Iniciante

A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

  • 1

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, provê em seu artigo 6º, o direito a segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira, o que dificulta a universalização desse direito social tão importante. Este fator permanece a decorrer no país pelo alto consumo de álcool por parte dos agressores e, ainda, a baixa escolaridade por parte das mulheres.

Antes de tudo, é crucial informatizar os efeitos de bebidas alcoólicas no indivíduo que a consome. São muitos os brasileiros que ao beberem tal substância se tornam agressivos e acabam por violentar a companheira, seja de forma física ou sexual. Segundo uma pesquisa relatada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, 51,68% das vítimas sofre de violência física e 2,86% de violência sexual. Estes índices comprovam que há pouca movimentação para combater este crime tão ediondo no Brasil.

Ademais, outro fator que promove a violência contra a mulher, é a baixa escolaridade proveniente das vítimas. São muitas as mulheres que estão desempregadas devido a falta de formação, e acabam por somente realizar os trabalhos domésticos enquanto o marido exerce seu ofício. Este, que se aproveita da condição da companheira para comoter atrocidades. Deste modo, mostra-se como a educação se torna importante até mesmo nesse cenário.

Conclui-se, portanto, que é necessário combater este problema tão decorrente no Brasil. Para tanto, é imprescindível que o Ministério da Educação, por intermédio de campanhas e publicidades, promova cursos gratuitos para as mulheres vítimas de violência doméstica em escolas públicas, a fim de fornecer uma melhor formação e maiores oportunidades de empregos a elas. Assim, se consolidará uma sociedade mais segura, onde o Estado desempenha corretamente o que alega a Constituição Federal.

Compartilhar

4 Correções

  1. Ótimo tema! Gostei da forma que você desenvolveu seu texto. Porém, na conclusão, acho que você deveria ter falado um pouco sobre a atuação dos órgãos de segurança pública no combate à violência doméstica, pois no inicio do seu texto você cita o direito fundamental à segurança pública. No mais, tenho alguns pontos a destacar:

    Na linha 3 você utilizou o Conquanto (conjunção concessiva) como se fosse uma conjunção adversativa. Substitua por: ‘porém’, ‘entretanto’, ‘contudo’…

    Na linha 8 você utilizou o vocábulo ‘informatizar’ erroneamente (informatizar não é sinônimo de informar).

    Na linha 13 ocorre um erro de ortografia no vocábulo ‘hediondo’.

    Além disso, conforme disseram por aqui, revise o uso do ‘este’ e o ‘esse’.

    No mais, parabéns pelo seu texto!

    • 0
  2. oii,
    bom, achei sua introdução muito boa, suas teses ficaram bem claras. No início, você citou a constituição, eu normalmente procuro citar, filmes, livros ou falas de filósofos pq acho que mostram um conhecimento mais amplo, mas acredito que sua introdução esta bem coerente.

    Sobre seu primeiro paragrafo de desenvolvimento, os dados que você trouxe não fazem relação nenhuma com o consumo de bebida alcoólica, que seria sua tese. Senti falta do uso de conectivos também. Mas, a estrutura em si esta boa.

    No segundo paragrafo, você não apresentou nenhum repertório sociocultural para defender a sua ideia.

    E por fim, a conclusão, a sua proposta de intervenção ficou clara e bem explicada.

    • 0
  3. 1º PARÁGRAFO—
    🟢 repertório sociocultural produtivo
    🟢 retomada do tema
    🟢 contextualização do tema
    🔴 uso incorreto do termo “Este”
    Este: é usado quando vc se refere a uma coisa que ainda não foi dita.
    🔴 reveja os conceitos de crase e pontuação
    🟢 antecipação de dois desenvolvimentos

    2º PARAGRAFO—
    🟢 retomada do D1 na primeira frase
    🟡 coesão
    🟢 repertório sócio cultural produtivo
    🟡 reveja pontuação

    3º PARÁGRAFO—-
    🟢coesão
    🟡 reveja regência verbal
    🔴 reveja crase
    🔴 emprego incorreto do termo “este”
    🔴 emprego incorreto do termo “deste”

    4º PARAGRAFO—/
    🟢 coesão
    🟡 procure retomar o tema de maneira clara na primeira frase do parágrafo de conclusão.
    🟢 agente
    🟢 modo
    🟢 meio
    🟢 finalidade
    🟢 conclusão

    Obs: vc escreve bem e articula bem seu vocabulário, mas recomendo que vc busque desenvolver mais seus argumentos. (É só uma dica) 😘😘

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 120
    C5: 200
    Total:840

    • 0
  4. Muito bem elaborada sua redação, a introdução foi muito sucinta e explicativa, os parágrafos de desenvolvimento foram muito bem abordados , os argumentos utilizados foram ótimos e a sua conclusão foi feita de forma sugestiva, clara o que tornou uma redação muito bem feita em todos os parágrafos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.