Desde o Iluminismo, entende-se que a sociedade só progride quando um cidadão se mobiliza pelo problema do outro. Em contrapartida, no Brasil, tendo em vista a violência contra a mulher, a teoria Iluminista não é reconhecida na prática. Tais problemáticas se devem a falta de atuação de autoridades e pela falta de respeito presente nas relações.
Mormente, é imperativo ressaltar a falta de respeito presente nas relações como promotor do problema. De acordo com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, cerca de 70% das mulheres que denunciaram seus companheiros foram violentadas fisicamente. Partindo desse pressuposto, a falta de respeito é frequente em casais, e na maior parte das vezes, o resultado é a violência.
Ademais, é fulcral pontuar que a violência contra a mulher deriva da falta de atuação de setores governamentais. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, é dever do estado garantir o bem-estar social. Devido a incompetência de governantes, a Lei Maria da Penha apresenta pouca eficácia no cenário brasileiro.
É evidente, portanto, que medidas são necessárias para conter o avanço dessa problemática na sociedade brasileira. Dessarte, para mitigar a violência contra a mulher, o governo federal terá que aprimorar a Lei Maria da Penha, com penalidades mais rígidas. E assim, a sociedade brasileira iria pôr em prática a Teoria Iluminista.
Evyle
Otima redação, além de ter um otimo agurmento, só faltou detalhar logicamente,e não ter colocado dados e etc… e também é necessário voce abrangir mais no tema proposto
C1:150
C2:180
C3:180
C4:150
C5:130
Nota 790 .
Gostei muito da forma como relata sua redação,porém deveria ter feito algo mais abrangente, como fala os outros colegas
[email protected]
Boa redação, vejo que você é bem direto no tema proposto, porém, é necessário abrangir o tema através da articulação .
C1:150
C2:180
C3:180
C4:150
C5:120
Nota 780 . Gostei muito da forma como você cita os respertorios, porém,procure por mais conectivos lógicos que irá desenvolver sua redação.
Além da conclusão que poderia trazer maior abrangência .
Marjorie2783
Ollha,sua redação não é ruim,mas faltou desenvolvimento,independente dos erros,nota- se falta de argumentação,pois esta muito resumida, o que deixa o contexto meio confuso na conclusão,além dos erros gramaticais já citados por outros colegas.
Busque reforçar sua gratica e o seu vocabulário.
Uma sugestão que te dou aqui é vídeos complementares no youtube.Pesquise lá por “Débora aladim” ela da várias dicas complementares de citações e vocabulários mais usuais no Enem .Dessa forma além de complementar seus estudos junto com essa plataforma você terá mais amplitude na escrita e mais sucesso nas próximas.
Bons estudos!
Gustatavo
Introdução:
1- “Tais problemáticas se devem” tome cuidado, nesse trexo não poderia estar no plural, pois há apenas um óbice apresentado, (a persistência da violência contra a mulher).
2- Tente usar conectivo nos períodos, por exemplo no último período: “Nesse sentido, tal problemática…”.
3- Sei que alusão faz parte de um modelo, gostei muito, porém, se for fazer o ENEM tome cuidado ao usar isso, pois caso corretor já tenha visto esse modelo, não será bom pra você, recomendo criar o próprio, ou pelo menos mudar as palavras por sinônimos. Eu mesmo estou criando o meu próprio modelo (não é fácil).
Primeiro Desenvolvimento:
1- Tópico frasal ok
2- Argumentação ok
3- Fechamento ok
4- Ausência de erros gramaticais
Segundo Desenvolvimento:
1- Ótima citação indireta.
Conclusão:
1- Tópico frasal conclusivo ok
2- Boa proposta, porém, tente dar mais detalhes como a ação poderia ser efetuada.
3- Ótimo fechamento conclusivo.
Nota: 160+200+200+180= 740
Gostei muito da sua redação, bom estudos, abraços!
Melchior
Na introdução o seu primeiro núcleo de argumentação foi “a falta de atuação das autoridades” e o segundo ” a falta de respeito” e nos desenvolvimentos vc trocou a ordem. É bobo,mas tira ponto.
Nós parágrafos de desenvolvimento vc precisa detalhar mais seus argumentos e não apenas colocar dados,citações etc.
Na conclusão modelo ENEM é necessário a proposta de intervenção (isso vc já deve saber) e precisa responder a quatro pergunta: o que deve ser feito,quem vai fazer, como vai ser feito,com que finalidade e ainda detalhar a sua intervenção