A necessidade dos cuidados paliativos em atendimento à urgência de pacientes terminais

  • 0

Na série americana Breaking Bad, o personagem principal, após receber um diagnóstico de câncer, passa a contrabandear e fabricar drogas químicas para tentar reverter o quadro da doença, uma vez que o tratamento pelo plano de saúde lhe é negado. Nesse contexto, os cuidados paliativos com pessoas em situações de enfermidades crônicas, mostram-se de extrema relevância, porém impossibilitados por questões econômicas, o que se torna um problema de saúde pública, necessitando questionamento. Desta forma, deve se debater a importância do bem-estar nos últimos momentos de vida e como isso reflete no âmbito social dos efêmeros.

Primeiramente, é necessário destacar que a constituição de 88 estabelece como direito básico o acesso a saúde de forma gratuita a todos os cidadãos do país. Mesmo assim, ainda há uma certa dificuldade no atendimento adequado a pacientes com doenças crônicas, especialmente, em estado terminal, que precisam de uma cobertura multiprofissional médica, afim de manter a qualidade de vida no estágio pré-morte. Essa óbice pode ser observada logo no início, na demora da lista de espera para o tratamento da enfermidade diagnosticada, o que leva o paciente a ficar desanimado e buscar por outras alternativas não indicadas, como o personagem da série americana.

Ademais, como dito, a boa direção nesse período delicado do efêmero proporciona uma resposta mais tranquila para aqueles que estão o acompanhando. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, o papel dos cuidados paliativos apresenta efetividade também no pós-morte, já que os indivíduos presentes em vida do doente conseguem lidar com mais facilidade em relação ao luto. Isso traz mais um exemplo para a defesa dessas precauções como um direito da saúde, ofertada pelo Estado, garantida constitucionalmente.

Portanto, a necessidade dos cuidados paliativos em atendimento à urgência de pacientes terminais deve ser respeitado. É um direito não só fundamental, mas também humanitário que as pessoas nessa situação possuam um preparo digno e confiável. Para isso, o Governo, precisa, por meio do Ministério da Saúde, criar um programa no qual vise em sua composição estabelecer todas as precauções médicas para o paciente terminal, e incluir essa programação na base nacional de saúde, com internação imediata, para que dessa forma, haja dignidade nos últimos momentos dessas pessoas. Só assim, gradativamente, essa problemática diminuirá.

Compartilhar

1 Correção

  1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 160 pontos. A redação demonstra um bom domínio da escrita formal, com poucos desvios gramaticais e ortográficos, mas pode apresentar alguns problemas de concordância e pontuação.

    Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 180 pontos. A redação aborda de forma clara e coerente a importância dos cuidados paliativos para pacientes terminais e a necessidade de debate sobre o assunto.

    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 170 pontos. A redação apresenta argumentos relevantes para defender a importância dos cuidados paliativos, fazendo uso de exemplos e dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

    Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160 pontos. A redação apresenta uma estrutura organizada, mas pode apresentar algumas falhas na conexão entre os parágrafos e no uso adequado de recursos coesivos.

    Elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 180 pontos. A redação propõe que o governo, por meio do Ministério da Saúde, crie um programa que estabeleça as precauções médicas para pacientes terminais e inclua essa programação na base nacional de saúde, visando garantir dignidade nos últimos momentos de vida. A proposta está alinhada com os direitos humanos e busca solucionar o problema discutido.

    Considerando essas avaliações, a redação receberia uma nota total de aproximadamente 850 pontos

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.