A persistência do analfabetismo funcional no Brasil

  • 2

Nas últimas décadas, o Brasil conseguiu minimizar significativamente problemas educacionais, como a taxa de pessoas que não sabem ler. No entanto, devido à desigualdade social e à ineficiência governamental, persiste no país o analfabetismo funcional, que consiste na dificuldade dos indivíduos em entender o sentido e os objetivos de um texto.

Em primeira análise, cabe destacar a interferência das condições sociais na jornada educacional dos cidadãos. Nesse sentido, essa relação torna-se preocupante no Brasil, tendo em vista o contexto de desigualdade que marca o país. Além da diferença de qualidade entre a rede pública e a privada, outros fatores afetam o desenvolvimento intelectual, a exemplo do trabalho infantil, da falta de acompanhamento e da instabilidade familiar.

Além disso, é preciso ressaltar a deficiência governamental quanto à educação básica da rede pública de ensino. Apesar de avanços obtidos mediante programas federais como o Brasil Alfabetizado e o Mais Educação, o Estado, em geral, oferece uma educação de baixa qualidade, sobretudo em razão dos escassos investimentos (não raramente desviados) e da ausência de planejamento e fiscalização.

Desse modo, a fim de que haja um ensino básico de qualidade acessível a todos, é necessário que o Poder Legislativo elabore leis que garantam a fiscalização rígida das verbas públicas destinadas à educação, bem como a punição de atos ilícitos. Tais medidas podem se efetivar com a colaboração de agentes de órgãos públicos de controle, que devem ser devidamente recompensados pelas ações de combate à corrupção.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oiii, Luis, tudo bem?? Vou corrigir por parágrafos e atribuir uma nota no final, pode ser? Qualquer irregularidade você me corrige, pvfr! =)

    INTRO
    -ausência de vírgulas: “…minimizar, significativamente, problemas…”
    -você ja começou sua introdução pela sua tese, o que não é aconselhável, sempre comece fazendo uma citação/alusão a algo que tenha a ver com o tema
    -dica de modelo: intro por citação/explicação/alusão + tese + 2 problemas
    -sem erros gritantes de gramática

    D1 (desigualdade social)
    -sem erros gramaticais
    -argumentação pertinente
    -note a escassez de repertório nesse desenvolvimento. É perceptível a chuva de ideas que você trouxe como a qualidade entre rede púb X priv, trabalho infantil, falta de acompanhamento e instabilidade familiar, porém, apesar de muitas ideias, não houve embasamento, ou seja, sua argumentação, embora muito boa, acabou ficando vaga
    -você disse “Além da diferença de qualidade entre a rede pública e a privada” mas não citou nada que comprovasse, de fato, essa diferença de qualidade, em vez disso vc citou outras coisas, tome cuidado, Luis, coisas assim pode custar muito da sua nota

    1° introdução da ideia: “Em primeira análise, cabe destacar a interferência das condições sociais na jornada educacional dos cidadãos.”
    2° afirmação: “Nesse sentido, essa relação torna-se preocupante no Brasil, tendo em vista o contexto de desigualdade que marca o país.”
    3° você faz uma citação de autoridade
    4° afirma essa citação
    5° da a sua opinião

    D2 (ineficiência governamental)
    -toda vez que você citar algo, nesse caso, programas, coloque entre aspas: “Brasil Alfabetizado” e o “Mais Educação”
    -novamente, traga fatos de outras areas do conhecimento, nesse parágrafo, seria pertinente algo dado de entrevistas, reportagens, a fim de reforçar aquilo que você esta defendendo/criticando
    -sem erros gramaticais

    CONCLUSÃO
    -ação: elabore leis que garantam a fiscalização rígida das verbas públicas destinadas à educação, bem como a punição de atos ilícitos
    -meio/modo: com a colaboração de agentes de órgãos públicos de controle
    -agente: Poder Legislativo
    -finalidade: a fim de que haja um ensino básico de qualidade acessível a todos
    -detalhamento: que devem ser devidamente recompensados pelas ações de combate à corrupção
    -faltou o fechamento (este, normalmente, é feito com aquela retomada à introdução, por isso é importante começar com alguma citação)

    | !!! |
    Luis, sempre que você puder trabalhar com problemáticas de causa/consequência, trabalhe! Isso deixa o seu texto com uma ótima linha de raciocínio. Nesse caso, seria possível, sim, estruturar dessa maneira, bastava inverter as problemáticas:
    –> no D1 você citaria a ineficácia governamental (causa do problema)
    –> no D2 você citaria a desigualdade social (consequência da causa do problema)
    explicação: por conta da negligencia governamental (causa), o país vive a desigualdade social, o que afeta na educação (consequência).

    |FEEDBACK|
    Luis, gostei muito do seu texto, você revelou bastante domínio na norma culta da língua, além de um otimo conhecimento sobre o assunto. Atente-se ao uso dos repertórios em cada parágrafos, são eles que sustentam as suas ideias, e você precisa, também, repassar ao corretor uma bagagem sociocultural. Parabéns pelo texto! =)

    |NOTAS POR COMP|
    C1: 200
    C2: 120
    C3: 140
    C4: 120
    C5: 200
    NOTA: 780

    Qualquer dúvida, só chamar. =)

    • 3
  2. “Nas últimas décadas, o Brasil conseguiu minimizar significativamente problemas educacionais, como a taxa de pessoas que não sabem ler. No entanto, devido à desigualdade social e à ineficiência governamental, persiste no país o analfabetismo funcional, que consiste na dificuldade dos indivíduos em entender o sentido e os objetivos de um texto.”

    – A sua introdução está bem formulada mas precisa de algumas alterações, por exemplo, você não deixou uma tese bem explícita no texto, você não deixou nem uma opinião bem formulada, nem uma síntese dos argumentos que você usará no D1 e no D2.

    – Outro ponto é que você precisa explicitar uma possível P.I., você pode só citar os agentes, você usou o Poder legislativo na conclusão, então teria como você citar brevemente o governo na sua introdução.

    “Em primeira análise, cabe destacar a interferência das condições sociais na jornada educacional dos cidadãos. Nesse sentido, essa relação torna-se preocupante no Brasil, tendo em vista o contexto de desigualdade que marca o país. Além da diferença de qualidade entre a rede pública e a privada, outros fatores afetam o desenvolvimento intelectual, a exemplo do trabalho infantil, da falta de acompanhamento e da instabilidade familiar.”

    – Eu não vou reescrever seu texto pois não sei como alterá-lo mantendo sua autoria.

    – Você percebeu que você não embasou ou solidificou seu D1? Você não apresentou nenhuma área de conhecimento para provar que isso realmente acontece, ou que é oriunda de algum processo histórico, geopolítico. Por exemplo, você poderia citar que o Iluminismo foi um movimento que propagava a educação mas, aqui no Brasil, entretanto, ela foi segregada à aristocracia ou elite da época.

    – Você tem que explicar melhor seu ponto de vista, por quê você acha que há diferença de qualidade da pública e da privada? Você tem que mostrar o que pense pra quem lê.

    “Além disso, é preciso ressaltar a deficiência governamental quanto à educação básica da rede pública de ensino. Apesar de avanços obtidos mediante programas federais como o Brasil Alfabetizado e o Mais Educação, o Estado, em geral, oferece uma educação de baixa qualidade, sobretudo em razão dos escassos investimentos (não raramente desviados) e da ausência de planejamento e fiscalização.”

    – Evite usar parênteses na redação, opte por isolar por vírgulas.

    – Evite tocar no assunto de corrupção, não é o tema debatido e é MUITO fácil tangenciar para esse assunto.

    “Além disso, é preciso ressaltar a deficiência governamental quanto à educação básica da rede pública de ensino. Ademais, apesar de avanços obtidos, mediante programas federais como o Brasil Alfabetizado e o Mais Educação, o Estado, em geral, oferece uma educação defasada em relação às instituições particulares, no que tange à qualidade, sobretudo em razão dos escassos investimentos e de incentivo ao grupo estudantil, que corrobora a realidade do analfabetismo funcional atingir, principalmente, o público de baixa renda.”

    – Não estou dizendo que o meu jeito de reescrever está certo, mas estou exemplificando como você pode aprofundar e explicar o porquê de você achar que a educação pública é pior, entende?

    “Desse modo, a fim de que haja um ensino básico de qualidade acessível a todos (finalidade), é necessário que o Poder Legislativo (agente) elabore leis que garantam a fiscalização rígida das verbas públicas destinadas à educação (o que), bem como a punição de atos ilícitos. Tais medidas podem se efetivar com a colaboração de agentes de órgãos públicos de controle(como), que devem ser devidamente recompensados pelas ações de combate à corrupção.”

    – Olha como você tangenciou na conclusão, você deve finalizar o problema do tema na conclusão, o problema é o analfabetismo funcional, mesmo que você ache que o motivo é a corrupção, você DEVE RESSALTAR a solução do problema do TEMA.

    – Falta detalhamento, poderia dar outro exemplo de “como?” ou de “o que” somado com outra “finalidade”.

    – Você deve retomar algum contexto usado na introdução para encaixar seu texto com texto-circuito, a escassez em uso de outras áreas de conhecimento prejudica MUITO as competências 2 e 3.

    C1: 180 pontos.
    C2: 140 pontos.
    C3: 140 pontos.
    C4: 140 pontos.
    C5: 140 pontos.

    Nota: 740.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.