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A PERSISTÊNCIA DO RACISMO NO SÉCULO XXI

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Na obra “Utopia” do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, a realidade atual é o oposto do que o autor prega, uma vez que a persistência do racismo no século XXI apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Nesse sentido, destacam-se fatores como a educação precária no Brasil e a violência policial seletiva. Logo, cabe a discussão desses aspectos.

Primordialmente, é crucial pontuar que o sistema educacional ineficiente no País deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne a criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o filósofo inglês Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de desempenho eficaz das autoridades, os negros são impossibilitados de ascender na sociedade por conta da distribuição educacional desigual. Diante disso, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.

Outrossim, convém frisar a seletiva violência dos policiais como impulsionadora do problema. De acordo com o portal de notícias da Globo (G1), pretos e pardos constituem 78% das mortes em ações da polícia em todo território brasileiro. Partindo desse pressuposto, pode-se afirmar que o racismo estrutural chegou à corporação policial, a qual utiliza de sua autoridade para subjulgar os mais vulneráveis. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que essa estrutura segregadora inibe o surgimento de bons agentes.

Destarte, medidas são necessárias para conter o avanço da problemática. Portanto, com intuito de mitigar os impactos negativos da persistência do racismo no século XXI, necessita-se que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Educação, será revertido em programas de inclusão social que serão enfatizados em jovens negros economicamente vulneráveis, a fim de manter os mesmos incluídos na sociedade. Assim, a humanidade estará mais próxima da Utopia de More.

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3 Correções

  1. Oie, Gabriel, tudo bem? Desde ja, amei seu texto, parabéns! Vou fazer uma correção por parágrafos e atribuir uma nota no final, pode ser? Não sou especialista, mas espero ajudar como puder. Qualquer dúvida, só chamar. =)

    INTRO
    -tese bem apresentada, juntamente com as 2 problemáticas
    -o que me preocupa é o tamanho da sua redação kkk acredito que, no papel, ultrapassasse as 30 linhas
    -sem erros gramaticais

    D1
    -país não precisa de inicial maiuscula
    -ausencia de crase: “à criação”
    -bom repertório e argumentação

    D2
    -sem erros gramaticais
    -muito bem estrutura e coerente à problemática citada
    -substitua o “Tudo isso” por algum conectivo, isso enriquece bastante seu textoe os corretores do enem adoram

    CONCLUSÃO
    -evite frases prontas: “medidas são necessárias para combater o avanço da problemática” – isso aborrece os corretores do enem
    -ação: programas de inclusão social
    -meio/modo: direcione capital
    -agente: Tribunal de Contas da União
    -finalidade: intuito de mitigar os impactos negativos da persistência do racismo no século XXI | manter os mesmos incluídos na sociedade
    -detalhamento: enfatizados em jovens negros economicamente vulneráveis

    -sem erros gramaticais e otima retomada à introdução

    C1: 180
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 170
    C5: 200
    NOTA 950

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  2. Olá, beleza ? você escreveu super bem e sabe organizar corretamente a redação dissertativa/argumentativa que a banca espera. Achei que para melhorar ela, você pode focar na argumentação. A conclusão está boa e obedece os 5 elementos proposta na competencia 5. É isso aí, continue treinando e boa sorte.
    Acho que seu texto vale 860

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  3. C1: 180, evite palavras muito rebuscadas como outrossim e destarte, torna o texto muito arcaico.
    C2: 200, apresentou repertório sociocultural produtivo, pois está vinculada à tese do parágrafo. Seu tezto possui uma boa estruturação.
    C3: 180, boa contextualização, porém seus argumentos estão rasos e voltados para o senso comum.
    C4: 160, Alguns erros de concordância na sua conclusão “necessita-se que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Educação, será revertido em programas de inclusão”, acho que soaria melhor você falar “necessita-se que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Educação, reverta em programas de inclusão”- é apenas uma sugestão.
    C5: 200, proposta de intervenção ficou bem detalhada.
    Total: 920
    Espero ter ajudado. Sucesso

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