vejo que deve se atentar com algumas coisas. O primeiro ponto é a escrita, que é a linguagem formal, deve se atentar a pontuação! Percebi algumas abreviações, pontuações fora de “enquadro”, o segundo ponto a ser notado, é a elaboração de desenvolvimento, use palavras-chave, faça alusão histórica, ponto de vista e o projeto de texto, Use em sua proposta de intervenção cinco elementos básicos: Ação interventiva, agente social, modo de ser aplicado, efeito (os possíveis resultados) e detalhe. Sugestões para iniciar uma redação: “No contexto social vigente” “No limiar do século XXI” “No contexto pós modernidade”.
    Espero ter ajudado! Grato!

    • 0
  2. senti falta da tese na introdução. no desenvolvimento vc discutiu sobre a ocorrência do Bullying dentro de casa e suas consequências e a falta de reparação no Brasil . vc poderia ter tratado disso na tese.
    faltou um fechamento na Proposta de intervenção.
    no mais achei sua redação muto boa. apresenta conectivos e um repertório muito bom.
    reforço que não sou corretora profissional, foi só o que eu achei sobre sua redação.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.