OBS : Por favor, coloquem notas por competência, obg !!
Segundo a historiografia, nota-se que desde a Idade Média a mulher era frequentemente submissa ao poder do homem. Na contemporaneidade, é notório que, mesmo com a promulgação da Lei Maria da Penha em 2006, houve um aumento de mulheres vítimas de relacionamento abusivo. Isso deve-se a falta de conhecimento e a ineficácia da lei de proteção a mulher.
Em primeira análise, pode-se mencionar, por exemplo o filme “ Colette” onde o marido da personagem Colette, a tranca em uma casa isolada, e a pressiona psicologicamente a escrever romances para serem publicados em seu nome. No filme, a personagem por não ser vítima de violência física não percebe que está em uma relação abusiva. Considerando-se que, a relação tóxica é caracterizada não somente pela agressão física, mas também, pela pressão psicológica, ameaças, ciúme possessivo, entre outros. Fora das telas, isso se repete, à falta de conhecimento sobre o assunto dificulta entender o que causa, quais são os sinais, e principalmente, como combate-los, tornando-as prisioneiras de uma relação nociva.
Em segunda análise, pesquisas realizadas pelo Datafolha a pedido do fórum brasileiro de segurança pública (FBSP), indica que 52% das mulheres que sofrem alguma agressão ficam caladas. Isso porque, a dificuldade encontrada pela vítima de obter proteção após a denúncia é constante, tendo em vista que há uma falta de rigidez no cumprimento das punições ao agressor, o que facilita a retomada do indivíduo a sociedade, colocando em risco a vida dessas mulheres.
Portanto, urge ao Governo Federal, por meio de Assembleia Legislativa, investir em leis mais rígidas que tenha como foco a proteção das mulheres que procuram ajuda, fornecendo também, apoio psicológico e orientação jurídica. Além disso, cabe ao Ministério da Educação em conformidade ao Ministério da Cultura, promover eventos contendo, palestras, cartilhas, peça teatral informativas, postos de denúncia, para conscientizar a população, combatendo assim, a violência gerada nas relações abusivas.
Ana_Romanosque
1º Domínio da escrita formal da língua portuguesa:160
2º Compreender o tema e não fugir do que é proposta:160
3º Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista:180
4º Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação:100
5º Conclusão: 100
Nota final: 700
futura_contadora
oie,espero que esteja tudo bem
notei que vc nção ultilizou em momento algum tópicos frasais,e eles são muito importantes para coesão do texto,por isso invista neles
sua proposta,apesar de possuir 2 ambas apresentam 3 elementos,e cuidado pois concientização é ação nula viuuu
agora vamos as competências:
C1:12O PONTOS
C2:160 PONTOS
C3:140 PONTOS
C4:160 PONTOS
C5:120 PONTOS
TOTAL:700 PONTOS
rrenatasousa
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa- 160
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo- 200
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista- 120
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação- 120
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural- 160
Total: 760
saramirandass
Boa Noite!!
Sua redação esta ótima, só na conclusão primeira linha que faltou um S no surge
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa : 160 pontos, demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucas desvios gramaticais e de convenções da escrita.
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 160 pontos, desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo – argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista : 120 pontos, apresenta informações,fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação : 160 pontos : articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
5. Respeito aos direitos humanos: 200 pontos, elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada,relacionada ao tema e articula á discussão desenvolvida no texto
Avaliei sua redação com base no portal mec, segue site abaixo:
http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
Ket
1º Domínio da escrita formal da língua portuguesa:160
2º Compreender o tema e não fugir do que é proposta:200
3º Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista:200
4º Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação:160
5º Conclusão: 80
Nota final: 800