Hodiernamente, é inegável o papel fundamental da ciência para o desenvolvimento mundial, pois é a responsável por inúmeros avanços da sociedade, não se tratando de opiniões, tampouco do senso comum, mas de um conjunto de pesquisa e o consenso da comunidade científica. Entretanto apesar de muitas informações, a persistência de um movimento em sua negação pode ser considerada um retrocesso e até uma ameaça à sociedade.
Em certa fase de sua vida Albert Einsten declarou “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” frase que, se traduzida para os dias atuais, poderia ser substituída por “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que uma fake news”, partindo do pressuposto que as notícias falsas e a ignorância são fatores primordiais para sustentar o negacionismo da ciência. Fato notável na pesquisa de 2019 realizada pelo Datafolha, que indica que 7% dos brasileiros acreditam que a Terra seja plana, apesar de há centenas de anos, pesquisadores já terem comprovado o contrário.
Contudo, esse não é um fenômeno recente, antigamente a negação à ciência estava atrelada majoritariamente à religião, como é visto na história de Galileu Galilei, indiciado a prisão por seus ideais que se impunham as interpretações literais da Bíblia. Hoje a motivação vai além, nota-se também um interesse do campo político, como por exemplo a defesa de grandes autoridades políticas no uso da hidroxicloroquina para tratar casos de COVID-19, apesar de estudos científicos não embasarem essa recomendação.
Dessa forma, pondera-se a necessidade imediata de uma solução. Com a finalidade de validar a comprovação científica, O Ministério da Educação aliado às principais Mídias de comunicação devem elaborar campanhas, através de propagandas de televisão ou publicações nas redes sociais, informando às pessoas a importância da crença em fatos verídicos. Ademais, as grandes autoridades devem abster-se de suas motivações pessoais e utilizar seu alto poder de influência para indicar à população sempre a melhor opção, caminhando para uma sociedade mais evoluída.
Marianna Saints
Boa redação 👏
D1 ficou um tanto quanto expositivo , poderia articular melhor mostrando mais originalidade .
Ótima conclusão bem detalhada 👏
Da uma pesquisada para enriquecer mais o repertório sócio cultural
Espero ter ajudado bons estudos 😘
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myyaraujo
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 180
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 200
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 200
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 180
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 180
TOTAL: 940