De acordo com a Constituição Federal Brasileira, é direito do cidadão e dever do Estado o acesso à saúde. Contudo, grande parte das mulheres brasileiras sofrem com a pobreza menstrual, acarretando danos sanitários graves. Dentre as causas do problema está a falta de recursos instrucionais, higiênicos e estruturais. Assim, é necessário adotar medidas para minimizar tais fatores.
Em primeiro plano, é evidente que a menstruação é vista como um “tabu” pela sociedade, como é ilustrado na série “Anne with an E”, na qual Anne fala sobre o período menstrual com suas colegas, que a repreendem, alegando que este é um tema vergonhoso e não se deve falar sobre. No entanto, é importante lembrar que a menstruação é algo natural, que deve ser debatido entre a comunidade para evitar problemas como a falta de banheiros, água, absorventes e a falta de conhecimento sobre o assunto.
Diante desse cenário, a pobreza menstrual entre as mulheres brasileiras gera efeitos, como problemas de saúde física e mental. A falta de higiene durante o período menstrual pode ocasionar infecções graves, além do incômodo e constrangimento sofridos pela mulher, que possibilitam o desenvolvimento de um desconforto mental.
Em suma, para reverter a problemática da pobreza menstrual entre as brasileiras, cabe ao Ministério da Saúde promover campanhas doadoras de material higiênico e projetos de conscientização sobre o tema, com intuito de ressaltar a importância dos cuidados referentes à menstruação.
A pobreza menstrual entre a população feminina no Brasil moderno
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naoseiagora
Olá, tudo bem? Vou analisar a sua redação com base nos meus conhecimentos sobre o assunto, mas como eu não sou nenhuma profissional, apenas uma estudante, não leve a minha opinião como uma verdade absoluta :)
(Lembrando, eu estarei me baseando nos critérios do ENEM)
Sua tese é baseada em três argumentos ao todo. Mas eles não estão bem estruturados ao longo do texto. No D1 você listou a falta de recursos instrucionais, higiênicos e estruturais; mas no D2 você usou o repertório de Anne With An E para falar sobre como a menstruação é vista como um tabu, e embora isso possa ser usado como uma causa para a falta de recursos instrucionais, não há momentos no texto em que isso fique claro.
A causa do problema no D1 não é comprovada, pois há a utilização de um repertório sócio cultural, mas não tem nenhuma fonte que comprove que isso ocorra na realidade; eu teria usado a frase “A ficção não destoa da realidade, na qual (…)”. Acho que se você utilizasse a estrutura de quatro parágrafos, na qual o segundo serviria para você falar da causa e o terceiro a consequência, isso enriqueceria a sua argumentação, e teria mais espaço para a proposta de intervenção.
Como você utilizou uma proposta coringa (conscientização), eu recomendaria que você se aprofundasse mais nela. Como o Ministério da Saúde faria essas propostas, e em qual lugar?
Recomendações: estruture sua redação em quatro parágrafos; utilize mais fontes ou dados; relacione melhor o repertório com a tese; se aprofunde mais na proposta de intervenção;
Sus gramática é muito boa, e eu particularmente não encontrei nenhuma ressalva! Continue praticando e assim conseguirá chegar nos 900+ e depois aos 1000 pontos!
Alixo
Olá, espero ajudar de alguma forma e se quiser pode contribuir em minhas redações também.
Introdução:
Em “De acordo com a Constituição Federal Brasileira…”, não é preciso usar B maiúscula na palavra brasileira.
A introdução está bem contextualizada, há uma originalidade na escrita.
Mas talvez assim fique melhor:
“A Constituição Federal do Estado brasileiro, vigente atualmente, garante a seus cidadãos o direito à saúde, no entanto não é colocado em prática, uma vez que grande maioria das mulheres brasileiras sofrem com a pobreza menstrual…”
Em “Dentre as causas do problema…”, aqui temos a apresentação das teses que serão abordadas ao longo do texto, sendo três argumentos :O
Argumentos:
falta de recursos instrucionais.
falta de recursos higiênicos.
estruturais.
D1:
Pensei que a autora do texto iria longo ao ponto, como prometido na introdução e falar sobre a falta de recursos instrucionais. Só fica visível a menção a tese no final do parágrafo… X-(
Fugindo um pouco do foco da tese.
Além de não atender completamente a estrutura de um parágrafo de desenvolvimento.
Confira:
Por que ocorre?
Como?
Existe um culpado? Quem?
Relacionar = Regular
Detalhar = F
Comentar = Ok
Obs: O repertório escolhido ficou muito bom, conseguiu relacionar com o tema, mas houve bem dizer uma fuga da tese (falta de recursos instrucionais), dar a entender ao leitor que o primeiro parágrafo de argumentação é sobre o tabu envolta da menstruação e não é isso que a autora prometeu na introdução. X-(
OUTROS PROBLEMAS: *”tabu”*. Não há necessidade de usar tabu entre aspas, use apenas para citações, dramaturgia, livros ou estrangeirismo. ;D
D2:
O mesmo erro do primeiro parágrafo de argumentação se repete aqui, a autora ao invés de ir ao ponto da tese (falta de recursos de higiene), foge do que foi prometido na introdução. :O
Ao longo do D2 a autora diz que a falta de higiene durante o tempo menstrual pode causar infecções graves, entretanto, não convence o seu ponto de vista aos leitores em nenhum momento. ;-;
Obs: Não há nenhum repertório no D2 que possa comprovar o ponto de vista no que tange a tese da crise sanitária feminina. O texto ficou perdido, fugindo do prometido e falando sobre saúde mental e não sanitária. :-(
D3?:
Aqui está um problema, o terceiro argumento ao invés de ter um próprio parágrafo de argumentação foi introduzido no D2, acabou que o D2 ficou confuso, sem sentido nenhum e repleto de senso comum, sem sequer comprovar o ponto defendido. :*
Obs: Vc cita 3 argumentos na introdução, logo cada argumento deve ter um parágrafo. ;)
Conclusão:
Atendeu quase todos os critérios só não especificou o modo e o detalhamento, o que já era esperado pois não houve detalhamento nenhum no texto ;-;. Solucionou as teses de falta de instrução e de crise sanitária feminina menos a terceira tese.
Obs: A solução dada pela autora já existe por força da legislação. Fiquei na expectativa de uma originalidade, de algo criativo, como foi a introdução.
Boa sorte na redação, Clara! Continue praticando pois está no caminho certo da nota 1000.
clarinha1701
oii,bom dia!
Nossa muito muito obrigada pela correção, vou estudar muito sobre o que você falou e tentar produzir uma redação melhor dentro dos conformes de suas dicas! Eu agradeço bastante e concordo com tudo que vc falou sobre meu texto, foi de grande ganho para mim.
Muito obrigada!
vantuilpinheiro
Heey! Eu gostei do texto porque eu vi claramente um raciocínio permeando-a. Há uma lógica!! Eu apenas senti falta de mais informação escrita, mas isso vem com a prática. O molde é exatamente esse, na minha opinião.
– Eu coloquei alguns comentários em parênteses. São mais observações do que correções.
– O item ///texto/// significa que, na minha opinião, não é necessário.
Texto:
De acordo com a Constituição Federal Brasileira, é direito do cidadão e dever do Estado o acesso à saúde. Contudo, grande parte das mulheres brasileiras sofrem com a pobreza menstrual, acarretando danos sanitários graves. Dentre as causas do problema está a falta de recursos instrucionais, higiênicos e estruturais. Assim, é necessário adotar medidas para minimizar tais fatores.
(Muito bom!! Pelo o que entendi, aqui há um argumento a ser desenvolvido).
Em primeiro plano, é evidente que a menstruação é vista como um “tabu” pela sociedade, como é ilustrado na série “Anne with an E”, na qual Anne fala sobre o período menstrual com suas colegas, que a repreendem, alegando que este é um tema vergonhoso e não se deve falar sobre. No entanto, é importante lembrar que a menstruação é algo natural, que deve ser debatido entre a comunidade para evitar problemas como a falta de banheiros, água, absorventes e a falta de conhecimento sobre o assunto.
Diante desse cenário, a pobreza menstrual entre as mulheres brasileiras gera efeitos, como problemas de saúde física e mental. A falta de higiene durante o período menstrual pode ocasionar infecções graves, além do incômodo e constrangimento sofridos ///pela mulher\\\, que possibilitam o desenvolvimento de um desconforto mental.
(Acredito que poderia desenvolver mais um pouquinho aqui dando um exemplo prático de como seria, da mesma forma que dez no 2º parágrafo com o comentário do filme como argumento/exemplificação).
Em suma, para reverter a problemática da pobreza menstrual entre as brasileiras, cabe ao Ministério da Saúde promover campanhas doadoras de material higiênico e projetos de conscientização sobre o tema, com intuito de ressaltar a importância dos cuidados referentes à menstruação.
(Acredito que poderia apenas acrescentar como seria feito pelo ministério da saúde. Propagandas na TV porque conseguem atingir as massas? Campanhas nas ruas? Folhetos?)
clarinha1701
olá,bom dia!
Muito obrigada por ter corrigido minha redação, agradeço demais!
Vou melhorar e fazer alguns ajustes nos pontos que vc mencionou, pode deixar.
Muito obrigada!