“No Brasil , apesar de a Constituição Federal de 1988, garantir à alimentação a todos os brasileiros , nota-se que muitos cidadãos não usufruem desse direto, tendo em vista que uma grande parcela social não tem acesso à segurança alimentar .Dessa forma , esse cenário comprometedor exige ações mais eficazes do poder público e das organizações não governamentais (Ogns) a fim de assegurar o direito a qualidade e diversidade de alimentos para toda a população do país.
Efetivamente, é notório e desacordo que existe entre o que é assegurado pela Constituição e a realidade do país,tendo em consideração que com o aumento do preço dos alimentos ,faz com que milhões de pessoas não tenham acesso regular à alimentação em quantidade e qualidade adequada para sua sobrevivência .Esse nefasto paradigma atesta , sobretudo, uma grande desigualdade,tendo em vista que o tema requer especial atenção das autoridades maiores com o atual cenário de pandemia de Covid -19 , uma vês a insegurança alimentar cresce em grande escala . Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas ,mais de 9 milhões de brasileiros em 2019 passam fome . Logo , é fundamental que o poder público desenvolva um planejamento , para garantir a distribuição de alimentos para toda a sociedade .
Ademais , outro ponto relevante é que , apesar da alimentação ser alcançada pela minoria dos brasileiros , não à comprovação de uma boa qualidade nutricional , por exemplo, apenas com o acesso da quantidade adequada de alimentos , não significa que essa alimentação seja saudável, ou seja , que tenha uma porção relevante de frutas e legumes .Esse panorama conflituoso explicita a necessidade das Ogns em atuar de forma objetiva , promovendo ortas solidárias na comunidade .
Portando , cabe ao poder público aumentar os investimentos nos programas de auxílio , sobretudo , fornecer as famílias em situações crítica de insegurança alimentar vales alimentação , com o propósito de que mais brasileiros possam arca com as despesas alimentícias . Outrossim , as Ogns como instituições não governamentais ,devem promover campanhas solidárias , por meio de arrecadação de alimentos , ortas comunitárias com a participação dos próprios moradores , para que toda a comunidade possa usufruir de alimentos de forma gratuita , interagir socialmente e mitigar os efeitos da insegurança alimentar .
LP@Writer09
Como já foi feita uma análise mais criteriosa ,estarei apenas destacando os pontos principais de sua redação .
Na introdução há alguns erros de ortografia , pontuação e de acentuação.Tais erros estão sendo destacados pelo sinal de * . Sua tese não está clara ,sendo assim é um ponto a ser trabalhado.A introdução precisa ter os seguintes elementos:o contexto,tema e tese.O contexto é o assunto que se relaciona ao tema da redação,ou seja,o repertório sociocultural. Depois , deve-se relacionar o contexto ao tema e mencionar os elementos do tema.Após isso é preciso demonstrar sua tese.Seu desenvolvimento não apresentou a estrutura completa .Não houve uma apresentação clara do argumento e um desenvolvimento da ideia que sustentasse a sua tese.Na conclusão,faltou o detalhamento da proposta de intervenção.
ASSUNTOS: Acentuação,crase,pontuação,ortografia,concordância e regência
Sites ,aplicativos e canais do youtube que podem te ajudar: CANAL DO PROFESSOR NOSLEN,SITE E O CANAL DO CURSO ENEM GRATUITO E APLICATIVO REDAÇÃO EXPERT
PONTUAÇÃO
COMPETÊNCIA 1:80 COMPETÊNCIA 2: 120 COMPETÊNCIA 3:80 COMPETÊNCIA 4:40 COMPETÊNCIA 5:120 TOTAL:440
Continue praticando redação semanalmente e irá melhorar.Não desista , é a prática constante que aperfeiçoa a execução.Estude as competências,leia redações exemplares e chegará sua nota 1000.Bons estudos !!!
*“No Brasil , apesar de a Constituição Federal de 1988, * garantir à alimentação a todos os brasileiros , nota-se que muitos cidadãos não usufruem desse direto,* tendo em vista que uma grande parcela social não tem acesso à segurança alimentar .Dessa forma , esse cenário comprometedor exige ações mais eficazes do poder público e das organizações não governamentais * (Ogns) a fim de assegurar o direito* a qualidade e diversidade de alimentos para toda a população do país.
Efetivamente, é notório * e desacordo que existe entre o que é assegurado pela Constituição e a realidade do país,tendo em consideração que com o aumento do preço dos alimentos ,faz com que milhões de pessoas não tenham acesso regular à alimentação em quantidade e qualidade adequada para sua sobrevivência .Esse nefasto paradigma atesta , sobretudo, uma grande desigualdade,tendo em vista que o tema requer especial atenção das autoridades maiores com o atual cenário de pandemia de Covid -19 , uma vês *a insegurança alimentar cresce em grande escala . Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas ,mais de 9 milhões de brasileiros em 2019 passam fome . Logo , é fundamental que o poder público desenvolva um planejamento , para garantir a distribuição de alimentos para toda a sociedade .
–
Ademais , outro ponto relevante é que , apesar da alimentação ser alcançada pela minoria dos brasileiros , não à comprovação de uma boa qualidade nutricional , por exemplo, apenas com o acesso da quantidade adequada de alimentos , não significa que essa alimentação seja saudável, ou seja , que tenha uma porção relevante de frutas e legumes .Esse panorama conflituoso explicita a necessidade das Ogns* em atuar de forma objetiva , promovendo ortas *solidárias na comunidade .
Portando* , cabe ao poder público aumentar os investimentos nos programas de auxílio , sobretudo , fornecer as famílias* em situações *crítica de insegurança alimentar vales alimentação , com o propósito de que mais brasileiros possam arca *com as despesas alimentícias . Outrossim , as Ogns *como instituições não governamentais ,devem promover campanhas solidárias , por meio de arrecadação de alimentos , ortas *comunitárias com a participação dos próprios moradores , para que toda a comunidade possa usufruir de alimentos de forma gratuita , interagir socialmente e mitigar os efeitos da insegurança alimentar .
Júlia.P
Olá! Tudo bem?
Farei sua correção hoje! Não sou especialista mas espero te ajudar!!
_______________
“No Brasil , apesar de a Constituição Federal de 1988, garantir à alimentação a todos os brasileiros , nota-se que muitos cidadãos não usufruem desse direto, tendo em vista que uma grande parcela social não tem acesso à segurança alimentar . —-
– vi que você começou o texto com umas aspas (“) não entendi o motivo dela
– na frase “No Brasil , apesar de a Constituição Federal de 1988, garantir à alimentação a todos os brasileiros” não vai o uso de vírgula depois de 1988 e não se utiliza crase no a antes de alimentação; como a Constituição é Federal, não tem muita necessidade colocar “no Brasil” no início, pois se torna algo redundante. Te sugiro trocar a ordem da frase por: “A Constituição Federal de 1988, garante o direito às alimentação a todos os brasileiros”
– faltaram a tese 1 e tese 2 na sua introdução, tente deixa-las explícitas. As teses são as “ideias” que você vai abordar ao longo dos desenvolvimentos
___________
“Efetivamente, é notório e desacordo que existe entre o que é assegurado pela Constituição e a realidade do país,tendo em consideração que com o aumento do preço dos alimentos ,faz com que milhões de pessoas não tenham acesso regular à alimentação em quantidade e qualidade adequada para sua sobrevivência”
– não entendi muito bem esse primeiro período, tente ser mais objetiva no seu argumento.
– acredito que o uso do verbo “discordo” se refere a discordar, caso seja, não é legal usar esse tipo de conjugação, em primeira pessoa, pois o texto deve ser em terceira pessoa. Ficaria assim: “discorda-se que…”
_________
“Ademais , outro ponto relevante é que , apesar da alimentação ser alcançada pela minoria dos brasileiros , não à comprovação de uma boa qualidade nutricional , por exemplo, apenas com o acesso da quantidade adequada de alimentos , não significa que essa alimentação seja saudável, ou seja , que tenha uma porção relevante de frutas e legumes .”
– período muito longo, cheio de vírgulas
– não à comprovação de uma boa qualidade nutricional — este “à” está errado, há de haver é com h
– te aconselho a trocar e escrever assim: “Ademais, outro ponto relevante é que apesar de a alimentação ser alcançada pela minoria do grupo social, não há acompanhamento nutricional no cotidiano das alimentações. Assim, o que se observa é que muitos brasileiros não consomem produtos saudáveis e não nocivos à saúde, visto que estes são de alto valor aquisitivo quando comparados a opções industrializadas e de rápido preparo.”
– senti falta de um repertório sociocultural no seu argumento
_________
Sua proposta de intervenção ficou boa, porém faltou o detalhamento. Não se esqueça das 5 PRINCIPAIS medidas que devem ter na conclusão: AGENTE, AÇÃO, MODO, FINALIDADE, DETALHAMENTO.
hellenalves827@gmail.com
Coloquem nota e sugestões de como podeira ficar melhor algo que não está soando bem .
Erros gramáticas , acentuação de palavras etc .
………………………………………………………………………………..
—————————————————————————-
Obrigada pela sua contribuição .
.