Iniciante

A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

  • 0

De acordo com o Artigo 3 da Constituição Federal,todos os cidadãos possuem direito ao bem estar independente de sexo,crença,cor e idade. No caso de muitas mulheres brasileiras,o que as impedem de exercer esse direito é a violência a qual convivem diariamente. Devido ao medo de denunciar e a ineficiência legislativa,esse é um problema que persiste em milhares de moradias no país.

Conforme o pensamento de insegurança das vítimas,diversos casos não são denunciados. Segundo Kant, que diz que “devemos contribuir com aquilo que queremos como lei universal” , a denúncia é um instrumento de grande poder. e para uma mulher denunciar é bom que haja segurança no ato levando como exemplo as demais mulheres denunciantes.

Sob essa mesma ótica, deve-se levar em conta a lentidão com que a lei Maria da Penha é aplicada. “Onde não há lei,não há liberdade” , palavras de John Locke. Nesse pensamento, a liberdade não poderá ser usufruída pela mulher que sofre violência doméstica até a aplicação e eficácia da lei. E por causa da falta de agilidade da justiça,muitas situações se agravam.

Portanto, O Ministério da justiça em parceria com as secretarias dedicadas à mulher devem,além de orientar os oficiais à tratarem com mais seriedade e velocidade os casos, criar projetos de acompanhamento às vítimas por meio de grupos com outras vítimas.num local aconchegante e com uma psicóloga para orientar,com o objetivo de incentivar a denúncia por parte das mulheres atingidas pela violência doméstica e assegurar o bem estar de todos garantido pela Constituição.

 

 

Dicas são bem-vindas! Por favor, deixe a nota de acordo com as competências da redação do ENEM.

Muito Obrigada por escolher minha redação e por me ajudar!

 

Compartilhar

2 Correções

  1. OBSERVAÇÃO: Você fez uma boa redação, coerente e coesa. A introdução cumpre o papel de apresentar o tema, com tese exposta e os argumentos que serão defendidos ao longo do texto. Você poderia ter variado um pouco o repertório sócio-cultural, trazendo dados/filmes/documentários ao invés de usar dois filósofos. Uma notícia sobre violência contra as mulheres também se encaixaria bem. Parabéns pelos desenvolvimentos e pela proposta de intervenção completa.
    dica : estude conectivos a cada ponto final, assim vai pontuar melhor na competencia 4. Continue sempre evoluindo!
    vote na minha correção como a favorita e eu voto mais vezes para te ajudar.

    • 1
  2. Olá, seu texto está muito bom, mas vamos a algumas observações!

    1- na introdução você poderia ter articulado melhor o trecho em que fala sobre a Constituição com o restante do parágrafo. Além disso é interessante acrescentar o tema no texto a fim de que o leitor tenha certeza sobre o assunto tratado, como por exemplo “dessa maneira, torne-se interessante então discutir sobre a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” e então adicionar os núcleos argumentativos.

    2- seu desenvolvimento poderia ter sido melhor desenvolvido. É interessante acrescentar algum dado científico para embasar seu ponto de vista. Articule melhor os repertórios socioculturais com o restante dos parágrafos.

    3- discorra melhor sua conclusão. Ela poderia ter sido melhor detalhada.

    4- atente-se aos erros gramaticais.

    Comp.1: 120
    Comp.2: 160
    Comp.3: 120
    Comp.4: 80
    Comp.5: 80

    Total: 560

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.