Iniciante

A objetificação da mulher no cenário brasileiro

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Segundo Lélia Gonzalez, filósofa e ativista pelo movimento afro-feminista, a construção das sociedades latino americanas deu-se sob viés patriarcal, fazendo com que a mulher fosse colocada em posição de objetificação. Nesse cenário, na contemporaneidade, a desigualdade em relação ao acesso ao mercado de trabalho e as obrigações impostas pela estrutura social impedem que haja a emancipação feminina.

Primeiramente, é destacável que a dissonância salarial de gênero, em especial para as mulheres pretas, é um fator que contribuí para o menosprezo do trabalho dessas. Nessa conjuntura de fatos, a negligência do estado na síntese de leis que garantem a igualdade de gênero faz com que a lógica patriarcal seja aplicada ao ambiente corporativo, tendo mulheres qualificadas sendo subestimadas ou tendo que reiterar sua posição social frente ao machismo estrutural.

Além disso, é possível observar que as exigências pautadas por instituições sociais arcaicas, como o casamento, deixa a mulher em  um papel de submissão frente às figuras masculinas. Consequentemente, mesmo que consiga um emprego, os afazeres domésticos faz com que essas tenham que cumprir uma dupla jornada de trabalho, sendo as responsáveis pelo bem estar familiar e pela manutenção da casa.

Fica evidente, portanto, que medidas devem ser tomadas para atenuar os efeitos dessa problemática. Assim, cabe ao Poder Legislativo, por meio de votação em plenário, instituir a Lei da Igualdade salarial, possibilitando a maior inserção e, consequentemente, notoriedade do público feminino no mercado de trabalho. Também, é necessário que Ministério da Educação, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), criar um programa de econômica doméstica que visa desenvolver habilidades, como cozinhar e limpar, possibilitando a divisão das tarefas domésticas. Dessa forma, será possível que a mulher não seja mais objetificada como um ser com inferior capacidade ou resumida ao trabalho familiar.

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7 Correções

  1. Competências

    I: demonstrar domínio da língua portuguesa; 
    Nota:200

    II: compreender a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; 
    Nota:200

    III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; 
    Nota:200

    IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; 
    Nota:180

    V: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural. 
    Nota:200

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  2. Que redação extremamente organizada! Muito bem desenvolvida, fica um texto fluido e interessante de ler. Boa citação na introdução. Pra ser uma nota 1000 eu gostaria de ver outra referência externa, mas seu texto já está em um nível muito bom mesmo!

    C1: 200
    C2 :200
    C3: 180
    C4: 180
    C5: 200

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  3. Adorei sua redação!
    Introdução: fez uso de citação mostrou seu problema e o que irá argumentar.
    Desenvolvimento 1: defendeu seus argumentos e mostrou os problemas, mas acho que poderia ter citado alguma fonte para deixar ainda mais forte seus argumentos.
    Desenvolvimento 2: explicou sobre o outro problema da sua tese porém acho que aqui também poderia ter fontes por mais que tenha legislações.
    Conclusão: mostrou mais de uma solução (não sei se isso é indicado ou correto, pois vejo recomendarem apenas 1 solução) e ambos tem o agente, ação e a finalidade.

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  4. Olá, Mariana.
    Gostei muito da sua redação, C1= 200, você claramente apresenta ter domínio da língua portuguesa. Gostei muito da forma com que discorreu pelo tema. Bons estudos!!!!!!
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  5. Competência

    I – 160. Tome cuidado, é importante que para conseguir 200 pontos e não 160 explore mais o uso dos travessões, dois pontos e inversões sintáticas.
    II – 160. Achei que faltou embasamento nos seus parágrafos de desenvolvimento, use algum tipo de repertório sociocultural para dar um exemplo ou complementar sua opinião.
    III – 200. Texto bem planejado.
    IV- 200. Parabéns, usou vários conectivos, só tome cuidado com a repetição de palavras, você utilizou a palavra “possibilitando” duas vezes na conclusão, com pouca distância entre elas.
    V – 200. Proposta de intervenção com todos os 5 tópicos.

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  6. Preciso corrigir duas redações pra conseguir enviar alguma, estou começando agora mas, de qualquer forma dá pra ver que você escreve muito bem, sabe organizar cada competência em seu lugar, tudo bem organizado, uma leitura que não há repetição de conectivos, uma redação que não é cansativa nem repetitiva ao se ler.

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  7. Incrível a sua redação.
    Está muito bem organizada estruturalmente e está rica em conteúdo. Achei ótimo o uso de uma filósofa como repertório e o fato de ter trazido atenção para a questão legislativa no desenvolvimento e de ter solucionado-a na conclusão. Apesar de, particularmente, sentir falta da continuação em relação ao ponto de vista racial nos dois últimos parágrafos, penso que isso gerou uma inclusão para com toda a população feminina.

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