Iniciante

A permanência da violência domestica no brasil

  • 1

Na série “Grey´s anatomy”, é apresentada a história da médica Jo Wilson que mudou de nome e fugiu de seu ex marido pois era agredida em seu lar. Infelizmente a arte imitou a realidade, pois apesar de ser ficção várias mulheres se encontram nessa mesma situação, ou até pior, nem conseguem fugir desses agressores. E isso se deve ao medo das mulheres dos seus maridos e do julgamento da sociedade.

Primeiramente é válido ressaltar que a maioria das mulheres vítimas de violência doméstica tem medo de denunciar ou sair do relacionamento abusivo, por medo do agressor, por medo de fugir ou denunciar e o atacador ir atrás dela e cometer um crime mais grave. O que infelizmente gera um ciclo extremamente problemático, onde a vítima não consegue sair. E o abusador, ao perceber esse poder que tem, cada vez mais fica mais violento e despreocupado, gerando segurança em praticar a violência, pois não terá nenhuma punição. Aumentando os casos de violentadores e piorando a situação.

Além disso, deve ser observado o fato que, além do medo do agressor, a vítima também se sente com medo ao contar para alguém, pois essa é uma sociedade machista onde se vê vários casos de agressões onde as pessoas tentam culpar a afetada, como culpando o tamanho da roupa ou comportamento da mulher. Exemplo disso foi o atual presidente do Brasil, ter dito enquanto era deputado que a deputada Maria do Rosário não merecia ser estuprada pois não fazia o seu tipo e era feia. Então, quando o próprio governante tem pensamentos como esse fica difícil a mulher se sentir segura em denunciar e quebrar esse ciclo de dor.

Dito isso, fica claro a gravidade da problemática e necessidade de rápida solução. Que deve vir através do governo junto com o Ministério da Segurança criar um projeto eficaz onde as vítimas tivessem proteção após denunciar, além disso o Ministério da educação produzir palestras e campanhas conscientizando a população para que não haja tanto julgamento. Isso fará com que a agredida fique mais confortável ao contar o que está passando. Diminuindo os casos de violência do lar.

Compartilhar

4 Correções

  1. Achei ótima! seguiu os padrões do ENEM, só achei que ficou curta, o melhor é 30 linhas (fica a dica) . Colocou os agentes e a proposta de intervenção direitinho, a introdução, citação de uma série que retrata bem a problemática.
    Tente abordar mais sobre o assunto para o corretor chegar a conclusão de que você domina muito bem o assunto abordado.

    • 1
  2. Olá!!
    .
    .
    .
    > Boa redação, porém tem pontos que podem ser melhorados
    > Apresentou nível médio em relação ao conhecimento das normas culta da língua portuguesa
    > Ótimo repertório que traz bem a problemática do assunto
    > Faltou argumentos com referências válidas além da própria opinião, que comprovem de fato a mesma
    .
    .
    .
    .
    .
    Parabéns, continue assim que está no caminho certo! Boa sorte!

    • 0
  3. Oi Hellen, tudo bem? Amei sua redação, mas acredito que há pontos que podem ser melhorados :) Segue algumas sugestões:
    > No segundo parágrafo, seria interessante colocar vírgula após o “Primeiramente […]”.
    > Evite usar “onde” quando não se refere a um espaço geográfico, ao invés disso utilize “em que”.
    > No terceiro parágrafo, para evitar repetições do substantivo “medo”, você pode escrever de outra forma, como: “[…] a vítima raramente encontra apoio para denunciar, uma vez que a sociedade é pautada de forma machista”.
    > Ainda no terceiro parágrafo, após o primeiro ponto, considere substituir “Exemplo disso […]” por “Para exemplificar, […]” ou outra expressão de exemplo mais formal.
    > Na última frase do terceiro parágrafo, tome cuidado com expressões informais como “fica difícil”. Pode-se usar “torna-se um desafio”.

    Argumentação e proposta de intervenção ótimas, parabéns! <3

    • 0
  4. Ótima redação apesar de um pouco curta, utiliza boa gramática e locução, segue o modelo ENEM perfeitamente apresentando um exemplo no começo da redação, dois parágrafos para explicar o problema e um parágrafo final com a solução.
    Você consegui escrever uma boa redação em poucas linhas, mas fique atenta a isso, alguns corretores podem achar que esta foi um pouco sucinta de mais, lembre-se que no modelo real você tem que cobrir um certo número de linhas, então cuidado para não perder pontos nesta área.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.