A persistência da violência contra a mulher no Brasil

  • 1

Na obra “utopia”, do escritor Thomaz More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza – se pela ausência de conflitos e problemas. No entando, o que se observa a realidade dos dias atuais é o oposto do que o autor prega, uma vez que, a persistência da violência contra a mulher apresenta barreiras, os quais dificultam concretizar os planos de More. Nesse sentido, pode – se afirmar que a passividade social e as raízes históricas agravam este problema.
Em primeira análise, é válido destacar que o egoísmo da sociedade colabora com este cenário. No ano de 1980 e 2010, 92 mil mulheres foram assassinadas no país, 43,7 mil só na última década. Os casos de feminicídio só cresce devido a falta de atenção das pessoas, muitas mulheres são vítimas de espancamento na rua, em casa e o povo não tomam atitude diante dessa situação por falta de empatia.
Em segunda análise, é importante afirmar que o comportamento dos antepassados é um dos causadores deste fato. De acordo com o Sociólogo Pierre Bourdieu, A sociedade tende a incorporar pensamentos que foram difundidos ao longo dos anos. A violência contra a mulher é fruto dos pensamentos das gerações passadas e estruturas que pepertuam na sociedade é difícil de ser rompida.
Portanto, medidas são necessárias para resolver este entrave. O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos , deveria revigorar as leis de proteção contra a mulher, em que o individuo que praticasse o ato de violência em uma mulher fosse condenado a prisão perpétua. O governo do município deveria criar um projeto ” não a violência contra a mulher” por meio de verbas governamentais , com o intuito de abrigar mulheres que foram agredidas e não tem para onde ir, dando abrigo e conforto. E assim, se concretizaria os planos de More.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oii, Gabrielle!!
    Seu texto possui a alma da dissertação argumentativa, porém alguns erros prejudicaram a fluidez e a coerência da sua construção textual.

    Minhas dicas:

    + Leia redações nota 1000!!

    + Invista mais no uso de conectivos!! Seu texto apresenta poucos coesivos, algo que prejudica a conexão lógica das ideias (C4)

    + Cuidado com o uso de “este”! Quando vc quer se referir a algo dito anteriormente, deve-se utilizar “esse” (C4)
    Ex:
    “Portanto, medidas são necessárias para resolver este (esse*) entrave.”
    “Nesse sentido, pode-se afirmar que a passividade social e as raízes históricas agravam este (esse*) problema.”

    + Tenha mais cuidado com a escrita das palavras!! Eu acredito q muitos erros são derivados da digitação, por isso, antes de mandar, sempre revise o seu texto! (C1)
    Ex:
    “No entando*, o que se observa a (na*) realidade dos dias” (No entanto*)

    + Cuidado com a repetição de palavras, especialmente aquelas que possuem sinônimos “fáceis” (C4)

    + Tome cuidado com os erros de concordância (algo que foi bem recorrente), vírgula e crase!!! (C1)
    Ex:
    “Os casos de feminicídio só cresce (crescem*), devido à* falta de atenção das pessoas,…”
    “…o povo não tomam (toma) atitude” – Revise essa construção, pois ficou com marcas de oralidade – “e majoritária parte da sociedade permanece apática acerca dessa triste conjuntura de violência”

    + Cuidado com as generalizações, isso prejudica a coerência do seu texto! (C3)

    + Sempre aponte soluções para as problemáticas que vc apresentou no desenvolvimento. Perceba q sua intervenção não trabalha alterando a falta de empatia popular, nem os frutos do passado. (C5)

    – Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita. Sua nota nessa competência foi: 80

    – Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Sua nota nessa competência foi: 160

    – Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Sua nota nessa competência foi: 120

    – Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Sua nota nessa competência foi: 120

    – Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Sua nota nessa competência foi: 160

    Nota Final:
    640

    Continue escrevendo!! Qualquer dúvida, só perguntar!! Valeuuu

    • 1
  2. Para começar,você deveria saltar uma linha quando for escrever outro parágrafo porque fica muito embolado e difícil de entender tudo junto desse jeito. “em casa e o povo não tomam atitude diante dessa situação por falta de empatia” aqui não caiu muito bem e o povo não ajuda,fica uma vicio de linguagem ou texto pobre seria correto usar,entretanto diante dessas agressões,as pessoas por medo não tomam as corretas atitudes….. assim enriquece seu texto,mas no geral voce fez uma redação,parabens

    • 0
  3. No geral, está boa, mas há algumas falhas que podem ser aperfeiçoadas e garantir um nota 1000.
    Em reação a grafia, “o povo não tomam” é errado, o certo seria não “toma”; evite usar “deveria” e substituir por “deve” (no imperativo), e ainda assim, sugiro que procure por outras palavras da norma mais culta, do que a que usamos no dia-a-dia (substituir povo por população, comunidade, indivíduos etc.)
    A conclusão achei um pouco fraca, pois sobre as medidas que devem ser tomadas para reverter o caso da violência contra as mulheres, deve ser um pouco mais detalhado…Uma dica para a conclusão é imaginar que você é o presidente, o que você faria para reverter isso? Como? Com ajuda de quem? Onde? Procure estudar sobre esses conceitos, você está no caminho certo.
    Pontuação: 680

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.