Mestre

A Nomofobia no Contexto Mundial Contemporâneo (deixem nota por favor)

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De acordo com o físico alemão Albert Einstein, o espirito humano precisa prevalecer sobre a tecnologia, todavia, é fato que essa afirmativa deve ser discutida na atualidade, haja vista que a nomofobia, medo de ficar incomunicável tecnologicamente, se torna um empecilho consideravelmente ativo no século XXI. Logo, convém ressaltar que a problemática anda em conjunto com a dependência digital, uma vez que em ambos os casos o indivíduo não consegue ficar sem o aparelho móvel. Como resultado, as principais causas são o crescimento de transtornos psicológicos e de relações sociovirtuais.

Em primeira análise, é válido ressaltar que as doenças contemporâneas, tais como depressão e ansiedade, contribuem para esse cenário, no qual tem os jovens e adolescentes como maiores vítimas. Segundo o Teorema de Stevin, quando um fluido está em equilíbrio ele não tende a escorregar, dessa forma, as interações que ele mantém com outros corpos são sempre normais à superfície de contato, entretanto, nota-se que as ligações psicológicas dos indivíduos estão em constante desequilíbrio, visto que a dependência emocional aos aparelhos tecnológicos é um dos maiores entraves para a problemática. Sob esse viés, é possível depreender que a instabilidade emocional colabora para a nomofobia.

Ademais, é fundamental apontar o crescimento das relações sociovirtuais como impulsionador do problema, haja vista que, na sociedade moderna, essa prática é denominada comum e esse comportamento considerado ”normal”. Conforme apresentado por Guy Debord, em sua obra ”Sociedade do Espetáculo”, as pessoas passaram a se comunicar por imagens, o que são elas apenas cópias da realidade, semelhantemente ao que se vive atualmente, ao tempo que a comunicação rápida, por mais eficiente que seja, se torna um obstáculo para as pessoas. Diante de tal exposto, é inegável afirmar que esse medo convém da facilidade dos meios comunicativos e suas relações.

Portanto, é mister que o Estado tome previdências para amenizar esse mal contemporâneo. Para isso, urge que o Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio de verbas governamentais, crie um projeto de atendimento psicológico presencial com profissionais especializados, além dos mesmos imporem um limite de uso tecnológico diário, visionado pela família, para os pacientes, a fim de melhorar sua doença. Somente assim será possível diminuir a nomofobia no contexto mundial contemporâneo.

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2 Correções

  1. Mais uma vez corrigindo suas redações né. E novamente te parabenizando pela sua escrita! Com clareza que você já tem 900+ no Enem.

    Eu gostei muito da sua introdução. Não tenho costume de fazer redações trazendo citações filosóficas na introdução, mas a forma como você trouxe ficou muito boa. Há apena um erro ortográfico na palavra espírito, faltou acento.

    Seus desenvolvimentos ficaram muito bons também. Você conseguiu tornar os repertório produtivos e me convencer dos seus argumentos. Erro: no D1, é preferível colocar um ponto no lugar da vírgula antes de “entretanto”.

    Sua conclusão apresenta todos os elementos da proposta de intervenção, o que já te garante 200 na C5.

    C1 – 200 (os erros que achei não são suficientes para descontar nota)
    C2 – 200
    C3 – 200
    C4 – 200
    C5 – 200

    Para mim, sua redação está nota 1000. Caso contrário, com certeza é pelo menos um 960 de acordo com seu texto.

    Parabéns!!
    Espero ter te ajudado ;)

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  2. C1: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
    e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão
    aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência. 200
    C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório
    sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo argumentativo. 200.
    C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma
    consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. 200
    C4: Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório
    diversificado de recursos coesivos. 160.
    C5: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão
    desenvolvida no texto. 160.
    Total: 920

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