O livro “Jogos Vorazes”, de Suzanne Collins, traz a representação de uma sociedade desigual, em que aqueles que gozavam dos benefícios de cidadãos eram apenas os mais próximos à Capital, centro econômico e cultural daquele local. Os que se encontravam em regiões mais distantes e menos favorecidas eram invisibilizados e excluídos de quaisquer ações de cidadania. No Brasil ocorre algo similar: a exclusão acontece, dentre outros motivos, quando o registro cívico é subestimado pela população, afastando-a da constituição e trazendo à tona um sentimento de invisibilidade.
Isto acontece pois as áreas não urbanizadas, que constituem a maior parte da extensão territorial do Brasil, carecem de estímulos e de circunstâncias adequadas para o registro de um novo cidadão. Existe o problema da falta de campanhas e da falta de estabelecimentos direcionados ao tratamento deste assunto. Assim, a identificação, que é o primeiro passo para a formação de um cidadão, não recebe a importância devida.
A consequência dessa subestimação se faz presente quando o indivíduo não registrado tem o seu acesso aos direitos e deveres, que seriam garantidos pela constituição, negado, pois a sua existência nunca foi reconhecida oficialmente pelo Estado. O voto, por exemplo, tão importante para a manutenção da democracia no Brasil, é negado por motivos legais a essas pessoas.
Portanto se fazem necessárias medidas para o fim da impossibilidade abordada. É dever do Estado com o auxílio do IBGE identificar as áreas em que há pouca adesão do ao registro cívico, e, por meio de campanhas educacionais, mobilizar a população para realização de tal. Isso aumentar a sensação de pertencimento e aos poucos o povo brasileiro se tornará mais consciente de seu papel como cidadão.
Mari1506
Nota: 700/1000
Breve explicação:
1º Parágrafo: Está bacana a construção e bem interessando a comparação do livro com o Brasil atual.
Modificação: Ao invés de “trazendo à tona um sentimento de invisibilidade.” acredito que “evidenciando um sentimento de invisibilidade.” fique mais interessante.
2º Parágrafo: Está ok, mas acredito que há pontos de melhoria, como deixá-lo mais forte. Você poderia dar um exemplo de estímulo para deixar o as circunstâncias mais adequadas.
Modificação: “Isto acontece pois as áreas”, nessa parte precisa ser separado por vírgula, pois se trata de uma breve explicação, ficando assim: “Isto acontece, pois as áreas”. Uma sugestão: “Para tanto, seguem em evidência que as áreas…”
3º Parágrafo: Está ótimo, parabéns!
4º Parágrafo: Está bem completo, porém algumas mudanças podem ajudar a fortalecer mais, como:
“Portanto se fazem…” nessa parte, precisa ser separado por vírgula, pq há uma explicação, ficando assim: “Portanto, se faz necessário medidas para (o fim da impossibilidade abordada) COLOQUE O TEMA…”
Outro caso de vírgula:
“É dever do estado com o auxílio do IGBE identificar…” -> “É dever do estado, com o auxílio do IGBE, identificar…”
“e, por meio de campanhas…”, tente fazer a troca por “e, através de campanhas…” MOBILIZE …
“Isso aumenta a sensação de…” algumas mudanças sugeridas no parágrafo: “Garantindo que a população sinta-se pertencente e, de forma gradual, os brasileiros se tornarão mais consciente de seu papel como cidadão.”
Parabéns pela redação! Estou disponível para ajudar sempre que precisar” ESSE É O NOSSO ANO!!
Isabelle@macmont
NOTA: 880/1000
Distribuição de critérios:
1.Língua Portuguesa: (180/200) Você mostrou um bom domínio na modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registros, com alguns desvios gramaticais e convenções da escrita.
2. Abordagem/ gênero: (180/200) você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta um bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.
3. Defesa/ coerência: (160/200) Você está indo muito bem! Para ter total domínio da competência 3, antes de iniciar, procure sempre planejar bem seu texto, definir a sequência dos argumentos e a organização interna.
4. Coesão e articulação: (160/200) Você articulou as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
5. Prop. de intervenção: (200/200) Você elaborou muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão envolvida no texto
* “Isto acontece pois as áreas não urbanizadas, que constituem a maior parte da extensão territorial do Brasil, carecem de estímulos e de circunstâncias adequadas para o registro de um novo cidadão” nesse caso você poderia substituir o “isto acontece pois” por algo como, devido, decorrente… “Pois” fica desconexo “isso acontece,…devido…as áreas…”
*Sua alusão histórica teve uma boa coerência e conseguiu desenvolve-lo bem no assunto, mas poderia, na hora de citações, começar com: Segundo…, como pode ser visto no livro…., de acordo, NO livro…
* Na Introdução é interessante que use o tema, tendo como pontapé para apontar dois desenvolvimentos
exemplo: (…)Nessa perspectiva podemos ver que a GRIVIDEZ SOLO não é só um problema de (arg 1), mas também (arg 2). Assim mostra-se relevante pensar na MATERNIDADE SOLO NA SOCIEDADE BRASILEIRA, uma vez que, vemos (dist. artgumentativo) …
sobre maternidade solo no brasil
*USE E ABUSE de conectivos, sem medo de usar, principalmente em em início de frase. No seu desenvolvimento quase não é apresentado conectivos, sendo eles de extrema importância para coesão e estrutura textual.
ThiagoMaia
Sugiro que:
No início, antes de dar a citação, insira algo como: Segundo, conforme pode ser visto, No livro…. Além disso, não tenha medo de usar conectivos ao iniciar uma nova oração. Usufrua de: Ainda que, Nesse sentido, Não obstante, Dessa forma…. e mais sinônimos. Ainda falando sobre a introdução, é interessante fazer o uso da frase tema no meio do parágrafo, explicitando sobre oque você esta prestes a dissertar (pensando como se o leitor não tivesse conhecimento do tema)
Nos desenvolvimentos notei a falta de conectivos também, como exemplo posso dar o uso de: “Em primeiro plano” no primeiro parágrafo e “ademais” no segundo. E, se possível, são cruciais citações e exemplos dos problemas citados na realidade, podendo falar de eventos históricos ou até obras populares.