A série estadunidense “Todo Mundo odeia o Chris” retrata a vida de um menino negro que sofre diversas humilhações e agressões por viver na periferia e ser o único diferente na escola. De maneira análoga, no contexto atual brasileiro, é notório casos como de Chris e como o bullying é uma problemática grave no ensino do país. Sendo assim, urge analisar os motivos, como a falta de punidade e a banalização do sofrimento.
Em primeira análise, vale ressaltar a questão da impunidade. De acordo com Thomas Hobbes, o Estado de natureza acontece quando não há leis ou regras e os indivíduos vivem com total liberdade e ,sem haver penitências, há o começo do conflito entre eles. Dessa forma, nota-se que quem comete discriminações não se preocupa com a punição, por não haver medidas eficazes para combater o bullying e que, por isso, apenas corrabora para perpetuar a violência nas escolas.
Ademais, outras formas de agressão são vistas como frescura por parte da sociedade. Em prova disso, há o caso de dois garotos na cidade de Suzano que cometeram um massacre na escola em que estudavam, no ano de 2019, matando oito pessoas e eles próprios, pois ambos sofriam humilhações constantes, o que causou o aumento do ódio. Nesse sentido, a normalização do bullying faz com que haja um sentimento de revolta e a sede de justiça pelas as próprias mãos devido à ausência de empatia e a escassez de projetos para amenizar a dor das vítimas.
Fica evidente, portanto, acerca da discussão sobre a prática de bullying no Brasil. Logo, cabe ao governo, em parceria das instituições de ensino públicas e particulares, criar aulas didáticas para administrar palestras que falem sobre empatia e respeito com o próximo a fim de ajudar os alunos que sofrem de abusos físicos e verbais. Além disso, é preciso que as mídias sociais façam campanhas para mostrar os malefícios do bullying com o objetivo de sensibilizar quem pratica. Desse modo, casos como de Chris deixarão de ocorrer na realidade.
giuliabrescia123Iniciante
A prática de bullying nas escolas brasileiras
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Laura Lopes
Muito boa a redação, o repertório de todo mundo odeia o Chris encaixou perfeitamente, porém senti um pouco falta de conectivos na conclusão, também alguns erros gramaticais e incoerência, porém continua tentando, nao desiste, leia redações 900+ e faça um planejamento para organizar melhor suas ideias antes de escrever
Joanne♥️
Introdução: foi ótima trouxe a temática a ser abordada, apresentou a problemática do jeito certo na introdução, porém no desenvolvimento, c, faltou explanar partes como: outras formas de agressão são vistas como frescura por parte da sociedade. Não ficou claro muito claro, a ligação entre o argumento e esta parte, uma vez que os meninos agiram com violência porque ? Qual foi a razão.
Também tem q ficar mais atenta na gramática, talvez tenha sido até erro do corretor do teclado
Só tá faltando organizar suas idéias mas está no caminho certo
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marianadacunha
C1-:160 OBS: necessário melhorar a regência verbal
C2:200:
c3:160OBS: necessário melhorar alguns pontos para melhorar o entendimento do leitor
c4:200: boa articulação entre os parágrafos e gera continuidade ao texto
c5200: a proposta de intervenção compreende as 5 modalidades propostas pelo ENEM
NOTA:920
DanielDDO
Redação bem proveitosa, conseguindo abordar desde o princípio como ocorre a prática de bullying no meio escolar e trazendo um bom repertório de conhecimento, tanto ao falar da série do Chris e ao comparar com a situação do bullying no Brasil.
Notas de acordo com as competências do ENEM
Competência 1: 200
Competência 2: 190
Competência 3: 200
Competência 4: 170
Competência 5: 180
Nota Final: 940
Parabéns
mikavi
Parabéns, Gostei muita da sua redação você conseguiu abordar o tema, e estava olhando tambem conseguiu fazer as compêtencias, que são:
estrutura sintática.
acentuação.
pontuação.
ortografia.
concordância verbal e nominal.
translineação.
A estrutura da sua redação esta ótima a Introdução tambem e os desenvovimento .!!
parabens ,
MilaLuc
Introdução: gostei, trouxe a temática a ser abordada, apresentou o problema na introdução, no desenvolvimento, contudo, faltou explanar partes como: outras formas de agressão são vistas como frescura por parte da sociedade. Não ficou claro para mim, a ligação entre o argumento e esta parte, uma vez que os meninos agiram com violência porque foram em primeiro lugar vítimas. Outro ponto é a gramática
Pelas = por elas
O restante está ótimo, falta organizar as ideias.
emillycamilass
boa introdução, contextualizou o repertório e trouxe para o foco do Brasil, apresentou o tema e os argumentos que irão ser abordados no decorrer do texto.
no desenvolvimento 1, procure avaliar melhor seu argumento antes de trazer o repertório. você me dá “a questão da impunidade”, impunidade em que? com quem? tente fazer meio que um resumo da ideia central do seu parágrafo. cuidado com as vírgulas.
boa contextualização do repertório com argumento.
desenvolvimento 2, seu resumo da ideia central melhorou, porém vc fala “outras formas de agressão” quais formas?, seja mais pontual/direto no que vc quer dizer. não generalizou, porém cuidado ao usar “por parte” pois causa ambiguidade em não compreender se vem da sociedade ou por uma parcela dela. contextualização boa, bom repertório, tente não se prolongar demais em relatar o repertório.
conclusão: fica evidente oq? acredito que faltou palavras para concluir, por exemplo, “fica evidente, portante, a resolutividade acerca sobre a prática…” quem ok, oq ok, finalidade ok, como vai fazer isso? detalhe mais sua resolução. retomada do repertório da introdução, muito bom!
c1: 160
c2: 200
c3: 120
c4: 180
c5: 160
total: 820