No documentário “13° emenda”, é retratado o sistema prisional Ianque, o qual tem como finalidade precípua o controle e encarceramento da população negra norte-americana. Infelizmente, no Brasil não é diferente, uma vez que, a política antidrogas é ligada à desigualdade sociorracial. Portanto, as causas e consequências dessa problemática devem ser analisadas.
De início, ementa-se que, a população negra e periférica é avidamente o alvo da política antidrogas. Nesse viés, a socióloga Julia Lemgruber, relata: “… o jovem da classe média, o jovem branco, não importa a quantidade de drogas que ele estiver portando, ele vai ser sempre usuário, e não traficante, ao contrário do menino da favela”. Lamentavelmente, nota-se o quanto a desigualdade racial é alarmante e totalmente real no Brasil.
Ademais, por consequente, tal assimetria proporciona o aumento do número de população negra encarcerada. Nesse ínterim, segundo o site “Exame”, em 2017 foram dadas 4 mil sentenças carcerárias à negros que portavam menos que 100g de substância ilícita, enquanto que para brancos foram apenas 1.097, sendo que estes estavam com maiores quantidades da substância. Inegavelmente, a lei antidrogas, no Brasil, é aplicada apenas para a população mais vulnerável.
Logo, com base na problemática de políticas antidrogas aliadas à desigualdade sociorracial, medidas devem ser tomadas. Cabe, portanto, ao Ministério da Justiça, como órgão responsável pelas garantias institucionais, por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos deputados, promover a defensoria dos periféricos disponibilizando advogados para atuarem em seu favor. Espera-se assim, diminuir o número de negros aprisionados por tráfico de drogas.
Ashy
C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160
C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 160
C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 120
C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 120
C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160
Nota final: 720, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.
mariaeduardanunes
Vou corrigir sua redação me baseando nos critérios do ENEM.
No 1º parágrafo “Infelizmente” eu acho que não pode colocar expressões pessoais assim.
“Portanto, as causas e consequências dessa problemática devem ser analisadas.” você deveria ter citado as causas já nesse parágrafo.
No 2º parágrafo “ementa-se que, a população” não há vírgula.
Você poderia ter desenvolvido mais após citar a socióloga.
No 3º parágrafo “número de população” acho que seria “da”.
Novamente aqui, você poderia ter desenvolvido mais suas ideias, apresentando sua própria argumentação.
No 4º parágrafo se considerar a parte que você diz “Espera-se assim, diminuir…” como finalidade, sua proposta de intervenção está completa.
“Câmara dos deputados” as duas palavras são escritas com a inicial maiúscula, assim, “Câmara dos Deputados”.
Seria interessante você retomar algum repertório que você trouxe ao longo do texto, para que ele fique claramente produtivo.
Em resumo, você redigiu bem! Fez uso dos 2 conectivos interparágrafos exigidos pelo ENEM (Ademais e Logo, no seu caso), além de utilizar outros recursos coesivos no texto. Não se esqueça de colocar as causa na sua introdução (primeiro parágrafo). Bjusss, sucesso para você!
OBS: Ainda sou estudante, porém, acredito que sua nota seria parecida com:
Competência 1= 160
Competência 2= 160
Competência 3= 120
Competência 4= 200
Competência 5= 200
Nota final= 840
pcyx
C1 – 160 (há alguns erros gramaticais, sobretudo de vírgula)
C2 – 200
C3 – 160 (faça as conclusões do desenvolvimento para garantir 200)
C4 – 200
TOTAL: 720
Traga mais detalhes ao texto, tentando se aprofundar em determinados assuntos, como a questão da desigualdade de um garoto favelado. Use mais conectivos nas transições de parágrafo.
pedroenz0
C1 – 160 (há alguns erros gramaticais, sobretudo de vírgula)
C2 – 200
C3 – 160 (faça as conclusões do desenvolvimento para garantir 200)
C4 – 200
TOTAL: 720
Traga mais detalhes ao texto, tentando se aprofundar em determinados assuntos, como a questão da desigualdade de um garoto favelado. Use mais conectivos nas transições de parágrafo.