A pobreza menstrual entre a população feminina no Brasil moderno

  • 1

De acordo com a Constituição Federal Brasileira, é direito do cidadão e dever do Estado o acesso à saúde. Contudo, grande parte das mulheres brasileiras sofrem com a pobreza menstrual, acarretando danos sanitários graves. Dentre as causas do problema está a falta de recursos instrucionais, higiênicos e estruturais. Assim, é necessário adotar medidas para minimizar tais fatores.
Em primeiro plano, é evidente que a menstruação é vista como um “tabu” pela sociedade, como é ilustrado na série “Anne with an E”, na qual Anne fala sobre o período menstrual com suas colegas, que a repreendem, alegando que este é um tema vergonhoso e não se deve falar sobre. No entanto, é importante lembrar que a menstruação é algo natural, que deve ser debatido entre a comunidade para evitar problemas como a falta de banheiros, água, absorventes e a falta de conhecimento sobre o assunto.
Diante desse cenário, a pobreza menstrual entre as mulheres brasileiras gera efeitos, como problemas de saúde física e mental. A falta de higiene durante o período menstrual pode ocasionar infecções graves, além do incômodo e constrangimento sofridos pela mulher, que possibilitam o desenvolvimento de um desconforto mental.
Em suma, para reverter a problemática da pobreza menstrual entre as brasileiras, cabe ao Ministério da Saúde promover campanhas doadoras de material higiênico e projetos de conscientização sobre o tema, com intuito de ressaltar a importância dos cuidados referentes à menstruação.

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá, tudo bem? Vou analisar a sua redação com base nos meus conhecimentos sobre o assunto, mas como eu não sou nenhuma profissional, apenas uma estudante, não leve a minha opinião como uma verdade absoluta :)
    (Lembrando, eu estarei me baseando nos critérios do ENEM)

    Sua tese é baseada em três argumentos ao todo. Mas eles não estão bem estruturados ao longo do texto. No D1 você listou a falta de recursos instrucionais, higiênicos e estruturais; mas no D2 você usou o repertório de Anne With An E para falar sobre como a menstruação é vista como um tabu, e embora isso possa ser usado como uma causa para a falta de recursos instrucionais, não há momentos no texto em que isso fique claro.
    A causa do problema no D1 não é comprovada, pois há a utilização de um repertório sócio cultural, mas não tem nenhuma fonte que comprove que isso ocorra na realidade; eu teria usado a frase “A ficção não destoa da realidade, na qual (…)”. Acho que se você utilizasse a estrutura de quatro parágrafos, na qual o segundo serviria para você falar da causa e o terceiro a consequência, isso enriqueceria a sua argumentação, e teria mais espaço para a proposta de intervenção.
    Como você utilizou uma proposta coringa (conscientização), eu recomendaria que você se aprofundasse mais nela. Como o Ministério da Saúde faria essas propostas, e em qual lugar?

    Recomendações: estruture sua redação em quatro parágrafos; utilize mais fontes ou dados; relacione melhor o repertório com a tese; se aprofunde mais na proposta de intervenção;

    Sus gramática é muito boa, e eu particularmente não encontrei nenhuma ressalva! Continue praticando e assim conseguirá chegar nos 900+ e depois aos 1000 pontos!

    • 0
  2. Olá, espero ajudar de alguma forma e se quiser pode contribuir em minhas redações também.

    Introdução:

    Em “De acordo com a Constituição Federal Brasileira…”, não é preciso usar B maiúscula na palavra brasileira.
    A introdução está bem contextualizada, há uma originalidade na escrita.

    Mas talvez assim fique melhor:

    “A Constituição Federal do Estado brasileiro, vigente atualmente, garante a seus cidadãos o direito à saúde, no entanto não é colocado em prática, uma vez que grande maioria das mulheres brasileiras sofrem com a pobreza menstrual…”

    Em “Dentre as causas do problema…”, aqui temos a apresentação das teses que serão abordadas ao longo do texto, sendo três argumentos :O

    Argumentos:
    falta de recursos instrucionais.
    falta de recursos higiênicos.
    estruturais.

    D1:

    Pensei que a autora do texto iria longo ao ponto, como prometido na introdução e falar sobre a falta de recursos instrucionais. Só fica visível a menção a tese no final do parágrafo… X-(
    Fugindo um pouco do foco da tese.

    Além de não atender completamente a estrutura de um parágrafo de desenvolvimento.
    Confira:

    Por que ocorre?
    Como?
    Existe um culpado? Quem?

    Relacionar = Regular
    Detalhar = F
    Comentar = Ok

    Obs: O repertório escolhido ficou muito bom, conseguiu relacionar com o tema, mas houve bem dizer uma fuga da tese (falta de recursos instrucionais), dar a entender ao leitor que o primeiro parágrafo de argumentação é sobre o tabu envolta da menstruação e não é isso que a autora prometeu na introdução. X-(

    OUTROS PROBLEMAS: *”tabu”*. Não há necessidade de usar tabu entre aspas, use apenas para citações, dramaturgia, livros ou estrangeirismo. ;D

    D2:

    O mesmo erro do primeiro parágrafo de argumentação se repete aqui, a autora ao invés de ir ao ponto da tese (falta de recursos de higiene), foge do que foi prometido na introdução. :O

    Ao longo do D2 a autora diz que a falta de higiene durante o tempo menstrual pode causar infecções graves, entretanto, não convence o seu ponto de vista aos leitores em nenhum momento. ;-;

    Obs: Não há nenhum repertório no D2 que possa comprovar o ponto de vista no que tange a tese da crise sanitária feminina. O texto ficou perdido, fugindo do prometido e falando sobre saúde mental e não sanitária. :-(

    D3?:

    Aqui está um problema, o terceiro argumento ao invés de ter um próprio parágrafo de argumentação foi introduzido no D2, acabou que o D2 ficou confuso, sem sentido nenhum e repleto de senso comum, sem sequer comprovar o ponto defendido. :*

    Obs: Vc cita 3 argumentos na introdução, logo cada argumento deve ter um parágrafo. ;)

    Conclusão:

    Atendeu quase todos os critérios só não especificou o modo e o detalhamento, o que já era esperado pois não houve detalhamento nenhum no texto ;-;. Solucionou as teses de falta de instrução e de crise sanitária feminina menos a terceira tese.

    Obs: A solução dada pela autora já existe por força da legislação. Fiquei na expectativa de uma originalidade, de algo criativo, como foi a introdução.

    Boa sorte na redação, Clara! Continue praticando pois está no caminho certo da nota 1000.

    • 0
  3. Heey! Eu gostei do texto porque eu vi claramente um raciocínio permeando-a. Há uma lógica!! Eu apenas senti falta de mais informação escrita, mas isso vem com a prática. O molde é exatamente esse, na minha opinião.

    – Eu coloquei alguns comentários em parênteses. São mais observações do que correções.
    – O item ///texto/// significa que, na minha opinião, não é necessário.

    Texto:
    De acordo com a Constituição Federal Brasileira, é direito do cidadão e dever do Estado o acesso à saúde. Contudo, grande parte das mulheres brasileiras sofrem com a pobreza menstrual, acarretando danos sanitários graves. Dentre as causas do problema está a falta de recursos instrucionais, higiênicos e estruturais. Assim, é necessário adotar medidas para minimizar tais fatores.
    (Muito bom!! Pelo o que entendi, aqui há um argumento a ser desenvolvido).

    Em primeiro plano, é evidente que a menstruação é vista como um “tabu” pela sociedade, como é ilustrado na série “Anne with an E”, na qual Anne fala sobre o período menstrual com suas colegas, que a repreendem, alegando que este é um tema vergonhoso e não se deve falar sobre. No entanto, é importante lembrar que a menstruação é algo natural, que deve ser debatido entre a comunidade para evitar problemas como a falta de banheiros, água, absorventes e a falta de conhecimento sobre o assunto.

    Diante desse cenário, a pobreza menstrual entre as mulheres brasileiras gera efeitos, como problemas de saúde física e mental. A falta de higiene durante o período menstrual pode ocasionar infecções graves, além do incômodo e constrangimento sofridos ///pela mulher\\\, que possibilitam o desenvolvimento de um desconforto mental.
    (Acredito que poderia desenvolver mais um pouquinho aqui dando um exemplo prático de como seria, da mesma forma que dez no 2º parágrafo com o comentário do filme como argumento/exemplificação).

    Em suma, para reverter a problemática da pobreza menstrual entre as brasileiras, cabe ao Ministério da Saúde promover campanhas doadoras de material higiênico e projetos de conscientização sobre o tema, com intuito de ressaltar a importância dos cuidados referentes à menstruação.
    (Acredito que poderia apenas acrescentar como seria feito pelo ministério da saúde. Propagandas na TV porque conseguem atingir as massas? Campanhas nas ruas? Folhetos?)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.