A persistência do racismo no Brasil (dê uma nota, de acordo com os critérios do ENEM)

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De acordo com a Lei da Inércia, do célebre Isaac Newton, a tendência de um corpo é permanecer parado quando nenhuma força é exercida sobre ele. Fora da Física, é possível perceber a mesma condição no que concerne à problemática da persistência do racismo, que segue sem uma intervenção que o resolva. Nesse contexto, é necessário que medidas sejam tomadas para mudar essa situação, que possui como causas o silenciamento dos meios midiáticos e a insuficiência legislativa.

Deve-se pontuar, de início, que a falta de debate dos meios de comunicação configura-se como um grave empecilho no que diz respeito à persistência dessa discriminação racial. Nesse viés, Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que um problema como da permanência do racismo seja resolvido, faz-se necessário debater sobre. No entanto, percebe-se uma lacuna no que se refere a essa questão, que ainda é muito silenciada. Assim, trazer à pauta esse tema e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação.

Ademais, outra dificuldade enfrentada é a questão da insuficiência legislativa. Consoante ao filósofo John Locke, as leis foram planejadas para os homens e não para as leis. Ou seja, ao ser criada uma lei, é preciso que ela seja elaborada para melhorar a vida das pessoas em sua aplicação. No entanto, na questão da persistência do racismo no Brasil, a legislação não tem sido suficiente para a resolução da problemática.

Portanto, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Como solução, as escolas, em parceria com a prefeitura, promovam um espaço para as rodas de conversas sobre o assunto no ambiente escolar, no período de extraclasse, com os professores e especialistas. Além disso, tais eventos devem ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam questões relativas a persistência do racismo e se tornem cidadãos mais atuantes na busca de resoluções.

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4 Correções

  1. Boa tarde! Tudo bem? Tenho algumas pontuações a fazer em sua redação. Segue:
    Introdução: impecável. Não teria outra forma de estar melhor. Apresentou o tema problematizado, a tesa e soube usar o repertório da forma correta. Excelente.
    D1: O parágrafo também está perfeito. Só poderia falar quem é Habermas: “Nesse viés, Habermas, filósofo alemão, traz…”. Tirando isso, mostrou seu ponto de vista de forma clara e objetiva, saindo do “comum” Parabéns.
    D2: Exelente parágrafo.
    Proposta de intervenção: boa proposta, senti falta do detalhamento. Talvez se você tivesse deixado só uma proposta e detalhado mais a mesma, ficaria melhor.
    Redação sem nenhum erro gramatical, uso correto da vírgula (pelo menos EU não consegui enxergar erros gramaticais), texto coeso e coerente. Ótimos usos de conectivos. Perfeito!
    Parabéns! Uma das melhores redações que já li aqui.
    Competência 1: 200
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 200
    Competência 5: 160
    TOTAL: 960

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    De acordo com a Lei da Inércia, do célebre Isaac Newton, a tendência de um corpo é permanecer parado quando nenhuma força é exercida sobre ele. Fora da Física, é possível perceber a mesma condição no que concerne à problemática da persistência do racismo, que segue sem uma intervenção que o resolva. Nesse contexto, é necessário que medidas sejam tomadas para mudar essa situação, que possui como causas o silenciamento dos meios midiáticos e a insuficiência legislativa.
    Deve-se pontuar, de início, que a falta de debate dos meios de comunicação configura-se como um grave empecilho no que diz respeito à persistência dessa discriminação racial. Nesse viés, Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que um problema como da permanência do racismo seja resolvido, faz-se necessário debater sobre. No entanto, percebe-se uma lacuna no que se refere a essa questão, que ainda é muito silenciada. Assim, trazer à pauta esse tema e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação.
    Ademais, outra dificuldade enfrentada é a questão da insuficiência legislativa. Consoante ao filósofo John Locke, as leis foram planejadas para os homens e não para as leis. Ou seja, ao ser criada uma lei, é preciso que ela seja elaborada para melhorar a vida das pessoas em sua aplicação. No entanto, na questão da persistência do racismo no Brasil, a legislação não tem sido suficiente para a resolução da problemática.
    Portanto, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Como solução, as escolas, em parceria com a prefeitura, promovam um espaço para as rodas de conversas sobre o assunto no ambiente escolar, no período de extraclasse, com os professores e especialistas. Além disso, tais eventos devem ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam questões relativas a persistência do racismo e se tornem cidadãos mais atuantes na busca de resoluções.
    Gostei muito da sua redação,uma dica: vi que você usou o conectivo “Ademais” no início de um dos parágrafos do desenvolvimento, eu também usava, até que comecei a perder ponto na competência 4 por conta disso. Minha professora me aconselhou a não usar, pois o ademais dá o sentido de que você está finalizando uma ideia, ela aconselhou a usar o “Ademais” apenas no final da redação, como por exemplo na proposta de intervenção.bjoos

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  3. Primeiramente, meus parabéns as sua redação esta muito boa.
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa = 200
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto = 200
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista = 200
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação = 200
    5. Proposta de intervenção = 200

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  4. 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa = 200
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto = 200
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista = 200
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação = 200
    5. Proposta de intervenção = 200

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